Buscar

Relato de experiência PORTFÓLIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RU:
POLO DE APOIO PRESENCIAL
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DOCÊNCIA EM SALA DE AULA: DA TEORIA À PRÁTICA
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que o processo de aprendizagem não resume apenas em ensino fundamental e médio, é necessário após essa fase uma busca de aperfeiçoamento pessoal, algo que no futuro possa trabalhar e seguir uma carreira. Hoje em dia a tecnologia está ajudando e muito aos que querem e necessitam dessa formação, considerando que a formação é primordial para a busca do desenvolvimento social, econômico e cultural que só recebemos através da educação de acordo com a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
2 DESENVOLVIMENTO 
Na primeira etapa de ensino o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é a escola, ensino fundamental e médio nas quais as responsabilidades eram somente estudar, sem preocupações com trabalho e casa, porém aquela época os métodos de ensino eram outros, eram mais fáceis que a faculdade porém não era usado muita tecnologia, tudo era mais trabalhoso e manual, hoje a tecnologia é uma ferramenta muito utilizada e usada como meio de facilitação para a aprendizagem.
Ingressar em uma universidade de ensino superior, passa primeiramente o fato da escolha do curso, muitas opções e variedades a ser escolhida, mas não é simples, pois deverá ser uma apuração sensata, não escolher apenas com o coração, fazer um levantamento a respeito do mercado de trabalho referente ao curso escolhido, pois a formação continuada é primordial para crescimento profissional e intelectual do indivíduo, e a escolha de uma graduação que envolve a educação é estar caminhando rumo ao aprendizagem constante, pois a pedagogia é uma fonte ampla, o formando poderá atuar em diversas áreas da educação assim como levará o conhecimento a muitas mentes que estão em formação.
Nessa perspectiva a escolha pelo ensino a distância leva-se ao fato que é um meio facilitado de estudo para quem trabalha por longos períodos distante de casa e ainda estuda, tendo como recurso estudar no seu tempo, hora e lugar, por muitas vezes sem precisar sair de casa, pois as tecnologias que lhes permitem estudar estão ao alcance da cada um, só é necessário ter internet, computadores ou netbooks que estará apto a estudar a distância, conforme decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 Art. 1o  Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Para poder acessar essa modalidade de ensino a distância é necessário que o aluno faça planejamentos, crie uma rotina de estudos, correr atrás para buscar conhecimentos, pois ao mesmo tempo que tudo está ali esperando para ser aberto, é importante que o aluno amplie sua rede de investigação e principalmente saber navegar com facilidade para estar por dentro da tecnologia usada.
3 CONCLUSÃO
As principais expectativas em formar-se na faculdade é de levar a educação para quem está formando a mente e poder contribuir com a geração que está por vir, é mais que somente ter uma profissão é abrir horizontes e contribuir para a interação social e cultural do indivíduo. Segundo Dewey “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.
Visto isso a formação em ensino a distância, serve como base assim como qualquer outro nível de educação para quem busca um certificado e a busca do desenvolvimento pessoal e intelectual, passa a ter uma visão ampliada do mundo, essa é a expectativa colocada acima de tudo, antes de ingressar numa instituição de ensino.
REFERENCIAS
BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Diretrizes e bases da educação nacional.Presidência da República - Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 27 de março de 2017.
DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm> Acesso em :27 de março de 2017.

Outros materiais