Buscar

Produção de Aço e Concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma das etapas de produção do aço consiste em aquecer o minério de ferro em um alto forno para reduzir a presença de oxigênio e impurezas. Deste aquecimento surge o que chamamos de ferro-gusa e essa etapa é chamada de redução!
O concreto é um material que pode ter sua vida útil reduzida devida à existência de algumas patologias. Em relação aos vazios ou nichos de concretagem (“bicheiras”) as possíveis causas são:
Alta concentração de barras de aço na armação da peça
Vibração excessiva
Lançamento do concreto em alturas superiores a 4m
A fabricação de cimento Portland é, de forma simplificada composta pela moagem de farinha, seguida de sua (farinha) queima no forno, e pôr fim a moagem de cimento. 
Moagem de farinha: minério de ferro, conchas de moluscos, argila, areia, calcário
Moagem de Cimento: Pozolana, Gesso(gipsita), Clinquer, Filter Calcário.
No fenômeno conhecido com exsudação o que obriga a agua ir contra a gravidade é a densidade do cimento e os agregados, que são mais densos que a água e portanto a expelem. 
Para cimentos brasileiros, o tempo mínimo de pega é 1 hora e o tempo máximo de fim de pega é 10 horas.
Na execução de obras de concreto armado, quando não são utilizados retardadores de pega ou agitação mecânica, o tempo máximo permitido para o lançamento do concreto, contando logo após o amassamento é 1 hora.
A distribuição granulométrica dos agregados influencia na trabalhabilidade do concreto fresco. Agregados muito finos, por exemplo, necessitam de mais água de amassamento para atingir a trabalhabilidade desejada e, a fim de manter o fator água-cimento, exigem o acréscimo de cimento, encarecendo o custo final do produto. 
A resistência aos esforços mecânicos do concreto endurecido não cessa de crescer aos 28 dias, os constituintes responsáveis pelo crescimento da resistência são, c3s e c2s.
O concreto deve ser protegido durante o processo de endurecimento (ganho de resistência) contra secagem rápida, mudanças bruscas de temperatura, excesso de água, incidência de raios solares, agentes químicos, vibrações e choques. Para isso, entre os métodos mais comuns utilizados durante o processo de cura do concreto, incluem-se:
Manter uma lâmina de água sobre a superfície do concreto moldada
Molhar continuamente a superfície concretada, no mínimo 3 dias após a moldagem da peça
Utilizar produtos apropriados para produzir uma película impermeável na superfície concretada	
Quando do recebimento de um lote de concreto usinado, o tempo máximo permitido para o seu lançamento e adensamento, sem o emprego de aditivos é limitado pelo início de pega do concreto.
Na utilização do concreto em uma obra, o ar aprisionado durante o processo de mistura do concreto diminui sua resistência, daí a necessidade de uma adequada compactação (vibração) para extrai-lo
Devido a curta duração do concreto no estado fresco e aos avanços os processos de lançamento (bombeamento, projeção etc) um planejamento de todas as operações denominado plano de concretagem é de fundamental importância para a qualidade e produtividade dos serviços de concretagem
As fissuras no concreto causadas pela retração plástica podem ser prevenidas protegendo-se a estrutura do vento e realizando uma cura adequada
Cimento Portland Pozolânico (CP IV) – Obras expostas à ação de água corrente e em ambientes agressivos
Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V-ARI) – blocos para alvenaria e pavimentação, elementos pré-moldados e pré-fabricados.
Cimento Portland Resistente a sulfatos (RS) – Estações de água e esgotos, obras subterrâneas e marítimas.
Cimento Portland de baixo calor de hidratação (BC) – Peças de grande massa
Cimento Portland branco (CPB) – Para fins arquitetônicos
A cal quando misturada na argamassa de assentamento tem a função de dar melhor trabalhabilidade.
O bloco de concreto celular autoclavado, que apresenta como vantagens técnicas baixo peso especifico e excelente isolação térmica, é conseguido pela formação de um composto químico de elevada porosidade, o silicato de cálcio.

Outros materiais