Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO - ESTÁCIO DE SÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201802193015)
	5a sem.: PODER EXECUTIVO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Questão 38 - Exame 19 - OAB-RJ) - Indique, em meio às hipóteses abaixo, atinentes aos Poderes da República, a alternativa INCORRETA: 
		
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição da República. 
	
	O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão ausentar-se do País, em nenhuma circunstância, sem autorização expressa do Congresso Nacional, sob pena de perda de cargo; 
	
	O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diversamente do que ocorre nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, em cujas unidades a estrutura legislativa é unicameral; 
	
	Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade, depois de admitida, por dois terços da Câmara dos Deputados, a acusação contra o mesmo formulada; 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201802812970)
	4a sem.: Repartição de competências
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Sobre a competência para legislar sobre Direito Tributário, assinale a opção correta
		
	
	A competência para legislar, no caso, é concorrente, sendo que somente a União pode legislar sobre normas gerais, estando vedada a legislação suplementar por parte do Estado.
	
	Nessa matéria, o Estado goza de competência legislativa exclusiva. 
	
	O Estado pode legislar a respeito, mas estará sujeito às regras gerais que a União expedir sobre a matéria em lei federal. 
	
	Somente a União pode legislar a respeito. 
	
	Tanto o Estado como a União podem legislar livremente a respeito, mas, em caso de conflito entre as disposições normativas, prevalecerá invariavelmente a legislação federal. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803102058)
	4a sem.: segurança pública
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Ano: 2016Banca: IADESÓrgão: PC-DFProva: Perito Criminal - Ciências Contabéis A segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. É exercida pela Polícia Federal e por outros órgãos, com base na Constituição Federal, para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
		
	
	As Polícias Federais, Militares e os Corpos de Bombeiros Militares, as forças auxiliares e a reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as Polícias Civis, aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
	
	A Polícia Federal é um órgão permanente, organizado e mantido pela União, e estruturado em carreira que se destina, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
	
	Às Polícias Civis incumbe, ressalvada a competência da União, a apuração de infrações penais, incluindo as militares.
	
	À Polícia Federal cabe apurar as infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas.
	
	Juntamente com a Polícia Civil, cabe à Polícia Federal exercer funções de Polícia Judiciária da União.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802193013)
	5a sem.: PODER EXECUTIVO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	83) (Questão 38 - Exame 18 - OAB-RJ) - Assinale, no que tange aos Poderes da República, a opção incorreta: 
		
	
	Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos 2 (dois) anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 (trinta) dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional; 
	
	As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, para apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 
	
	Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta dos membros das Casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta; 
	
	Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato; 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802191533)
	1a sem.: PODER LEGISLATIVO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Senado Federal compõe-se de representantes:
		
	
	dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. 
	
	do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro anos. 
	
	do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
	
	apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.

Outros materiais