Buscar

Atividade sobre o Documentário Estamira (4) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Docente: Márcia 
Graduando: José Lucas da Silva de Almeida
Disciplina: Psicopatologia
Atividade sobre o Documentário Estamira
Comente sobre as relações de Estamira com seus familiares: Pai, mãe, pai da mãe, marido e os seus filhos.
Estamira tinha uma relação de amor e carinho com pai, mais com a morte do pai aconteceu à desestabilização emocional, sofrida tanto por ela quanto pela mãe, tal fato resultou no surto psicótico de sua mãe.
Com o avô ela tinha uma depressão imensa, pois o seu avô violentou sexualmente sua mãe, e violentou ela também na infância e adolescência.
Com o marido, teve um casamento infeliz marcado pela violência moral, psicológica, pela dependência econômica de um outro que é o opressor, pela humilhação, pela culpa em ter deixado a mãe em hospício por causa do marido.
Estamira teve 3 filhos fruto do seu casamento, mas só criou 2 sendo a caçula criada no seio de outra família por decisão do seu filho mais velho. O filho de Estamira tem um grande problema com o seu lado religioso, porque ele é um rapaz que lê a Bíblia e que frequenta a igreja, mas as duas filhas de Estamira parece entender muito bem quem é a mãe, e a amam como ela é. Estamira ficava mais calma e serena, porque a filha está ao seu lado, lhe fazendo carinho, apesar de tudo, Estamira ainda é capaz de amar os 3 filhos.
Como Estamira sente-se com relação ao lixão.
Estamira achou uma maneira de conseguir dinheiro como sacrifícios, mas como trabalho. No lixão ela encontrou a dependência financeira, ali se tornou a sua casa, onde conseguia tirar o sustento para criar os filhos, Estamira, se considerava uma trabalhadora autônoma diante todo trabalho feito no lixao.
Para a filha mais velha o que desencadeou a sua primeira crise?
A sua primeira crise foi o estupro sofrido quando Estamira vinha do trabalho, a filha mais velha por saber de sua história e compreender o arrependimento e a tristeza da mãe.
Explique a relação de Estamira com Deus?
Estamira expressa seu sofrimento, ódio, e sua decepção com Deus em que tanto acredita, seus traumas relacionados ao abuso sexual. Estamira relaciona a religião ao conformismo, um mecanismo utilizado para controle das classes sociais menos favorecidas. A relação de Estamira com Deus abalou-se após todo acontecimento abusivo, havendo um conflito constante diante a palavra sagrada. 
Você consegue identificar alterações nas funções psíquicas de Estamira? Quais?
As alterações psíquicas em Estamira são esquizofrenia um transtorno mental psicótico severo, uma patologia que altera a personalidade total do indivíduo.
Estamira começou a apresentar delírios e alucinações mentais por traumas psicológicos vividos, pelos maus tratos sofridos, pelos estupros que fora vítima, e o remoço de ter colocado a mãe doente mental em um hospício.
Comente o documentário articulando com o conteúdo estudado.
A esquizofrenia é considerada pela psicologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose). A esquizofrenia compõe o grupo das psicoses. Os sintomas da esquizofrenia são divididos em sintomas positivos são experiência anormais e os negativos são perdas do comportamento normal de uma pessoa. Estamira tinha os sintomas positivos da Esquizofrenia.

Outros materiais