Buscar

Antropologia Cultural - AVALIAÇÃO PARCIAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
	
	
	
	 
	
		
		
	  ANTROPOLOGIA CULTURAL
	Avaiação Parcial: V.2 
	  
	Aluno(a): FERNANDA MONTEIRO
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 10/10/2016 22:41:21 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201601597315)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A princípio, a antropologia dividiu-se em duas principais áreas de estudo: a biológica e a cultural. Posteriormente mais duas áreas ganham destaque suficiente para conseguir espaço como uma área específica de estudo da Antropologia. Uma dessas ¿novas¿ áreas está fundamentada pela busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades. Estamos nos referindo aos paradigmas de que área da Antropologia? 
		
	
	Antropologia Biológica 
	
	Antropologia da Comunicação 
	
	Antropologia Social 
	
	Linguística 
	
	Antropologia Botânica
	 2a Questão (Ref.: 201601662736)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Temos muitos vestígios escritos de sociedades extintas que temos hoje foram descobertos através de escavações arqueológicas, como tábuas de argila com escrita cuneiforme da Mesopotâmia. Sobre a arqueologia, podemos dizer que ela é a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos). De que modo tais artefatos conduzem a interpretação dos arqueólogos?
		
	
	O arqueólogo como o biólogo tenciona compreender as sociedades a partir do estudo da busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades. 
	
	O arqueólogo ao interpreta os vestígios materiais que encontra, contextualiza-os cruzando informações com uma grande variedade de áreas, utilizando uma abordagem interdisciplinar de modo que encontre respostas para construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda. 
	
	O arqueólogo interpreta os vestígios que encontra, sem contudo poder estabelecer premissas verdadeiras que dêem conta da grande variedade de informações que obtém, com isso podemos dizer que a arquelogia longe de ser uma ciência, costuma de ser chamada de arte ou técnica.
	
	O arqueólogo inter-relaciona grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, somente quando está diante de uma sociedade que com tradição viva, na qual pode recorrer aos integrantes dessa mesma sociedade e buscar informações fidedignas.
	
	O arqueólogo costuma trabalhar junto com o xamã da tribo para que possa interpretar corretamente os vestígios que vê durante as escavações. Todo esse processo costuma demorar muito tempo e a classificação dos vestígios é lenta. 
		
	 3a Questão (Ref.: 201602178144)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As Ciências Naturais dedicam-se à compreensão dos fenômenos da natureza. Enquanto as Ciências Sociais se dedicam aos fenômenos da sociedade, ou seja criados pelo homem em suas relações sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
		
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, mas não divididos, classificados e explicados com absoluto controle e em condições de laboratório.
	 4a Questão (Ref.: 201601662882)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicado dentro de relativo controle em um laboratório.
		
	
	ciências naturais
	
	Sociologia das ciências 
	
	ciências ideográficas
	
	ciências sociais
	
	ciências humanas
	 5a Questão (Ref.: 201602178156)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Roberto DaMatta (2000), é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda. Elas são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	Pode haver sociedade sem cultura, embora não possa existir uma cultura sem sociedade.
	
	Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Não pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Não pode haver cultura sem sociedade, embora possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Pode haver cultura sem sociedade, bem como uma sociedade sem cultura, pois ambas não se confundem.
	 6a Questão (Ref.: 201602178175)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Sobre a discussão entre Cultura e Sociedade, seria correto afirmar que entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura?
		
	
	Não. Não há cultura e não existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração.
	
	Sim. Não há cultura porque não existe uma tradição viva, que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	Sim. Apesar de haver cultura porque não existe sociedade conscientemente elaborada que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	Sim. Não há cultura, mas existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	
	Não. Porque há cultura no modo de vida das formigas. Elas possuem organização social e existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
		
	 7a Questão (Ref.: 201601597288)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As raízes da Antropologia remotam ao século XVI. O seu estabelecimento como ciência ocorreu durante o século XVIII. Seguindo essa linha histórica, a partir do século XIX a antropologia é considerada uma: 
		
	
	Corrente de pensamento das ciências organicistas
	
	Disciplina científica 
	
	Ciência jurídica
	
	Corrente de pensamento das ciências naturais
	
	Corrente de pensamento das ciências sociais
		
	 8a Questão (Ref.: 201601699689)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para conhecermos a diversas escolas e contextualizá-las é necessário que saibamos dar os primeiros passos em direção a entender o que postulam como conceitos. De quer maneira devemos proceder? 
		
	
	Pensando a interconexão e a interpenetração entre regiões, estados nacionais e comunidades locais perante a hegemonia do capital e do mercado
	
	Identificando as características, o período de surgimento e os paradigmas das principais escolas do pensamento antropológico
	
	Entendendo que o ponto fundamental de referência é a humanidade, no sentido ideal e absoluto, próximo à maneira filosófica, não o grupo
	
	Evidenciando de que há uma só forma de capturar a cultura baseando-se no paradigma dominante do Evolucionismo Social do século XIX 
	
	Compreendendo que as pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes em função de transmissão genética ou do ambiente 
	 9a Questão (Ref.: 201602057482)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Podemos dizer que a cultura é ao mesmo tempo aquilo que singulariza e distingue o ser humano. Singulariza porque é algo exclusivo do homem. Distingue porque cada povo tem sua própria caracterização cultural. Sobre o conceito antropológico, é correto dizer:
		
	
	a culturahumana corresponde a todo comportamento natural do homem em sociedade, como por exemplo, usar roupas.
	
	a cultura é decorrente de um processo instintivo do ser humano, sendo hereditariamente transmitido de pai para filho.
	
	as culturas humanas obedecem um processo natural de transmissão
	
	a cultura é o conjunto de saberes adquiridos e compartilhados pelos homens em sem processo histórico
	
	nem todos os povos humanos possuem cultura. Alguns vivem de modo natural, como os povos indígenas
		
	 10a Questão (Ref.: 201602181613)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os antropólogos que compreendiam que todos os grupos humanos teriam que atravessar necessariamente as mesmas etapas de desenvolvimento. São chamados tecnicamente de 
		
	
	evolucionistas 
	
	estruturalistas
	
	orgânicos 
	
	empiristas 
	
	retrógrados 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes