Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ERP

Pré-visualização | Página 1 de 4

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO – ERP
RESUMO 
O presente artigo tem como objetivo demonstrar que os sistemas ERP têm como função oferecer as Empresas a integração das informações tornando a tomada de decisão mais ágil e eficiente. A metodologia adotada para este estudo foi à pesquisa de cunho bibliográfico através da qual foram coletados os dados necessários ao embasamento teórico e resolução do problema apontado. Fez-se uso de livros, revistas, jornais, periódicos e correio eletrônico. Na atualidade vive-se em mundo globalizado para que as Empresas possam competir com igualdade ou estar à frente no mundo dos negócios das demais deve buscar constantemente o aprimoramento que as tornem cada vez mais eficientes, isso fez com que surgisse um setor de vital importância na economia atual, à administração da informação que com avanço da tecnologia ocasionou mudanças e transformações nos setores produtivos com melhores formas de criação, produção e especialização. 
Palavras-Chave: Sistema Integrado ERP; Implantação; Aspectos. 
SUMMARY
The purpose of this article is to demonstrate that ERP systems have the function of offering Companies the integration of information making decision making more agile and efficient. The methodology adopted for this study was the bibliographical research through which the necessary data were collected to the theoretical basis and resolution of the problem indicated. Books, magazines, newspapers, periodicals and electronic mail were used. Nowadays, we live in a globalized world so that companies can compete with equality or be ahead in the business world of others must constantly seek the improvement that make them increasingly efficient, this has created a sector of vital importance in the current economy, to the administration of information that, with the advancement of technology, brought about changes and transformations in the productive sectors with better forms of creation, production and specialization. 
Keywords: ERP Integrated System; Implantation; Aspects.
INTRODUÇÃO
É crescente a necessidade das empresas estarem preparadas com elementos da tecnologia, organização e visão estratégica para obter eficiência na qualidade e redução de custos de seus produtos e serviços aumentando sua competitividade e até mesmo garantindo sua sobrevivência no Mercado, buscando esta melhoria nos processos as empresas de pequeno e médio porte também estão adotando os Sistemas Integrados de Gestão. 
O presente artigo discorre sobre: O conceito do Sistema Integrado de Gestão ERP. As Características de um Sistema ERP definindo e identificando a Estrutura, Principais Fornecedores, Benefícios da utilização e funcionalidades bem como a metodologia de implantação um fator importante para obtenção de sucesso na integração das informações. 
Este trabalho tem por objetivo buscar informações através do estudo na Implantação de Sistema Integrado de Gestão em uma Empresa possibilitando contribuir com outras empresas que tem intenção aderir á realidade atual da informação em tempo real.
CONCEITOS 
Para entendimento do conceito abordado toma-se como exemplo uma Indústria, onde tem inúmeros setores e processos que estão ligados a produção final. O ERP vai agir pelos fluxos compreendendo desde a compra da matéria-prima até a venda do produto acabado tratando todos os recursos envolvidos direta e indiretamente, com função principal de criar a integração e agilizar os dados transformando-os em informações para tomada de decisões da Empresa. 
Santos (2000, p.110) comenta que dada é a matéria-prima para a elaboração da informação.
“O modelo de informação expõe as características das informações a serem processadas e apresentadas pelo sistema de informação. Neste sentido, o modelo de informação é influenciado pelos modelos de gestão, de decisão e de mensuração. Com base no funcionamento do sistema de informação, os papeis são invertidos, ou seja, a informação é que influencia a tomada de decisão.” (LIBONATI apud SANTOS, 2000, p.108). 
Desta forma sistema de informação é parte de um sistema maior, formada por partes ou componentes que interagem para realizar um ou mais objetivos. Os sistemas de informação processam dados ou informações organizando, distribuindo ou calculando de maneira a transformarem em saídas de informações. O sistema tem de trabalhar dados para produzir a informação. Com a evolução de processamento eletrônico de dados ás empresas passaram a utilizar-se de sistemas integrados de gestão, ou seja, a tecnologia ERP visando desenvolver com o máximo de eficiência e agilidade a tomada de decisão. Tratando-se de ERP (Enterprise Resourse)
 De acordo com Dias apud Santos (2000, p.109) “é um conjunto organizado para prover informações que permitem á organização decidir e operar”. ERP Enterprise Resource Planning “é um conjunto de soluções que possibilita o planejamento e acompanhamento financeiro, logístico e produtivo de uma empresa, de forma integrada e interativa” (BOGHI, 2002, p.179). 
Então se pode conceituar ERP (Enterprise Resourse Planning – Planejamento de Recursos Empresariais ou Sistema de Gestão Empresarial) como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre as atividades da Empresa sejam eles contábeis, financeiros, de Rh, de estoques, custos, compras, produção, faturamento etc.) alguns autores definem: 
A integração entre os módulos é obtida aproveitando os dados de entrada onde as informações estão compartilhadas entre os módulos, eliminando a digitação de dados já inseridos na fase inicial do processo. O ERP proporciona a atualização dos dados em tempo real (on-line) e de forma integra, formando assim a uma base de conhecimento da Empresa com qualidade e confiabilidade. O fluxo representativo demonstra a real vantagem e importância de um sistema de ERP contemplando todos os processos de integração nos Departamentos de uma Empresa.
 
CARACTERISTICAS DE UM SISTEMA ERP
Os sistemas ERP são compostos por bases de dados e por módulos que sustentam as atividades de uma Empresa. Segundo Davenport apud Zancul (1999), “um sistema ERP é uma solução genérica cujo desenho reflete uma série de afirmações acerca do modo como as organizações, em geral, operam. Demonstra as atividades e o nível de informações das organizações”. 
Segue a estrutura característica de um sistema de ERP segundo Davenport apud Zancul (1999):
Figura 1: Estrutura de funcionamento de um sistema ERP
 Fonte: Davenport apud Zancul (1999).
Estas bases de dados centralizadas para acesso a um determinado local ou sala da Empresa estão distribuídas em vários computadores podendo estar até mesmo fora do estabelecimento da Empresa. Cada vez que uma informação é manipulada em um módulo é armazenada na base central de dados, assim todos os módulos relacionados aquela informação são automaticamente atualizados garantindo a integração do sistema.
PRINCIPAIS FORNECEDORES DE ERP 
Há inúmeros programas e versões mais sofisticadas que as anteriores, que conseguem realizar tarefas consideradas complicadas ajustando facilmente conforme a necessidade do Cliente e até mesmo a outros softwares.
 O retorno encontrado pelas Empresas fornecedoras de sistemas integrados em ERP tem contribuído muito para o crescimento e melhoria da tecnologia voltada para este produto da informação. Alguns dos sistemas mais usados são SAP, BAAN, Oracle, Peoplesoft, J.D. Edwards, Microsiga, Datasul, Siscorp entre outros disponíveis no mercado. 
 SAP - a SAP AG é uma Empresa de origem Alemã que introduziu o sistema R/3 em 1993. Atualmente é o terceiro maior fornecedor de soluções em softwares de Gestão Empresarial no mercado mundial, mais de 12 milhões usuários trabalham com soluções SAP. Com base na arquitetura empresarial orientada a serviços e na plataforma de integração e de aplicativos, o SAP NetWeaver, a empresa pode integrar pessoas, informações e processos dentro e fora da companhia. 
BAAN – a Baan é uma Empresa de origem
Página1234