Buscar

FISIOTERAPIA ESPORTIVA AVALIANDO O APRENDIZADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA ESPORTIVA
	Avaliando Aprend.: SDE0102_SM_200902101229 V.1 
	Aluno(a): BRUNA KARINE AUGUSTO FIGUEIREDO
	Matrícula: 200902101229
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	30/04/2018 12:16:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:200902246009)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fisioterapia no esporte é uma área que se encontra em crescimento seja no âmbito amador, seja no de alta performance. Atuar juntamente a uma equipe multidisciplinar faz com que o desempenho do atleta seja de qualidade. Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor). Para que este trabalho seja ainda mais estreito entre a equipe mostra-se necessário uma aproximação da modalidade praticada. Por este motivo, marque a opção que mostra a necessidade do conhecimento do Fisioterapeuta na prática e na avaliação do atleta em questão.
		
	
	Aspectos ambientais, condições e dinâmicas de jogo e vestimenta da atividade.
	
	Gestual desportivo, vestimenta da atividade e aspectos ambientais.
	
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo e Conhecimento da equipe adversária.
	 
	Conhecimento da modalidade, gestual esportivo, individualidade do atleta e condições e dinâmicas de jogo.
	
	Conhecimento da equipe adversária, condições e dinâmicas de jogo, gestual desportivo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200902260921)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma avaliação cinesiofuncional pré competição bem realizada fornece ao fisioterapeuta importantes informações uteis na elaboração de trabalhos futuros. Podemos considerar a avaliação cinesiofuncional pré competição importante para a montagem de um plano de:
		
	
	Avaliação pré cirúrgica
	
	Treinamento técnico tático
	
	Treinamento aeróbio especifico
	 
	Prevenção de lesões
	
	Treinamento específico com bola
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200902857192)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um atleta profissional de basquete, durante um treinamento, sofreu um pequeno impacto traumático no músculo quadríceps. Ao ser avaliado pelo fisioterapeuta, ainda na quadra, apresentou dor local (EVA=4), hemorragia escassa e leve aumento da sensibilidade pontual do trauma; contudo não houve restrição na amplitude do movimento. Acerca do tratamento, analise as afirmativas. I - O tratamento deverá ser imediato, incluindo repouso, crioterapia, compressão e elevação. II - O procedimento inicial de compressão deverá ser realizado associado com a terapia de calor. III - Inicialmente, a massagem e o ultrassom pulsado deverão ser utilizados para diminuir o metabolismo IV - Se for utilizada, a terapia de calor não deverá ser iniciada enquanto a fase crônica da lesão não estiver visivelmente concluída
		
	 
	F,F,F,F
	
	F,F,V,V
	
	V,V,F,V
	
	V,V,V,V
	
	F,V,F,V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200902857224)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quando um atleta encontra-se lesionado, sabemos que necessitamos viabilizar ao máximo seu tempo de recuperação. Vários métodos fisioterapêuticos podem ser utilizados visando este objetivo. Qual destes atua melhorando a capacidade de multiplicação celular, estimulando o crescimento dos filamentos nervosos lesionados, aumentando o limiar de dor e eliminando os metabólitos inflamatórios?
		
	
	Microcorrente
	
	Crioterapia
	
	Termoterapia
	 
	Laser
	 
	Ultrasom
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200902870697)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na reabilitação do atleta, as modalidades fisioterapêuticas auxiliam na recuperação do atleta, propiciando retorno às atividades esportivas. com relação a esta afirmativa, marque a alternativa CORRETA.
		
	 
	Laser de baixa potencia é um dispositivo que concentra alta energia em um raio estreito de luz, podendo ser indicado em casos de formação de bolhas.
	 
	Modalidades crioterápicas tem ação na diminuição o desconforto após o recondicionamento e reabilitação atlética indicadas em fases crônicas.
	
	A estimulação elétrica transcutânea (TENS) pode ser usada após período de imobilização, com eletrodos no ponto motor muscular, com objetivo de fortalecimento.
	
	A estimulação elétrica funcional (FES) pode ser utilizada para iontoforese de substâncias analgésicas, nos casos de pontos gatilho.
	
	O ultrassom produz vibrações acústicas e tem efeitos fisiológicos térmicos e não-térmicos, sendo o de 3MHz indicado no tratamento de musculaturas profundas.

Outros materiais