Buscar

Prova de Sociologia 4o Bim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – MG
Departamento de Ciências Sociais e Filosofia
Prof: Daniel Filipe Carvalho
Fundamentos de Sociologia Política
4º Bimestre, 2016
Aluna(o): Mariana Moreira Andrade
Turma: Edificações 3A 
Data: 30/01/2017
Questão 01 (2pt)
Fonte: https://midiaesociedade.files.wordpress.com/2013/02/midia-lanofrai.png
No texto Significado político da manipulação na grande imprensa, Perseu Abramo afirma que “uma das principais características do jornalismo no Brasil, hoje, praticado pela maioria da grande imprensa, é a manipulação da informação”. O autor aponta, ainda, um padrão de manipulação específico do jornalismo de televisão e rádio: o padrão global. Descreva como ocorre, segundo o autor, este padrão de manipulação específico do jornalismo de televisão e rádio. 
Resposta:
Segundo Perseu Abramo, o padrão global de manipulação ou padrão específico do jornalismo de televisão e rádio divide-se em três momentos. O primeiro deles consiste na “exposição do fato”. Assim, este é exposto de maneira emotiva, a fim de despertar a emoção do espectador. Para isso, associam-se as imagens do fato a textos escritos (no caso do jornal) ou orais (na televisão), lidos ou falados. Em seguida, no segundo momento, denominado de “a sociedade fala”, apresenta-se testumunhos, opiniões e relatos de personagens envolvidos no fato tratado. Por fim, o terceiro momento trata-se daquele em que a “autoridade resolve”, no qual a entidade superior encarregada manifesta-se. Nesse sentido, propõe soluções, a serem ou já efetivadas, com o intuito de manter sua autoridade e a ordem social. No caso de se tratar de um fato social, como greves, passeatas, assalto etc., a autoridade preocupa-se, ainda, em relatar as medidas adotadas contra o agente causador da desordem.
Questão 02 (2pt)
De acordo com Perseu Abramo,“é possível fazer jornalismo com o máximo possível de objetividade”, de modo a “impedir a manipulação deliberada da realidade”. Quais são, segundo este autor, os requisitos necessários para que essa possibilidade se concretize?
Resposta:
Em seu texto “Significado político da manipulação na grande imprensa”, Perseu Abramo propõe quatro características necessárias ao processo de produção midiática para alcançar-se a máxima objetividade: conhecimento, vontade, controle e método. Nesse sentido, o conhecimento consiste na compreensão dos fatores de subjetividade, a fim de reduzir a manifestação dos padrões de manipulação no material jornalístico. Por outro lado, a vontade decorre da disposição e esforço em alcançar essa objetividade. Além disso, o controle e o método são requisitos associados ao estudo do fato, examinando-o sob diversas perspectivas. Para tanto, é importante analisar os fatores influentes no fato, assim como suas interconexões internas. 
Questão 03 (4pt)
Perseu Abramo, no texto O significado político da manipulação na grande imprensa, discute a questão da informação acerca da realidade do ponto de vista de sua produção, sem discutir a dimensão de sua recepção por parte dos leitores/espectadores. Na sua opinião, de que modo os leitores/espectadores podem se precaver diante de um jornalismo de tipo manipulativo? 
Resposta:
Um espectador pode esquivar-se da manipulação da mídia de diversas maneiras. 
Uma delas compreende o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as notícias. Para isso, o leitor ou telespectador deve atentar-se às estratégias manipulativas presentes na produção midiática, como a linguagem e o design utilizados. Portanto, é preciso também conhecer os padrões de manipulação, a fim de identificá-los nas matérias jornalísticas. Além disso, a análise do conteúdo com base no conhecimento de mundo próprio do receptor faz-se crucial para a desconstrução da imparcialidade da imprensa. 
Por outro lado, é importante acompanhar mais de uma fonte de notícias, com perspectivas diferentes sobre cada matéria. Com isso, torna-se possível, ainda, que o espectador determine a fonte mais imparcial ou, pelo menos, com a qual mais se identifique.

Outros materiais