Buscar

Defesa escrita da monografia

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0569_AVS_ » MONOGRAFIA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	JULIANA DESIDERIO LOBO PRUDENCIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 2,5        Nota de Partic.: 2        Data: 22/09/2014 08:11:55
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201101911036)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Compreendendo que o sumário é a apresentação suscita da sua monografia, onde o leitor conseguirá localizar os seus capítulos. Disserte sobre como foi a organização e escolha dos capítulos de sua monografia, bem como apresente-os.
	
	
Resposta: O meu TCC foi desenvolvido a partir da minha experiência e vivência no campo de estágio no qual trabalhei na elaboração e execução de projetos e programas voltados para atendimento ao idoso e tive a oportunidade de conhecer profundamente o trabalho com essa população, em especial na área da saúde. Inicialmente pensei em falar sobre a saúde do idoso, no entanto como o assunto é bastante extenso precisei delimitar o tema. Partindo do problema da minha pesquisa elaborei tal delimitação. No primeiro capítulo apresento as leis e projetos desenvolvidos para atendimento ao idoso, as questões da cidadania, além do trabalho dos profissionais de saúde com essa população. No segundo capítulo abordo temas como a qualidade de vida na terceira idade, envelhecimento, a importância do auto cuidado, além do conceito e da importância de trabalharmos com a promoção em saúde. No meu terceiro e último capítulo trago a contribuição da GEAP, instituição na qual realizei estágio, apresentando a missão da instituição, seus projetos e programas desenvolvidos e o trabalho do Serviço Social junto ao idoso no desenvolvimento e execução de tais projetos.
	
Gabarito: O aluno deverá dissertar sobre a organização dos capítulos da monografia.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201101911097)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Dentre os atores utilizados para o debate em sua monografia, apresente o pensamento de um deles justificando a importância desse pensamento para a temática de sua monografia.
	
	
Resposta: A minha monografia foi sobre os programas de promoção em saúde voltados para população idosa e um dos autores que foi de suma importância no desenvolvimento e conclusão da minha pesquisa foi Vicente de Paula Faleiros. Vicente de Paula Faleiros vai reunir reflexões no campo da proteção, inclusão social, cidadania e benefícos a população idosa, além da abordagem do envelhecimento e do trabalho com o idoso como um lugar de destaque no Serviço Social, demonstrando que o campo do envelhecimento é uma questão complexa, só sendo possível sua compreesão através de uma visão multi e interdisciplinar, o que vai ao encontro dos programas de promoção em saúde que destaco no meu TCC, como a Unati, o atendimento de equipe multiprofissional em saúde, o trabalho com a prevenção, educação e promoção em saúde, alem de vários outros programas.
	
Gabarito: O aluno deverá dissertar sobre o principal autor apresentado / utilizado em sua monografia.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201101911173)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Qual é seu objeto de pesquisa? Como foi possível apresentá-lo em sua introdução?
	
	
Resposta: O objeto da minha pesquisa foram os programas de promoção em saúde voltados para atendimento a população idosa. Através da minha vivência no campo de estágio e de um estudo aprofundado sobre as questões do envelhecimento consegui apresentar na minha introdução a importância desses programas e projetos na vida dessa população, que vem crescendo a cada dia. Como viver mais e melhor tem sido uma preocupação constante do ser humano, principalmente atráves do cuidado com a saúde, fica claro que é possível chegarmos a uma velhice mais saudável e com maior qualidade de vida, e esses programas servem de caminho para chegarmos a uma terceira idade com mais sáude e mais consciência de que o idoso é um sujeito de direitos e a saúde faz parte desses direitos!!
	
Gabarito: O aluno deverá dissertar sobre a apresentação do objeto de pesquisa na introdução do seu TCC.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201101911051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabendo que o trabalho de conclusão de curso é um documento que deve expressar o produto de estudo sistematizado. Ele deve demonstrar o aprofundamento do conhecimento sobre o tema/ problema de estudo. Neste sentido como se deu a sistematização do seu trabalho citando os principais autores utilizados?
	
	
Resposta: O meu TCC foi desenvolvido a partir da minha experiência profissional e da minha vivência no campo de estágio, no qual tive a oportunidade de conhecer profundamente o trabalho com o idoso, em especial na área da saúde. Durante meu estágio trabalhei na elaboração e execução de projetos e programas voltados para esse perfil de população. Assim, para desenvolvimento da minha pesquisa precisei fazer um levantamento das leis e políticas desenvolvidas para atendimento ao idoso, em especial na esfera pública. Precisei buscar bastente informação em vários trabalhos monográficos desenvolvidos na área da promoção da saúde para nortear a minha pesquisa. No entanto a leitura de alguns autores como Aldaiza Sposati e Vicente de Paula Faleiros foram de suma importância para o desenvolvimento e conclusão do meu trabalho de conclusão de curso.
	
Gabarito: O aluno deverá apresentar como se deu a sistematização do seu trabalho citando os principais autores utilizados.

Outros materiais