Buscar

GLICEMIA E HEMOGLOBINA GLICOSILADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE BIOQUÍMICA II 
1-Conceitue Diabetes tipo 1 e tipo 2.
Diabetes tipo 1 é quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois as células sofrem de destruição autoimune, ou seja, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio.
Diabetes tipo 2 é quando o organismo produz insulina, porém não exerce sua função. Isso ocorre por duas razões: resistência à insulina, que é quando as células do corpo não funcionam adequadamente. Por isso não conseguem captar insulina e manter a glicose controlada. E quando as células betas do pâncreas não produzem insulina suficiente para baixar o açúcar no sangue para produzir a energia necessária.
2-Conceitue glicemia e hemoglobina glicada (HbA1C). Faça uma relação entre esses dois exames, colocando a importância do seu uso no diagnóstico e monitoramento do diabetes.
hemoglobina glicada (HbA1c) a fração da hemoglobina que se liga a glicose. Durante o período de vida da hemácia - 90 dias em média - a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período ou sofrer aumentos ocasionais, haverá necessariamente um aumento nos níveis de hemoglobina glicada. Dessa forma, o exame de hemoglobina glicada consegue mostrar uma média das concentrações de hemoglobina em nosso sangue durante aproximadamente 60 dias - não podemos dizer que são durante todos os 90 dias porque a hemácia pode não ter ficado viva todo esse tempo.
O exame de hemoglobina glicada é um importante aliado da glicemia de jejum, um exame que mede as concentrações de glicose no sangue do paciente apenas no período da coleta. No entanto, os resultados podem oscilar dependendo de alguns fatores, como prática de atividade física ou medicações que o paciente ministra. Além disso, alguns indivíduos podem apresentar a glicemia de jejum normal e ter picos hiperglicêmicos em outros períodos. Por isso o exame de hemoglobina glicada é importante - ele mostra a concentração média de glicose no sangue de uma pessoa durante um longo período.
Este exame é pedido quando quer –se diagnostiar a diabetes e anemias Pode ser pedido em check-up por que a diabetes pode ficar assintomática por um longo período
. 
Qual a utilidade do glicosímetro?
3-É um aparelho usado para medir a quantidade de glicose no sangue.

Continue navegando