Buscar

av parcial sociologia

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
	¿O Teocentrismo é uma das noções que marcaram tipicamente a Idade Média. Na passagem dos séculos IV e V, o teólogo Santo Agostinho realizou um estudo sobre a salvação espiritual e a condição do homem no mundo. Por meio de suas explicações, ele determinou que o homem fosse corrompido pelo pecado original. Desse modo, o ser humano acabava agregando à condição de criatura inferior, imperfeita, poluída e mortal. Passando a falar do Antropocentrismo, sabemos que muitas pessoas o identificam como uma das ações que marcam a Renascença e o próprio desenrolar da Idade Moderna. Ao colocar o homem no centro das coisas, a postura antropocêntrica manifestava-se em obras de arte nos tratados filosóficos. Isso significa dizer que os sentimentos, formas e instituições humanas eram pensadas e observadas com grande atenção¿. (Brasil Escola) A partir do texto acima e tendo como base a visão antropocêntrica de mundo, assinale a alternativa correta:
	
		
	
	Somente uma certeza pode ser inferida: nem o Teocentrismo tampouco o Antropocentrismo explicam a criação do mundo;
	
	A visão teocêntrica de mundo não é uma criação da mente humana, é Deus falando por intermédio dos homens;
	
	A criação do mundo foi uma obra inquestionável de Deus;
	
	A fé remove montanhas;
	
	Nenhuma das alternativas é correta.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
	O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
	
		
	
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais.
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar.
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
	Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos ¿ Kaspar Hauser, Tarzan, Mogli -, apresentando comportamentos compatíveis com os demais seres humanos. Sobre histórias como estas, assinale a alternativa que corresponda ao que diz a Sociologia:
	
		
	
	Mesmo em isolamento social, podem, por meio da socialização, aprender o que é comum aos indivíduos que vivem em grupos.
	
	Eles podem ser considerados humanizados, mas não seres humanos.
	
	Para se tornar humano, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
	
	Apenas o convívio, por meio do processo de aprendizagem, chamado de sociabilidade, não nos torna humanos, pois é preciso ser igual a alguém da família.
	
	Mesmo em condições de isolamento, o ser humano é capaz de se tornar humanizado dado a sua sociabilidade.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
	O nome sociologia surgiu, no século XIX e era similar ao termo FÍSICA SOCIAL. O criador da sociologia, acreditava ser possível submeter a ciência da sociedade aos mesmos pressupostos metodológicos advindos das ciências naturais. Indique o nome do autor, criador da SOCIOLOGIA:
	
		
	
	Nicolau Copérnico.
	
	Francis Bacon
	
	Charles Fourier
	
	Saint - Simon.
	
	Auguste Comte
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
	A opções  destacam  explicações e características de  solidariedade orgânica, EXCETO:
	
		
	
	Em decorrência da nova divisão, os indivíduos executam tarefas que por serem especializadas, contribuem para o funcionamento do organismo social.
	
	Sua sobrevivência depende de muitos bens e serviços que outros podem oferecer e cada indivíduo se vê  ligado aos demais com  regras e princípios, sendo  típica do modelo capitalista.
 
	
	Predomina nas sociedades pré-capitalistas e se manifesta  através de costumes, religião e laços de família .
	
	Ela é fruto justamente das diferenças que ficam claras graças à nova divisão do trabalho.
	
	Refere-se a uma  nova divisão social do trabalho e à  segmentação da sociedade em diferentes esferas e ao surgimento de novas instituições, como estado, a escola ou a prisão.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
	A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova. (DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000). O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na:
	
		
	
	adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.
	
	formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social.
	
	incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político.
	
	vinculação com a filosofia como saber unificado
	
	reunião de percepções intuitivas para demonstração.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
	Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
	
		
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
	Uma instituição social que se relaciona com todas as demais práticas da vida social e é também um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido, refreando as paixões humanas frente a um poder moral que os indivíduos respeitem. Seus fins variam de acordo com os estados sociais e estão relacionados com as necessidades de um determinado tempo e lugar. Na teoria de Durkheim, o trecho acima define o conceito de:
	
		
	
	Fato Social
	
	Solidariedade Social
	
	Divisão Social do Trabalho
	
	Sociedade
	
	Educação
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
	Existem várias definições para a palavra ideologia, mas Karl Marx em sua obra A ideologia alemã, elabora seu conceito de ideologia. O que significa este conceito segundo Marx?
	
		
	
	Ideologia é um movimento político que defende uma democracia baseada nos ensinamentos e princípios cristãos, tais como a liberdade, a solidariedade e a justiça
	
	Uma ideologiaé uma visão abrangente, uma maneira de olhar as coisas como em várias tendências filosóficas, ou um conjunto de ideias.
	
	Ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.
	
	A ideologia é um conceito crítico. É a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência. Isso ocorre segundo interesses que nem sempre são conscientes ou voluntários.
	
	Ciência das ideias, muitas vezes associada a doutrinas ou mitos, a movimentos políticos ou culturais.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
	Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de:
	
		
	
	Max Weber
	
	Lévi-Strauss
	
	Antonio Gramsci
	
	Karl Marx
	
	Émile Durkheim

Continue navegando