A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL acrescentado

Pré-visualização | Página 1 de 4

SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL
1)A assistência social no Brasil passou a ser tratada enquanto politica publica a partir:
R: da constituição federal do Brasil de 1988.
2) A Questão Social, no Brasil, foi materializada em múltiplas faces e afetou toda a sociedade, com:
R: Desigualdades sociais, desemprego, baixos salários, entre outros.
3)A Questão Social, na época da origem do serviço social no Brasil, era tratada como uma:
B) Questão normal
4)A Questão Social a suas expressões reflete:
R: A propriedade do capital o trabalho o sobre a qualidade da vida social.
5) A práxis preconizada pelo novo projeto ético-politico do serviço social sinaliza para exigência de uma_____ que prepare os profissionais para desenvolverem capacidade de ultrapassarem a rotina alienamente do cotidiano.
R:Formação
6) A efetividade profissional não está apenas relacionada ao êxito da intervenção em políticas e programas sociais, mas também depende da instrumentalização do assistente social para o compromisso e com a proteção é:
R: A vigilância dos direitos de cidadania, valorizando as dimensões intelectuais e investigativas de seu processo de trabalho.
7) A direção social estratégica assumida pelo Serviço Social, baseada no pensamento social crítico, embora não hegemônica no seio da categoria, apresentou, ao longo dos anos 1980 e 1990, inúmeros avanços:
R: Teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos.
8) A negação dos pressupostos filosóficos abstratos e idealistas do neotomismo que influenciaram os primeiros Códigos de Ética da profissão do Serviço Social foi registrada no:
R: Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1986.?????ok
R: Código de ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1965 ?????
9)A análise do significado do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em te demandas do capital e do trabalho; e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?
R: Da relação de classes.
10) A perspectiva de intenção de ruptura com a prática profissional conservadora do Serviço
Social foi inspirada na concepção:
R: Marxista.
11) As manifestações ou expressões da Questão Social na forma de discriminação contra os índios e negros, na questão de gênero, na fome ,na miséria e na falta de emprego são consequências da violência:
C) Estrutural
12) A lei n ° 8.742, de dezembro de 1993 que dispõe sobre a politica de Assistência Social, é conhecida também como:
C) Loas - Lei orgânica da Assistência social
 
 A política de assistencia social no Brasil passa a ser considerada política pública, compondo o tripé da seguridade social com a:
R.A-Constituição federal de 1988
A participação da sociedade nas políticas Sociais, principalmente por meios dos diversos formatos de conselhos, deve ser nas frases de:
R.E- Formulação, gestão, iplementação e controle
 A questão Social em épocas de crise económicas adiquire características e expressões, como:
R.C- Desemprego
13) Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a analise do papel do Serviço
Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social afirmasse como instituição peculiar na divisão social do trabalho. Essa concepção identifica como principio que rege a:
B) Verificar a resposta correta
14)De acordo com a literatura especializada ,não existe um sistema único de bem-estar no mundo capitalista cada estado nacional ,dependendo da sua historia ,da sua cultura ,das relações de classe e do regime politico vigente ,tem o sue estado de bem –estar particular .Acerca do tema da seguridade social assinale a opção correta:
R:O tripé da seguridade social brasileira compõe-se de assistência social para quem dela necessitar, saúde para todos e previdência social para quem contribui.
15) Em relação à Questão Social , inclusive no Brasil, o Estado neoliberal, antes da Constituição Federal de 1988, teve suas ações pautadas por:
R: Assumir funções mínimas
16) Em relação ao conceito de exclusão social, considere: I. O fenômeno da exclusão social não é propriamente novo. O modo de produção capitalista é estruturalmente excludente, assim no capitalismo, a exclusão é natural. II. A exclusão social é relativa, cultural, histórica e gradual. III. Não existe distinção entre os conceitos de exclusão social e pobreza, eles dão significado ao mesmo fenômeno. IV. Não há um estado puro de exclusão, mas sempre a exclusão em relação a uma dada situação de inclusão. V. A exclusão social aponta para as insuficiências e as falhas de serviços e das políticas voltadas para várias necessidades. Está correto o que se afirma APENAS em: C. I, II, IV e V.
17) Nada mais é do que o conjunto de todas as conceituações, de ausências, privações, infortúnios, limites, impossibilidades, exclusão social, condição de não cidadão. Trata-se do conceito de: 
 E)Pobreza. 
 No trato da quetão Social e suas expressões, o Estado neoliberal, no cso brasileiro, assumiu, durante décadas, funções minímas com diminuição de gastos. No trato da questão operava-se pela via:
R.A- Do terceiro setor
18) Nas duas últimas décadas, é possível identificar grandes vertentes da política social que se inter-relacionam na prática, por derivarem da mesma matriz ideológica - o neoliberalismo.
19) Assinale a opção que corresponde a uma vertente derivada do neoliberalismo:
 D) a que considera o Estado, o mercado e parcelas da sociedade como parceiros em igualdade de condições.
20) No enfrentamento à pobreza de segmentos populacionais, que vivenciam situações de risco ambiental e social, o assistente social que compreende a pobreza como uma resultante necessária da exploração: I. Privilegia uma ação humanizada a e marcada pela atenção individualizada aos sujeitos marcados por processos restritivos de direitos. II. Considera a impossibilidade de sua intervenção reverter à situação de pobreza e, por isso, focaliza seu trabalho em atividades solidárias. III. Articula suas ações com as forças sociais que atuam na sociedade e também no interior do Estado para reverter políticas e estratégias que limitem garantias e direitos sociais. IV. Assume a responsabilidade pela reversão da pobreza e pela garantia de direitos de cidadania, circunscrevendo à profissão esse movimento. V. Nega-se a desenvolver ações paliativas de combate à pobreza. Estão corretas as afirmativas: C)III, apenas. 
21) No cenário do neoliberalismo, é correto afirmar que o enfrentamento das novas expressões