Buscar

Proteínas do soro do leite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquímica I (Profa Luciane Feksa)
Artigo: Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para saúde humana.
1- Qual o peptídeo do soro do leite encontrado em maior concentração no leite bovino e ausente no leite humano? 
É o beta-lactoglobulina (BLG).
2- Qual a função da beta-lactoglobulina no leite bovino? Importante carreadora de retinol (pró vitamina A) materno para o filhote, em animais.
3- Qual o principal peptídeo do soro do leite encontrado no leite materno?
É o alfa-lactoalbumina (ALA).
4- Qual as funções da alfa-lactoglobulina?
O ALA possui a capacidade de se ligar a certos minerais, com cálcio e zinco, que pode afetar positivamente sua absorção. Apresenta também atividade antimicrobiana contra bactérias.
5- Qual o peptídeo precursor da síntese de glutationa?
Albumina do soro bovino (BSA).
6- Alfa-Lactoglobulina é um peptídeo do leite humano. Qual é o aminoácido de maior teor encontrado neste peptídeo?
Triptofano.
7- As imunoglobulinas são proteínas presentes no leite. Qual a principal imunoglobulina presente no leite bovino? Qual a principal imunoglobulina presente no leite humano? Quais suas funções?
IgG, IgA (leite humano), suas funções são imunidade passiva e atividade antioxidante.
IgG, IgA,IgM e IgE : leite bovino
8- A leucina é um aminoácido essencial e participa na síntese das proteínas. Quais os possíveis mecanismos envolvidos na síntese das proteínas? 
Esta envolvido na fosforilação de proteínas envolvidas na formação do complexo do fator de iniciação eucariótico que, por sua vez, inicia a tradução do RNA mensageiro (RNAm) para a síntese global de proteínas. Atua, também, na cascata de reações que promove a fosforilação da proteína S6 cinase ribossomal (S6K1), que ativa a tradução de proteínas envolvidas no aparato de síntese proteica. 
9- Porque as proteínas do soro do leite pode ser classificadas como um bom suplemento anabólico? 
 As proteínas do soro do leite tem quantidades similares as proteínas dos músculos esqueléticos, dando suporte ao músculo que pode diminuir produção das proteínas necessárias. Essas proteínas também são de rápida absorção, aumentando a síntese proteica após o exercício, aumentando assim a massa muscular. 
10- De acordo com o artigo. Esquematize ou escreva sucintamente a relação proteína do soro, insulina plasmática e músculo.
 A ingestão de proteínas do soro do leite aumenta a concentração de aminoácido e a de insulina plasmática, o que favorece a captação de aminoácidos para o interior da célula muscular, otimizando a síntese e reduzindo o catabolismo proteico.
11- As proteínas do soro reduzem a gordura corporal? Explique. 
As proteínas do soro contem muita leucina e ela atua em processos de síntese proteica, o que favorece a manutenção de massa muscular durante a perda de peso.
12- Dietas com maior relação proteína /carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia e insulina pós-prandial. Por quê? Explique.
Porque esses aminoácidos são degradados nos músculos na mesma velocidade em que são consumidos. Essa degradação aumenta os níveis de alanina e glutamina no plasma, que são transportadas para o fígado, aumentando assim a produção de glicose.
13- Faça uma conclusão sobre o artigo.
As proteínas do soro do leite são boas para o aumento de massa muscular para praticantes de exercícios físicos, pois diminuem o catabolismo proteico , facilitando o ganho muscular e reduzindo a perda de músculos durante a perda de peso . Reduz também a retenção de gordura corporal. Outro fator importante é o controle da pressão sanguínea, reduzindo assim a chance de doenças cardiovasculares . Percebemos o uso da proteína do soro do leite no enriquecimento de alimentos , e em alguns casos tendo um efeito positivo.
 
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes