Buscar

Av Parcial - Historia da Educação no Brasil (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Avaliação Parcial: CEL0242_SM_V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 04/05/2018 18:59:51 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502487278)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nos primeiros tempos da colonização do brasil, a instrução dispensada aos indígenas com intuito de catequizá-los consistia em inseri-los:
		
	
	nas escolas públicas.
	
	na sociedade européia.
	
	nas universidades européias.
	 
	nos rituais cristãos.
	
	nas universidades brasileiras.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502806589)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual a causa principal da Reforma Protestante do século XVI?
		
	
	As doenças que geraram a união das Igrejas.
	
	O crescimento da burguesia desde o século XIV.
	 
	Uma crise na Igreja Católica desde a Idade Média.
	
	Fortalecimento das religiões.
	
	As discussões constantes entre o poder e a igreja.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502822497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e durante 210 anos assumiram as atividades relacionadas ao setor da educação no país. Nesse período, promovem uma ação maciça na catequese dos índios, educação dos filhos dos colonos, formação de sacerdotes e da elite intelectual além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra. Quando foram expulsos do Brasil, deixaram uma estrutura composta de 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, sem contar os seminários menores e as escolas de ler e escrever, instaladas em quase todas as aldeias onde existiam casas da Companhia de Jesus. Sobre esses missionários e seus feitos, podemos afirmar que:
		
	
	Embora tenham produzido ações de significativo impacto no campo educacional, não podemos vincular as atividades dos Jesuítas à estruturação da educação pública no Brasil; a educação só se tornará direito do cidadão e dever do Estado em meados do século XXI.
	
	Os Jesuítas iniciaram a educação pública no Brasil e, desde o início do processo, cuidaram para que todos os habitantes do país, não importante se eram índios ou gente da elite, pudessem ter acesso a uma educação de qualidade.
	
	Eles promoveram o que podemos considerar como o início da educação pública no Brasil, financiados pelo Estado português que tinha todo interesse em transformar a colônia num novo Portugal
	 
	As atividades dos Jesuítas faziam parte da empresa colonialista e o tipo de educação que produziam visava domesticar os indígenas para facilitar sua dominação pelo colonizador. Por esse motivo, podemos caracterizá-las mais como ação política do que como ação educacional.
	
	O trabalho realizado pelos Jesuítas no Brasil foi muito importante para que o Brasil, mesmo na condição de colônia, começasse a estruturar as bases culturais e tecnológicas que hoje sustentam o desenvolvimento do país.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502248261)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Foi ela, a educação dada pelos jesuítas, transformada em educação de classe, com as características que tão bem distinguiam a aristocracia rural brasileira que atravessou todo o período colonial e imperial e atingiu o período republicano, sem ter sofrido, em suas bases, qualquer modificação estrutural, mesmo quando a demanda social de educação começou a aumentar, atingindo as camadas mais baixas da população."
 
Otaíza O. Romanelli,1997, p. 35.
 
A partir da leitura do fragmento acima, pode-se perceber que dentre as características da educação jesuítica do Brasil está a (o):
		
	
	Inspiração para as demandas sociais por mudanças econômicas.
	
	Valorização da razão e do progresso.
	
	Formação de um espírito crítico e experimentalista.
	 
	O seu caráter elitista e conservador.
	
	O incentivo para o surgimento de uma nova ordem social na colônia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502985014)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Também conhecidas como aulas avulsas; Pertenciam ao estado e não mais à Igreja; Foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil; Serviam como aulas preparatórias de humanidades; Quem coordenava estas aulas era um Diretor Geral de Estudos, responsável pelos concursos e provimento dos professores régios para as diferentes cadeiras ou disciplinas; Para a sua manutenção foi criado o imposto chamado subsídio literário, para custear o ensino, houve um aumento no número de aulas régias, porém ainda muito precário devido à escassez de recursos, de docentes preparados e da falta de um currículo regular; Existiam aulas avulsas de Latim, Grego, Filosofia e Retórica; As aulas régias eram autônomas e isoladas, com professor único e uma não se articulava com as outras. Na prática, o sistema das Aulas Régias pouco alterou a realidade educacional no Brasil, tampouco se constituiu numa oferta de educação popular, ficando restrita às elites locais. A quem pertencem às citadas características?
		
	 
	Reforma Pombalina
	
	Reforma Colonial
	
	Reforma Republicana
	
	Reforma Imperial
	
	Reforma Democrática
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502940250)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O tratado assinado em 13 de janeiro de 1750 tornou-se responsável por determinar os limites entre as duas colônias sul-americanas, acabando definitivamente com as contendas. Consequentemente os jesuítas foram expulsos das colônias, pois demonstravam radicais diferenças de propósitos. O nome deste tratado era:
		
	
	Tratado de Tordesilhas
	 
	Tratado de Madri
	
	Tratado de Shengen
	
	Tratado de Versalhes
	
	Tratado de Methuen
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502936655)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
		
	
	o estreitamento das relações entre Inglaterra e Brasil, depois de este romper com a Coroa portuguesa, em virtude do impasse político criado pela Revolução do Porto.
	
	a carência brasileira de produtos industrializados, em decorrência da estagnação da produção nacional durante os anos da guerra contra o Paraguai;
	 
	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	
	a necessidade crescente de abastecimento da população das cidades mineiras, ao longo do período de auge da economia mineradora;
	
	o comércio que piratas ingleses realizavam com os índios, ao longo do litoral brasileiro, nas décadas que se seguiram à descoberta do Brasil;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502935157)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Família Real e a Corte Portuguesa trouxeram mais de 60 mil volumes nos navios que os transportaram de Portugal para o Brasil. O resultado disso foi a criação do (a):
		
	
	Imprensa Régia
	 
	Biblioteca Nacional
	
	Academia Militar
	
	Escola Real de Ciências
	
	Banco do Brasil
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502929290)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido
que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. A suposta descentralização foi desrespeitada com a criação:
		
	
	da Universidade do Rio de Janeiro
	
	das escolas de primeiras letras
	
	das escolas paroquiais com professores régios
	
	dos cursos normais
	 
	do Colégio Pedro II
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502952227)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique nas opções abaixo aquela que é CONTRÁRIA ao pensamento vigente no início do século XIX, sobre a relação das mulheres com a educação:
		
	
	Com a educação haveria o desmantelamento do sistema patriarcal
	
	As mulheres possuíam uma natureza inferior de inteligência
	
	A educação relegaria as funções domésticas e maternais ao segundo plano
	 
	Com o estudo as mulheres educariam melhor os filhos
	
	A educação provocaria a dissolução da família.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais