Buscar

isop e abop

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá de Goiás
Curso de Psicologia
Instituto de Seleção e Orientação Profissional – ISOP
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais - ABOP
Trabalho referente a disciplina Orientação Vocacional.
Professora: Elisa Leão
Nome do aluno:
Lilian de Souza Neves
Setembro/2014
Instituto de Seleção e Orientação Profissional - ISOP
Em 1947 foi inaugurado na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), com o intuito de contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante estudo científico das aptidões e vocações. Seus objetivos eram o desenvolvimento de métodos e técnicas da Psicologia aplicada ao Trabalho e à Educação, o que foi feito principalmente através da adaptação e da validação de instrumentos psicológicos estrangeiros e da criação de instrumentos psicológicos brasileiros; o atendimento ao público, através dos serviços de seleção e orientação profissional; e a formação de novos especialistas. A partir de 1948 o ISOP passou a oferecer cursos de formação em Seleção e Orientação Profissional, e no ano seguinte, a publicar a Revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Esse Instituto foi referência para o desenvolvimento da psicologia no Brasil, e não apenas na seleção e orientação profissional.
Com a regulamentação do Psicologia enquanto profissão o ISOP teve o nome alterado para Instituto Superior de Pesquisa Psicológica; ampliou seu campo de interesses; parou de prestar atendimento ao público; e passou a realizar a formação de especialistas, docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação.
Desenvolveu nos dez primeiros anos de seu funcionamento um trabalho voltado principalmente para a implantação de técnicas de seleção e orientação profissional, dando atendimento à classe média alta, numa tentativa de orientação da futura elite dirigente. Esse instituto também foi responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da Psicologia (Bomfim, 2003).
O surgimento dos cursos de Psicologia e a regulamentação da profissão de psicólogo não modificaram apenas os objetivos do ISOP, mas influenciaram a Orientação Profissional – vinculação desta atividade à Psicologia Clínica e ao transferência do processo de intervenção para consultórios particulares. 
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais - ABOP
No ano de 1993, foi fundada a Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional realizado em Porto Alegre, de 24 a 27 de novembro de 1993; foi criada com os objetivos de unificação e desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil.
A ABOP é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega orientadores profissionais do Brasil. 
Entre as principais realizações, a ABOP organiza e apoia eventos relacionados à Orientação Profissional, apoia Cursos de Formação, Especialização e Extensão. Publica mensalmente o seu Boletim e semestralmente a Revista da ABOP. A ABOP tem como objetivo em suas ações, desenvolver, integrar e valorizar a Orientação Profissional no Brasil. Um de seus objetivos é atuar junto a formação de orientadores através de sua Comissão de Fiscalização e Ética. A ABOP apoia cursos livres que solicitam formalmente este apoio, como também divulga cursos oferecidos por seus associados com reconhecida competência na área.
Reconhecendo que a prática da Orientação Profissional no Brasil tem se dado em um contexto multidisciplinar, a ABOP tem como uma de suas finalidades “gerar e consolidar a discussão e a prática de Orientação num âmbito interdisciplinar, respeitando as identidades interdisciplinares e sustentando a mais ampla liberdade de pensamento e expressão, desde que dentro de paradigmas ideológicos que garantam o engrandecimento individual e social.” (Melo-Silva et al, 2003)
De forma coerente com o exposto acima, podem associar-se à ABOP todos os profissionais, de formação universitária, cujo exercício profissional esteja ligado a Orientação Profissional. Lisboa(2002) em recente levantamento afirma que, apesar de seu caráter interdisciplinar, a grande maioria dos afiliados a ABOP é de psicólogos, seguida por pedagogos. Ainda assim economistas, sociólogos e administradores de empresa têm participado dos vários eventos que a ABOP vem realizando em todo o país. Esse fato demonstra que o refletir e pesquisar sobre o trabalho, seu significado e sua interação com o homem, tem sido tema pertinente a várias e diferentes áreas do conhecimento.

Outros materiais