Buscar

Aula II Filosofia I Como Criar Pensadores em sala de aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA II 
Filosofia e Educação
A Relação entre a Filosofia e Educação
A Relação entre a Filosofia e Educação
A filosofia proporciona a aproximação entre o homem e a realidade.
 Ela deseja conhecer a realidade, pensar e refletir melhor sobre ela.
Posteriormente compreender essa realidade para melhor interferir.
A atividade filosófica é fundamentada na análise, reflexão crítica da realidade e dos seres humanos, de como se pensa, fala e age.
Marilena Chaui, menciona que a resposta para definir Filosofia poderia ser: 
“A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-las sem antes haver investigado.” 
Pensando nessas afirmações, qual seria a finalidade da Filosofia na Educação?
Qual seria a importância da Filosofia na Formação do Educador?
Seria a de duvidar e questionar os valores, conceitos e ideias que foram colocado para nós. As políticas educacionais estão carregadas da verdade absoluta. Precisamos realizar uma crítica filosófica do processo educacional.
O valor da Filosofia para a educação é imensurável. Ela permite pensar a educação, ajudar a decidir o seu futuro, qual modelo de educação que queremos, que necessitamos? É a posição de duvidar dos slogans tipo: “Educação de qualidade para todos”, “Todos os jovens na escola” é refletir sobre as politicas educacionais, “reflexão radical, rigorosa e de conjunto” (aula anterior). 
É não aceitar o que está posto, sem questionar.
É não permitir que pensem por nós. 
É não aceitar a educação do consumo, educação para alienação etc...
Comprar, comprar, consumir e consumir.
Devemos buscar o sentido das “verdades” que podem revelar nas entrelinhas a alienação violenta sobre as pessoas.
Contra a indústria cultural, a filosofia da educação tem que interrogar sobre o sentido da formação em oposição às ideias e práticas dominantes, avaliando seus pressupostos e suas implicações para os processos formativos. 
KOHAN, 1998, p. 109
www.cns.uem.br/download/palestraluisacelio.ppt
“Contra a pedagogia da facilitação, própria do espírito da indústria cultural, a filosofia da educação denuncia seu caráter antidemocrático que preserva as desigualdades sociais, transforma a reflexão em entretenimento e disciplinas formadoras em cultura de massa.” 
 KOHAN, 1998, p. 109
 www.cns.uem.br/download/palestraluisacelio.ppt
O professor precisa conscientizar da importância da Filosofia na sua formação, não basta dominar o conteúdo a ser trabalhado. Ele precisa refletir filosoficamente, sobre as questões da educação.
Foucault, reforça que a filosofia é o deslocamento e a transformação das molduras de pensamento, a modificação dos valores estabelecidos, e todo o trabalho que se faz para pensar diversamente, para fazer diversamente, para tornar-se outro do que se é (...)
“Os filósofos, educadores e decisores, em particular, mas também a sociedade, em geral, precisam de filosofia da educação, se pretende melhorar o estado das coisas em educação. E é justamente nesta necessidade que reside, em última instância, o valor perene da filosofia da educação.”
 
 Cunha, Daniel (2008, p 4 )
Luckesi,(1992,p 31) reforça que “A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. [...] ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentam e orientem os caminhos.”
Não é nem pode ser a prática educacional que estabelece seus fins.
“Quem os faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentre de uma dada sociedade”.
Luckesi (1992, p 32) menciona ainda que “a Filosofia fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.”
Ressalta ainda que: “ nas relações entre Filosofia e Educação só existem realmente duas opções: ou se pensa e reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir da concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida do dia a dia – e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência.”
Conhecendo um pouquinho da história da Filosofia para compreender a sua estreita ligação com a Educação.
Os primeiros filósofos do Ocidente, tiveram um “preocupar” com o aspecto educacional. OS chamados pré-socráticos, os sofistas, Sócrates, Platão foram os intérpretes das aspirações de seus respectivos tempos e apresentaram-se sempre como educadores.
 Pré-socráticos – dedicam-se a entender a origem do cosmos e a criar uma compreensão para a educação moral espiritual dos homens.
Os sofistas – “professor da sabedoria” – foram os primeiros a receberem pagamento para ensinar. Deram grande contribuição para a sistematização do ensino “iniciadores no estudo da gramática”.
Sócrates – morreu em função do seu ideal de educar os jovens e estabelecer uma moralização do ambiente grego ateniense. “acusado de não crer em Deus e corromper os jovens”. Por meio de perguntas Sócrates destrói o saber constituído para reconstruí-lo na procura da “definição do conceito”.
Platão – (discípulo de Sócrates) pretendeu dar ao filósofo o posto de rei, a fim de que estivesse a possibilidade de imprimir na juventude as ideias do bem, da justiça, da honestidade. (livro “A República”) Mito da caverna. (Luckesi, 1992)
Aristóteles – Seu mestre foi Platão- ele pregava de maneira realista que as ideias estão nas coisas, como sua própria essência. Também realista em sua concepção educacional; espoe três fatores principais que determinam o desenvolvimento espiritual do homem: “disposição inata, hábito e ensino”. (Moacir Gadotti, 2002)
Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=T0xGFzaybzE
Para complementar seu estudo ler o capítulo 10 do livro: Filosofando: Introdução à Filosofia de Maria Lúcia de A. Aranha e Maria Helena Martins. 
Recomendações
CIPRIANO, Luckesi. Filosofia da Educação. São Paulo, Cortez, 1991.
CUNHA, Rui Daniel. Valor da filosofia da educação. Disponível em http://criticanarede.com/ens_filedu.html. Acesso em 20 de agosto de 2014
FOUCAULT, Michel. Sobre a Filosofia. In Estética dell’esistenza, Etica, Politica, v. 3.
http://www.youtube.com/watch?v=T0xGFzaybzE (Vídeo - Aristóteles, Sócrates e Platão)
GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo. Ática,2002
KOHAN, 1998, Disponível em: 
www.cns.uem.br/download/palestraluisacelio.ppt
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia. 2.ed.. São Paulo-SP: Moderna, 2002. 
Referência Bibliográfica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais