Buscar

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes.
Nesta obra Augusto Cury trata da árdua tarefa de Educar, da qual pais e professores tanto lutam, como algo belo e complexo e compartilha ferramentas psicológicas que ajudam neste processo. Este livro esta dividido em seis partes.
PARTE 1: São descritos sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes. Esta descrição nos traz ideia de que todos os bens materiais, pressupostos básicos e formados que os pais proporcionam aos filhos não lhes podem caracteriza-los como pais brilhantes, pois a tarefa de Educar é bem mais complexa, onde é necessária uma preparação psicológica tanto do pai como do filho para todas as possíveis situações que podem acontecer. Pais brilhantes preocupam-se com a formação indo além do que os bons pais fazem, eles frisam em questões de construção de caráter, ensinam a pensar e desenvolvem laços intensos com seus filhos através do dialogo.
PARTE 2: Nesta parte CURY apresentou sete hábitos dos bons professores e dos professores fascinantes demonstrando que o professor não é apenas transmissor de conhecimento lógico por meio de diferentes metodologias, mas que vai além, usando de sensibilidade e educando a emoção, no qual ensina instigando a busca por respostas. Os professores fascinantes deixam marcas inesquecíveis em seus alunos quando os prepara para o mundo educando-os para á vida e não apenas para a profissão. 
PARTE 3: CURY pontuou os sete pecados capitais dos educadores visto que todos estão vulneráveis aos erros, porém a forma como os educadores tratam estes erros podem trazer constrangimentos e consequentemente um impacto sobre a personalidade do indivíduo. A autoridade do educador deve ser imposta, porém de forma que o indivíduo passe a respeitar o educador e não a temê-lo. Esta autoridade segundo o autor também deve ser explicada o “por que” e limitada para que o indivíduo tenha o direito de construir aprendizagem através de tentativas, reflexões e frustrações. O autor destaca alguns dos grandes erros dos educadores, que seria tentar podar a expressão do indivíduo (da qual podem refletir alguma necessidade ou trauma que este esteja passando), ser impaciente e acabar por desistir de educar.
PARTE 4: Esta parte nos ajuda a compreender os cinco papeis fundamentais da memória humana, para que posteriormente se possa encontrar ferramentas para a reconstrução da educação e revolucionar seu conceitos, conceitos estes que são necessários na construção do saber e aprender. CURY de maneia ilustrativa relaciona a memória a uma caixa de segredos da personalidade, onde o registro é involuntário e determinado por emoções que podem ser modificadas, mas não apagadas, o autor ainda acrescenta que estas lembranças não são puras.
PARTE 5: São fornecidas dez técnicas psicopedagógicas que podem ser utilizadas por pais e principalmente professores na contribuição para mudarmos a educação. O uso destas técnicas depende apenas do material humano: do treinamento dos professores e de mudança da cultura educacional. Técnicas simples que objetivam educar a autoestima, emoção, provocar comportamentos de tolerância e solidariedade do indivíduo, trabalhar com reações que o indivíduo poder esboçar em determinadas situações e causar mudanças significativas na dinâmica e personalidade e no processo educacional, consequentemente dando origem a “escola dos sonhos”, que educa os jovens para extraírem forças de situações e sentimentos que inicialmente não lhes parecem positivos como a fragilidade, segurança do medo, esperança da desolação, sorriso em meio a lágrimas e sabedoria dos fracassos obtidos.
PARTE 6: A sexta parte da obra foi usada por CURY para ilustra por meio do texto “Grande torre” a sociedade atual, mostrando que pais e professores formam o alicerce das profissões, sustentáculo do que é mais lucido, inteligente e da educação em geral, além de serem os responsáveis pela sociedade futura. 
Comentário crítico:
Esta obra faz com que o leitor reflita sobre sua educação, seus pais e professores, mas principalmente sobre o educador que se deseja ser, seja como pai ou professor. É uma obra realista que meche com a emoção do leitor e consequentemente provoca o aprendizado e instiga a memoria. É um ótimo livro do qual eu recomendo a todos as pessoas.
 Concordo com CURY quando cita no prefácio desta obra que “(...) creio sinceramente que os hábitos dos educadores e as técnicas pedagógicas que comentarei poderão revolucionar a educação para sempre.” Este livro é fascinante, tanto as observações como as técnicas expostas no texto, expressão a realidade e traduzem a necessidade por mudança na educação. Como sempre o diálogo, a parte psicológica e o amor dado por pais são mais importante e tem peso maior na formação do adulto, de que os bens materiais, assim como descrito pelo o autor. Da mesma forma o professor que conhece o funcionamento da mente e usa este conhecimento em seu favor e em favor de seu aluno se torna inesquecível, pois está preparando este aluno para o mundo de maneira abrangente e não apenas lhe restringindo a profissão.
Nayara Maria Soares Ferreira, licenciando Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará—UECE. Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência—PIBID.

Outros materiais