Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO TRABALHO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602934049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	2) Josué e Marcos são funcionários da sociedade empresária Empreendimento Seguro Ltda., especializada em consultoria em segurança do trabalho e prevenção de acidentes. No ambiente de trabalho de ambos, também ficam outros 10 funcionários, havendo placas de proibição de fumar, o que era frisado na contratação de cada empregado. O superior hierárquico de todos esses funcionários dividiu as atribuições de cada um, cabendo a Marcos a elaboração da estatística de acidentes ocorridos nos últimos dois anos, tarefa a ser executada em quatro dias. Ao final do prazo, ao entrar na sala, o chefe viu Josué fumando um cigarro. Em seguida, ao questionar Marcos sobre a tarefa, teve como resposta que ele não a tinha executado porque não gostava de fazer estatísticas. Diante do caso, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Josué e Marcos são passíveis de ser dispensados por justa causa, respectivamente por atos de indisciplina e insubordinação.
	
	A conduta de ambos não encontra tipificação legal passível de dispensa por justa causa.
	
	Ambos praticaram ato de insubordinação.
	
	Ambos praticaram ato de indisciplina.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602801382)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sofia, empregada da empresa TUDO LINDO Ltda, retornou do período de licença-maternidade em razão de ter dado à luz a sua primeira filha, Nicole. Sofia ainda está amamentando Nicole e com seu retorno ao trabalho está preocupada com a referida amamentação. Conversando com sua vizinha e amiga, Renata, advogada, a mesma, informou Sofia, que a Consolidação das Leis do Trabalho,
		
	
	resguarda a amamentação até Nicole completar 8 meses de idade, devendo Sofia amamentar sua filha no período de intervalo intrajornada regular, que de acordo com o referido diploma legal , poderá ser estendido em até vinte minutos diários.
	
	não resguarda a amamentação, devendo Sofia amamentar sua filha no período de intervalo intrajornada regular.
	
	resguarda a amamentação até Nicole completar 8 meses de idade, período em que Sofia terá direito, durante a jornada de trabalho, a 3 (três) descansos especiais, de quinze minutos cada um.
	
	resguarda a amamentação até Nicole completar 6 meses de idade, podendo Sofia atrasar o início da sua jornada de trabalho bem como o período de intervalo intrajornada em até trinta minutos diários.
	 
	resguarda a amamentação até Nicole completar 6 meses de idade, período em que Sofia terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602270555)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/ CESPE - 2009.3) Acerca de rescisão de contrato de trabalho, assinale a opção correta.
		
	
	Qualquer compensação no pagamento da rescisão contratual não poderá exceder o valor equivalente a três meses de remuneração do empregado.
	 
	Na hipótese de cumprimento do aviso prévio, o pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato.
	
	É eficaz a quitação genérica outorgada pelo empregado na rescisão contratual.
	
	Para os casos de rescisão do contrato de trabalho de empregado com mais de um ano de serviço, a lei exige a assistência do sindicato ou da autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego para a validade do recibo de quitação, formalidade não exigida para o pedido de demissão.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602309359)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João Luiz se recusou a cumprir ordens diretas do seu superior hierarquico e este objetiva demití-lo por justa causa. Analisando o instituto da justa causa assinale a opção que configura a atitude praticada por João Luiz:
		
	
	desídia
	
	o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.
	
	ato de improbidade
	 
	insubordinação
	
	indisciplina
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602953407)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	NÃO constitui justa causa para a rescisão do contrato de trabalho do empregado:
		
	
	Revelar segredo na empresa ao MP, relativo a fraude contábil.
	 
	Alcoolismo
	
	Negociação habitual do empregado, por conta própria, em atividade comercial do mesmo ramo da sua empresa com aquiescência tácita do empregador
	 
	Praticar, atos atentatórios à segurança nacional, devidamente comprovada em inquérito administrativo.
	
	Atos de desleixo e imprudência do empregado

Outros materiais