Buscar

Perguntas adm de novos negócios

Prévia do material em texto

O fator risco deve fazer parte da vida dos empreendedores, e pode ser avaliado e muitas vezes ser reduzido, contornado ou eliminado. Quando o risco se mostra muito grande e não há como atuar sobre ele, é possível que o empreendedor desista de realizar o empreendimento ou mude completamente o modo pelo qual vai viabilizá-lo, para evitar correr um risco considerado excessivo. Nesse contexto, um ambiente econômico deve ser saudável e possuir condições básicas para estimular investimentos na criação de empresas. Marque a opção que NÃO condiz com um ambiente adequado para o empreendedorismo.
> Taxa SELIC Alta.
2. Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro. Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo governo. Este tem o papel de capitalizar ações que favoreçam a criação de novos empreendimentos e a percepção pelo empreendedor que possui o apoio para o sucesso de seus negócios. Assinale na relação abaixo o item que mais prejudica a iniciativa de criação de um novo empreendimento no Brasil:
> Carga Tributária Elevada
3. Não pode ser caracterizada como uma característica da globalização:
> Predomínio das forças autocráticas.
4. A conjuntura do mercado é composta dos seguintes fatores:
> Demanda de produtos (bens e serviços); competição do mercado; mercado de trabalho e regulamentação governamental.
5. Os fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio são: crescimento econômico, inflação ou deflação e a taxa de juros. É correto afirmar que os empreendedores:
 > Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), a inflação e a taxa de juros.
6. Um dos principais fatores econômicos que influenciam o desempenho das empresas é o crescimento econômico ou a mudança no nível geral da atividade econômica. A forma mais comum de medir o crescimento da economia é o (a):
> PIB.
7. O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e global. Podemos afirmar que há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio:
> crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
8. O empreendedor não deve se preocupar ao fazer novos investimentos em um novo mercado com:
> O plano de cargos e salários de sua empresa
Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
> Cenário econômico.
As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:
> concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
Uma empresa é um sistema ---------------------, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
> Aberto.
Formalmente constituída, as organizações possuem: Marque abaixo, o ÚNICO item que não possui nenhuma relação com o processo.
> Regulação federal
O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:
> Empreendedores.
A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.
> Mercados menos exigentes.
Baseado nas diferenças entre organização e empresa, assinale a alternativa correta.
> Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
> colaboradores
Assinale a alternativa que revela uma assertiva incorreta, no que se refere às características que compõem a etapa do Resumo da Empresa no Plano de Negócios:
 > Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais conciso e objetivo do que o exposto no Sumário Executivo.
A primeira impressão do Plano de Negócios será revelada ____________________________, etapa considerada fundamental quando se pretende comercializar um projeto. Marque a opção que completa adequadamente o trecho descrito.
> no Sumário Executivo.
São exemplos de organizações: templos religiosos, fundações, cooperativas, condomínios, organizações não governamentais, associações, etc. As ONGs, organizações sem fins lucrativas, são conhecidas como organizações pertencentes a que setor?
> Terceiro Setor
Aponte a opção que expõe os pontos importantes que deverão ser considerados em todas as etapas do projeto (Plano de Negócios):
> Pesquisa e atualização.
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de empresa tradicional.
> É uma entidade que possui como objetivo o lucro utilizando para tal transformação e fornecimento de bens e serviços.
"Senti que era agora ou nunca o momento de começar um novo empreendimento quando me aproximei dos 30 anos", disse um empreendedor pesquisado. Sobre tal afirmação, podemos dizer que:
> Um empreendedor precisa de experiência, apoio financeiro e alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso e, por volta dos 30 anos, tais condições podem ter sido construídas.
O Professor Carlos Andrade ministra matemática num colégio público na cidade onde reside. Como o Professor Carlos tem forte senso de cidadania, também ministra aulas de recuperação, como voluntário, nos finais de semana para os alunos do bairro onde ele reside, através da ONG Recuperando Talentos. Considerando a atuação do Professor Carlos e da ONG Recuperando Talentos, temos:
> A ONG Recuperando Talentos deve ser formalizada, mas o Professor Carlos, como voluntário, que não recebe remuneração, não necessita se formalizar como uma empresa.
A Cia. de Bebidas Guararapes - CBG, fabricante de refrigerante bastante popular, com rede de distribuição já estabelecida e consolidada em praticamente todos os estados importantes em consumo, pretende lançar um novo refrigerante com sabor de cupuaçu, uma fruta da região Amazônica, com sabor bem característico. Tendo-se como base os fatores críticos para o sucesso de novos produtos, expostos por Maximiano (2006), que são: I - Pesquisa adequada de marketing. II - Atendimento de uma necessidade. III - Grande vantagem do produto. IV - Qualidade e preço adequado no lançamento. V - Escolha dos canais corretos de distribuição. Para a Cia. de Bebidas Guararapes, são fundamentais levar em consideração os seguintes fatores críticos:
> I, III, IV

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes