Buscar

Antropologia Cultural - AVALIAÇÃO PARCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
	
	
	
	 
	
		
		
	  ANTROPOLOGIA CULTURAL
	Avaiação Parcial: V.1 
	
	Aluno(a): FERNANDA MONTEIRO 
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 10/10/2016 22:41:20 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201601597303)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Baseia seu trabalho na interpretação dos vestígios materiais que encontra. Precisa contextualizá-los e cruzar informações com uma grande variedade de áreas, utilizando uma abordagem interdisciplinar, de modo a encontrar respostas que possam construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda. Estamos nos referindo ao: 
		
	
	Peleontólogo 
	
	Geógrafo
	
	Etnógrafo
	
	Arqueólogo 
	
	Antropólogo forense 
		
	 2a Questão (Ref.: 201601674091)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por "anthropos" (homem, ser humano) e "logos" (conhecimento). Nesse sentido, ela se divide em campos e subcampos de estudos. É correto afirmar que:
		
	
	a Antropologia Linguística busca a compreensão das particularidades comunicacionais e estruturais humanas.
	
	a Paleoantropologia é um subcampo da Antropologia Cultural, pois estuda os hominídeos antigos.
	
	a Antropologia Socio-Cultural busca a compreensão da interferência da natureza sobre a capacidade de produzir cultura.
	
	a Antropologia Linguística busca o conhecimento das características físico-biológicas das populações humanas.
	
	a Arqueologia é um subcampo da Antropologia Biológica, pois estuda as características físicas-biológicas das populações extintas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201601597291)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Como ciência, a Antropologia possui paradigmas e referenciais teóricos próprios. Marque a opção que NÃO está de acordo com esses paradigmas e referenciais teóricos. 
		
	
	Preocupa-se em revelar os aspectos sócio-culturais.
	
	Preocupa-se em revelar os fatos da natureza e da cultura.
	
	É a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. 
	
	Seus métodos de trabalho adotam os pressupostos das Ciências Naturais. 
	
	O seu interesse está no homem como um todo, o ser biológico e o ser cultural.
	
	 4a Questão (Ref.: 201601674094)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a diferença entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais, é correto afirmar que:
		
	
	as Ciências Naturais estudam fatos simples e complexos, feitos pelos homens, que podem ser reproduzidos em circunstâncias específicas.
	
	as Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis.
	
	as Ciências Sociais estudam apenas fatos simples, feitos pelos homens em suas relações sociais e culturais cotidianas.
	
	as Ciências Naturais estudam fatos complexos, eventos que presumivelmente têm causas complexas e não são facilmente isoláveis.
	
	as Ciências Sociais estudam principalmente fatos simples, feitos pelos homens em suas relações sociais e culturais cotidianas.
		
	 5a Questão (Ref.: 201602075270)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Roberto DaMatta (2000), é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda. Elas são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana, sendo correto afirmar que:
		
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações padronizadas; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o primeiro, indicando conjuntos de ações padronizadas; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o primeiro, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o primeiro, indicando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura); o segundo, expressando conjuntos de ações padronizadas.
		
	 6a Questão (Ref.: 201602102818)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	"Como os animais e as plantas se comunicam? Do UOL, em São Paulo, 13/08/2013 A comunicação entre seres vivos é essencial para a sobrevivência de todas as espécies. (...) assim como nós, animais usam seus próprios canais sensoriais na comunicação. Dependendo da espécie, objetivo é chamar atenção do sexo oposto na época de reprodução, defender território, identificar bichos da mesma espécie ou conversar com membros do mesmo grupo. Bichos de hábitos diurnos são ótimos em transmitir e receber sinais visuais. O macho da espécie tordo-sargento, um pássaro nativo das Américas do Norte e Central, possui manchas avermelhadas no canto das asas. Essas manchas vistas de longe servem para demarcar território. Em 1972, o biólogo Douglas G. Smith pintou as penas dos pássaros de preto, e o território deles foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que não tinham sido pintados." Podemos dizer que o que distingue a comunicação humana da comunicação animal é o fato que a forma de comunicação humana é:
		
	
	Social. 
	
	Cultural. 
	
	Genética. 
	
	Química. 
	
	Biológica. 
	 7a Questão (Ref.: 201602088687)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Existe aí [nas sociedades arcaicas] um enorme conjunto de fatos. E fatos que são muito complexos. Neles, tudo se mistura, tudo o que constitui a vida propriamente social das sociedades que precederam as nossas - até às da proto-história. Nesses fenômenos sociais 'totais', como nos propomos chamá-los, exprimem-se, de uma só vez, as mais diversas instituições: religiosas, jurídicas e morais - estas sendo políticas e familiares ao mesmo tempo ; econômicas - estas supondo formas particulares da produção e do consumo, ou melhor, do fornecimento e da distribuição ; sem contar os fenômenos estéticos em que resultam estes fatos e os fenômenos morfológicos que essas instituições manifestam. (Mauss, 2003, p. 187). A noção de fato social total foi formulada por Marcel Mauss no célebre Ensaio sobre a dádiva, publicado originalmente em 1925. Trata-se de um desdobramento da noção anterior de fato social, tal como apresentada por Émile Durkheim em sua obra de 1895. Mauss e Durkheim foram os dois maiores representantes da: 
		
	
	Escola Estruturalista 
	
	Escola Antropológica Interpretativa 
	
	Escola Antropológica Totalista 
	
	Escola Sociológica Pós-moderna 
	
	Escola Sociológica Francesa 
	 8a Questão (Ref.: 201602184614)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os antropólogos Bronislaw Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental de 1922), Radcliffe Brown (Estrutura e função na sociedade primitiva de 1952), Evans-Pritchard (Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande de 1937) e Edmund Leach (Sistemas políticos da Alta Birmânia de 1954) são representantes de um determinado modelo que valoriza o trabalho de campo e a descrição minuciosa, possibilitando romper com os trabalhos de gabinete realizados por antropólogos anteriores. Estamos tratando do modelo 
		
	
	evolucionista 
	
	funcionalista 
	
	pós-moderno 
	
	estruturalista
	
	crítico 
	 9a Questão (Ref.: 201602094396)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Leia o texto e faça o que pede. Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um anoe meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinha nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante aquele de seus irmãos lobos. Elas caminhavam em quatro patas, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e pés para os trajetos longos e rápidos. Eram incapazes de permanecer de pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre, comiam, bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra; eram ativas e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choraram ou riram. Kamala viveu durante oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Ela necessitou de seis anos para aprender a andar e pouco antes de morrer só tinha um vocabulário de 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Ela chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente as pessoas que cuidaram dela e as outras crianças com as quais conviveu. A sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se com outros por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples. (REYMOND apud ARANHA e MARTINS, 1992, p. 02). Sobre a experiência de vida das duas meninas encontradas vivendo com lobos, podemos dizer que se encontravam em uma condição desprovida de cultura, por isso não sabiam como se comportar diante de outras pessoas. A este respeito podemos afirmar que para se torna humano é necessário passar pelo processo de: 
		
	
	endoculturação
	
	evolução
	
	sincretismo
	
	alienação
	
	relativismo
	 10a Questão (Ref.: 201602325790)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Na perspectiva da antropologia cultural o termo cultura pode ser definido como:
		
	
	uma função orgânica do homem; 
	
	um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo; 
	
	as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem;
	
	um elemento que aproxima os homens dos animais; 
	
	um elemento que garante a homogeneidade entre os povos; 
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais