Buscar

Antropologia Cultural - AV1

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA CULTURAL
	�
	 ��1a Questão (Cód.: 128599)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os eventos que servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas. Sobre o trabalho dos cientistas sociais, podemos afirmar que eles estudam:
	
	
	Fenômenos simples e complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados.
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	 
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados.
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação simplificados.
	��2a Questão (Cód.: 128606)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existe uma clara distinção entre os fenômenos estudados pelas ciências naturais e os estudados pelas ciências sociais. Os cientistas sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados. Nesse sentido, os eventos que servem de foco ao cientista social são:
	
	
	Somente fatos que estão ocorrendo neste momento e que podem ser reproduzidos em condições controladas
	
	Somente fatos anormais que estão ocorrendo neste momento e que podem ser reproduzidos em condições controladas
	
	Somente os fatos que ocorrem neste momento, mas que não podem ser reproduzidos em situações controladas.
	
	Fatos isolados que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas.
	 
	momentos, mas que não podem ser reproduzidos em situações controladas
	 ��3a Questão (Cód.: 194042)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Hoje, o especialista em Antropologia Biológica dedica-se à análise das diferenciações humanas utilizando esquemas estatísticos, dando muito mais atenção ao estudo das sociedades primatas superiores (como os babuínos ou gorilas), à especulação sobre a evolução biológica do homem em geral - apreciando, por exemplo, a evolução do cérebro ou do aparato nervoso e ósseo utilizando e mobilizando para andar..." Quais foram os sub-campos da antropologia biológica e sócio-cultural que mais se destacaram a ponto de atualmente serem considerados por muitos profissionais como campos propriamente ditos da antropologia?
	
	
	A antropologia biológica e a Antropologia pré-histórica
	
	A Antropologia da Música e Etnomusicologia
	 
	A Arqueologia e Antropologia lingüística.
	
	A Antropologia cultural e A Etonologia
	 
	A antropologia biológica e a Antropologia cultural.
	 ��4a Questão (Cód.: 128570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Antropologia possui paradigmas e referenciais teóricos próprios, assim como objeto de estudo definido: o homem, sua cultura e suas relações com o mundo. A vida social nas sociedades é regulada por princípios fundamentais que são classicamente estudados pelos antropólogos, são eles:
	
	 
	O parentesco, a cultura e o religioso
	
	O parentesco, o sexo e a idade.
	
	A cidade, a educação e o político
	
	A idade, o estatuto social, e o político
	
	A idade, a educação e o político
	
��5a Questão (Cód.: 194143)
	
Pontos: 0,5  / 0,5
	Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicado dentro de relativo controle em um laboratório.
	
	 
	ciências naturais
	
	ciências ideográficas
	
	ciências humanas
	
	ciências sociais
	
	Sociologia das ciências
	 ��6a Questão (Cód.: 128549)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As raízes da Antropologia remotam ao século XVI. O seu estabelecimento como ciência ocorreu durante o século XVIII. Seguindo essa linha histórica, a partir do século XIX a antropologia é considerada uma:
	
	 
	Disciplina científica
	
	Corrente de pensamento das ciências naturais
	
	Corrente de pensamento das ciências organicistas
	
	Ciência jurídica
	
	Corrente de pensamento das ciências sociais
	 ��7a Questão (Cód.: 128550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para alcançar o estatuto de ciência a Antropologia passou por um longo processo de afirmação. Sobre a origem da Antropologia e da sua aquisição do estatuto de ciência, podemos afirmar que:
	
	
	Ainda que suas “raízes” remotem ao século XVIII, a Antropologia logo se estabelece como ciência, mas somente no século XIX se organiza como disciplina científica.
	
	Ainda que suas “raízes” remotem ao século XVI, a Antropologia logo se estabelece como ciência, e no século XVII, se organiza como disciplina científica.
	 
	Ainda que suas “raízes” remotem ao século XVI, a Antropologia se estabelece como ciência no século XVIII, mas somente no século XIX que se organiza como disciplina científica.
	
	Ainda que suas “raízes” remotem ao século XIII, a Antropologia se estabelece como ciência no século XVIII, mas somente no século XX que se organiza como disciplina científica.
	
	Ainda que suas “raízes” remotem ao século XVII, a Antropologia se estabelece como ciência no século XVIII, mas somente no século XX que se organiza como disciplina científica.
	 ��8a Questão (Cód.: 128574)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Antropologia, como boa parte das ciências sociais, é uma ciência que tem como uma de suas principais características ter um extenso campo de observação. Tal característica, por uma questão prática, determina uma divisão das áreas de atuação da Antropologia. Nesse sentido, a Paleoantropologia, a Antropologia forense, a Antropologia Nutricional e a Bioarqueologia, são divisões de que área da Antropologia?
	
	
	Antropologia Social
	 
	Antropologia Biológica
	
	Botânica
	
	Arqueologia
	
	Linguística
	 ��9a Questão (Cód.: 128551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Antropologia é uma ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade, abrangendo todas as suas dimensões. A Antropologia é classificada como uma ciência da área:
	
	
	Econômica
	 
	Humana
	
	Cultural
	
	Política
	
	Natural
	 ��10a Questão (Cód.: 128608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Para ele, de todas as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais, a mais fundamental é a que:
	
	
	As ciências exatas trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não nos pertencem integralmente.
	
	As ciências naturais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não nos pertencem integralmente.
	
	As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente.
	
	As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente.
	 
	As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes