Buscar

apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir, a qual aborda sobre a comunicação humana:
O ser humano sempre buscou formas de notificar fatos e de comunicar histórias. Assim sendo, a comunicação humana é vista como interação social e abrange três formas distintas (Pimentel, 2017, p. 18).
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam, corretamente, as três formas distintas da comunicação humana:
I. Interpessoal.
II. Direta.
III. De massa.
IV. Organizacional.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I, III e IV.
Alternativa correta é a letra "c".
Comentários:
As três formas distintas da comunicação humana são: interpessoal, de massa e organizacional (Pimentel, 2017, p. 18). A afirmativa II está incorreta, pois se refere a um jeito que a comunicação interpessoal ocorre, que é através da conversa informal, esta conversa pode ser direta (uma pessoa falando com a outra) ou mediada (por meio de instrumentos, como: internet, telefone), ver em Pimentel, 2017, p. 18.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 18
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	Apenas a IV.
�
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 20.0
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende​se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08​09).
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
�
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização. Desta forma, em cada etapa onde são manipuladas, as informações circulam entre pessoas e sistemas.
A este processo dá-se o nome de:
Nota: 20.0
	
	A
	Gestão da informação;
	
	B
	Sistemas de informação;
	
	C
	Controle de acesso à informação;
	
	D
	Fluxos informacionais;
Você acertou!
Resposta: ‘d’
Justificativa: “As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). Em cada etapa na qual as informações são manipuladas, estas circulam entre pessoas e sistemas, seguindo fluxos específicos, denominados fluxos informacionais” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 19).
	
	E
	Redes de comunicação.
�
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
“A comunicação é muito importante para o bom funcionamento dos processos dentro de todos os departamentos de uma organização. Ela é fundamental para as relações interpessoais gerando assim um clima favorável na organização. Quanto mais bem informados, mais os funcionários tendem a estar envolvidos de forma positiva com a organização. No entanto, quando existem barreiras (ruídos) na comunicação de uma organização podem ocorrer situações que são muitos difíceis de serem resolvidas” (ABREU; BAZONI, 2016, p. 75).
Fonte: ABREU, T. M. B.; BAZONIA, M. C. Como superar barreiras na comunicação nas organizações. Revista Dito Efeito, v.7, n.11, p.74-94, jul/dez 2016.
Considerando o contexto de que o processo de comunicação nas organizações pode enfrentar barreiras (interferências) que geram ruídos, inseguranças, desmotivação e comprometimento ao clima organizacional, verifica-se que uma organização que intencione eliminar as barreiras de comunicação deve investir em:
I           Anúncios imediatos das mudanças organizacionais aos colaboradores.  Assim estes não terão tempo de apresentarem resistência às mesmas ou gerarem boatos sobre as novas perspectivas da organização.
II          Trabalho com o excesso de informação para que os colaboradores aprendam a filtrar aquilo que é necessário para a realização das suas atividades de rotina.
III         Escolha do canal adequado para cada comunicação. Deve-se evitar o foco em um tipo de canal apenas para reduzir os custos da empresa, pois cada situação que precisa ser comunicada na empresa possui as suas próprias especificidades.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “C”. Através da compreensão do conteúdo do tema 01 da rota da aula 02 (páginas 10 até 16) observa-se que:
 
I - INCORRETO: Toda comunicação de mudanças nas organizações deve ser feita com preparo e calma, compartilhando com os colaboradores os objetivos que se pretende atingir com a mudança e os cenários que influenciaram os gestores a tomarem esta decisão.
II – INCORRETO: O excesso de informação fará com que os colaboradores não consigam atender as demandas da organização. Um exemplo pode ser o recebimento de grande quantidade de e-mails por dia os quais não serão respondidos com qualidade.
III – CORRETO: A organização deve escolher o canal mais indicado para cada tipo de comunicação que necessitar realizar. Nesta perspectiva terá mais facilidade em proporcionar a compreensão por parte do receptor de suas mensagens.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	II e III, apenas
�
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, a qual se refere a comunicação integrada.
Uma empresa de produtos de beleza lançará uma nova embalagem para a linha de cremes para o corpo com um formato diferenciado. Com esta embalagem a empresa modificará o design do produto, o qual se tornará mais atrativo que os tradicionais. A preocupação com a sustentabilidade, meio ambiente, custo e visibilidade do produto será marcante. Este novo produto será o carro-chefe da empresa. Para conduzir tal mudança, intensificará a comunicação com os seus clientes, além de levar informações para os funcionários, fornecedores e demais envolvidos para que estejam munidos de conteúdos para exercerem suas funções com excelência.
Relacione o caso acima com o conteúdo do livro base sobre comunicação integrada. Agora, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V de  verdadeiras ou com F de falsas em relação ao tema comunicação integrada.
(    ) A convergência das comunicações institucional, interna, administrativa e mercadológica denomina-se de comunicação integrada.
(    ) A comunicação integrada envolve os diferentes stakeholders, ou seja, os diferentes tipos de público, no caso acima representados pelos clientes, funcionários e fornecedores.
(   ) Este tipo de comunicação tem como objetivo zelar pela imagem da empresa diante dos stakeholders, no caso acima representa a definição da nova embalagem do produto pela empresa.Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F - V - F.
	
	B
	V - F - F.
	
	C
	V - V - V.
	
	D
	F - F - V .
	
	E
	V - V - F.
Alternativa correta é a letra "e".
Comentários:
A comunicação integrada para Pimentel (2017, p. 54 e 58) consiste na convergência de diferentes forças das comunicações institucional, interna, administrativa e mercadológica; envolve os diferentes stakeholders, os quais são os diferentes tipos de público, o caso abordado na pergunta estão representados pelos clientes, funcionários e fornecedores. A terceira afirmativa está incorreta, pois se refere a comunicação institucional, segundo Pimentel (2017, p. 58), esta tem como objetivo zelar pela imagem da empresa diante dos stakeholders e é responsável pela construção e manutenção da identidade corporativa. O caso acima não aborda só a comunicação institucional, mas a integração com os diferentes públicos internos e externos.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 54.
_1583067780.unknown
_1583067784.unknown
_1583067786.unknown
_1583067787.unknown
_1583067785.unknown
_1583067782.unknown
_1583067783.unknown
_1583067781.unknown
_1583067772.unknown
_1583067776.unknown
_1583067778.unknown
_1583067779.unknown
_1583067777.unknown
_1583067774.unknown
_1583067775.unknown
_1583067773.unknown
_1583067768.unknown
_1583067770.unknown
_1583067771.unknown
_1583067769.unknown
_1583067766.unknown
_1583067767.unknown
_1583067764.unknown
_1583067765.unknown
_1583067763.unknown

Outros materiais