Buscar

AULA 01A- FUNDAMENTOS MACRO - PARTE II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Macroeconomia:
Estuda a economia como um todo, analisando a determinação dos agregados econômicos. Analisa as ações globais de mercado, os princípios das contas nacionais, o comportamentos dos agregados econômicos, a atuação do governo do pais, estabelecendo a relação do setor publico com o mercado.
*
*
Metas da Macroeconomia:
A teoria macroeconômica passa a desenvolver um novo modelo a partir de 1936, instrumentos necessários para aumentar o nível de emprego nas economias. 
*
*
Metas da Macroeconomia:
O modelo Keynesiano cria uma política global para os agentes econômicos, agrupando os agregados em um único modelo, determinando as ações monetárias e o lado das atividades econômicas.
*
*
Metas da Macroeconomia:
São determinadas por quatro indicadores:
Crescimento de Emprego;
Estabilidade de Preços dos Produtos;
Distribuição de Renda;
Crescimento Econômico.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Crescimento de Empregos: Refere-se ao pleno potencial econômico relacionado com uma taxa da força de trabalho no mesmo ritmo da população. O crescimento do emprego e as suas taxas definem um padrão de vida melhor e uma renda crescente.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Estabilidade de Preços dos Produtos: possui uma relação com os agregados: consumo – produção – renda, e são determinantes para a estabilidade da economia de um pais. Aumento de preços gera um processo inflacionário e pode desaquecer o sistema produtivo de um pais. 
*
*
Metas da Macroeconomia:
Devemos preservar o nível de atividades econômica com aumento de investimentos e uma boa utilização dos recursos de produção, para manter altas taxas de desenvolvimento econômico, através da estabilidade dos preços dos produtos em uma economia.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Neste contexto de estabilidade de preços conseguiremos uma moeda nacional forte, as relações de trocas comerciais serão aquecidas e o consumo estimulado e o pais poderá aumentar sua capacidade produtiva. A elevação dos preços trazem sérios problemas aos custos de produção e ao valor monetário de um pais.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Cria-se uma restrição no nível de atividade econômica e gera aumento de desemprego e diminuição do crescimento da economia.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Distribuição de Renda: também interfere decisivamente nos indicadores: produtos – renda, riqueza de uma economia. O crescimento da renda do pais vai aumentar a quantidade de moeda em circulação, e conseqüentemente os níveis de consumo, e os níveis de produção.
*
*
Metas da Macroeconomia:
O ciclo de consumo e o aumento de renda das famílias pode aumentar os investimentos da cadeia produtiva tornando um fator determinante do crescimento econômico do pais.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Crescimento Econômico: deve atingir a expansão de produto real e das relações de consumo, em um determinado período. A continuidade do crescimento dos indicadores econômicos e sociais, devem ser a base de uma política eficiente em um pais.
*
*
Metas da Macroeconomia:
Os economistas monitoram o crescimento econômico por meio do PIB/REAL, referindo-se a quantidade de bens e serviços produzidos em pais durante um ano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais