Buscar

AD1 Turismo e Patrimonio

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1
Período - 2017/2º
Disciplina: Turismo e Patrimônio
Coordenador: Prof. Dr.Euler David de Siqueira
AD1 – POLO RESENDE
Questão 01 com duas tarefas, cada uma valendo 5 cinco pontos – (Valor até 10 pontos).
	Na aula N° 1, abordamos como tema central a definição conceitual de patrimônio. Trata-se de uma discussão que se situa em um contexto histórico, político, econômico e social. Dito de outra forma, a definição de patrimônio não é definitiva, sendo construída em função do contexto no qual se encontra.
	Em função das mutações, isto é, das transformações sofridas pelo conceito de patrimônio, verificou-se um alargamento dessa noção, possibilitando que fenômenos sociais e culturais antes não reconhecidos como patrimônio assim o fossem. Em grande parte, as mudanças ocorridas na noção de cultura, em seu sentido antropológico, foram as grandes responsáveis pelas transformações no conceito de patrimônio. Em seu sentido antropológico, cultura é toda e qualquer criação feita ou produzida pelo homem como sujeito social coletivo. Em decorrência dessa maior abertura do conceito de patrimônio, observamos que não há nada que não possa se tornar patrimônio, pois tudo é o efeito da cultura em seu sentido antropológico. Para muitos especialistas do patrimônio corremos mesmo o risco de uma certa banalização do conceito assim como daquilo que é patrimonializado. Patrimonializamos excessivamente? Patrimonializamos manifestações culturais banais? Lembre-se de que do ponto de vista da moderna noção antropológica de cultura nada é banal e nada é desprovido de sentido ou significado. 
	A partir disso que foi dito mais acima, você terá duas tarefas, cada uma valendo 5 cinco pontos.
	A primeira tarefa consiste em discutir criticamente como a noção tradicional de patrimônio funcionava segundo o Decreto Lei N° 25 de 1937, que criou o SPHAN, no Governo Vargas. Em outras palavras, explique a partir de quais critérios o SPHAN determinava o que era ou não patrimônio e em que isso resultava para a compreensão do que poderia ou não ser patrimonializado. Essa tarefa vale 5 pontos.
	A segunda tarefa, que também vale 5 cinco pontos, consiste em discutir a contribuição das mudanças no conceito de cultura e suas repercussões para o campo do patrimônio. Veja com atenção a discussão do conceito de cultura feito por Clifford Geertz. Em sua discussão utilize um ou mais exemplos para expressar as mudanças sofridas na noção de patrimônio.
	Formule suas respostas atendo-se ao texto da aula N°1.
Boa avaliação, Euler David de Siqueira
TAREFA 1
 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, é um órgão federal criado na década de 30 com o objetivo de proteger o patrimônio brasileiro. A instituição dedica-se à proteção e conservação do patrimônio cultural, seguindo a noção expandida que inclui: as diversas formas de expressão; modos de criar, fazer e viver; criações científicas, artísticas e tecnológicas; e espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. O IPHAN mantém para isso superintendências regionais, a quem compete identificar, inventariar, proteger, conservar e promover o patrimônio cultural, no âmbito de jurisdições específicas. Também é tarefa das superintendências a análise e aprovação de projetos que pretendem alterar áreas ou modificar bens protegidos, exercendo fiscalização, impedindo ações que contrariem a legislação em vigor e aplicando sanções legais. Cabe a elas, ainda, elaborar critérios e padrões técnicos que orientem a conservação e as possíveis intervenções no patrimônio cultural, propor tombamento de novos bens patrimoniais e registrar bens culturais de natureza imaterial.
TAREFA 2
O conceito de cultura foi expandido ao longo do tempo. Dentre os seus mais diversos significados destaco dois com base no material de apoio disponibilizado.
Cultivo de espécie de vegetais;
O que é aprendido e compartilhado, conferindo identidade a determinado grupo de pessoas.
Extrai dois significados afim de que possa tornar evidente a distinção de significados para uma mesma terminologia. Esta segunda definição se aproxima da utilizada por Geertz. Onde este define cultura como: um sistema de conceitos herdados, que são expressados em formas simbólicas, por meio dos quais os indi​víduos se comunicam e desenvolvem uma mesma visão de mundo. As contribuições de Geerz para o patrimônio está associada a preservação de todo os contexto que possa ter significado refletindo toda a experiência de vida e não apenas resguardar o objeto. 
O objeto por si só, não possui características suficientes para que seja preservado a memória cultural de um povo. Por exemplo preservar um cocar não é suficiente para nos ambientar na cultura indígena, ou ainda, uma senzala seria apenas um cômodo em uma fazenda de café, ela por si só não é capaz de refletir tudo que fora passado no lugar.

Outros materiais