A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
78 pág.
Nutrição Experimental simulado 2015

Pré-visualização | Página 2 de 24

tem maior susceptibilidade a abortos espontâneos.
(   ) Ratos Outbred são caracterizados pelo conjunto de características que constitui cada linhagem - genes que sofrem menor ou maior grau de influências ambientais.
(   ) Ratos Inbred possuem uma alta heterozigose, levando a uma diversidade genética.
(   ) Resultado de 20 gerações consecutivas de acasalamentos entre irmãos, ou pais e filhos, obtém um índice de homozigose de 99%, o que torna tais animais os mais idênticos possíveis que se pode obter.
(   ) Animais consanguíneos constituem a cada linhagem - genes que sofrem menor ou maior grau de influências ambientais , logo a manutenção desses animais deve ser feita de maneira rigorosa, de modo que as variações, através das gerações sejam mínimas.
		
	 
	V, F, F, V, V
	
	F, F, F, V, V
	
	V, F, F, V, F
	 
	V, F, V, V, V
	
	V, F, F, F, F
		
	
	1a Questão (Ref.: 201302168591)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	11. Considerando os aspectos éticos e morais da pesquisa de animais em experimentos científicos (UFMA/2011) I. A possibilidade de geração de novos conhecimentos é justificativa suficiente à realização de protocolos experimentais com animais. II. Toda e qualquer proposta de investigação deve ser analisada sob os seguintes critérios: geração de conhecimento, ser realizável e relevância. III. A inadequação metodológica resulta em inadequação ética, pois pode resultar em geração de conhecimento incorreto com uso desnecessário de animais. IV. A prática da execução pode ser avaliada durante o experimento, a partir da observação das respostas ou procedimentos testados. É correto afirmar que
		
	 
	III e IV estão corretas
	 
	II e III estão corretas
	
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	Todas estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302055684)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A organogênese de roedores é diferente da organogênese humana. Dependendo do órgão a ser estudado é necessário aguardarmos o período pós-natal para que toda a organogênese seja terminada. Ao elaborarmos um projeto de pesquisa que objetive estudar a organogênese através de da manipulação da dieta materna, é importante que as mães sejam alimentadas com esta dieta:
		
	 
	durante a gestação e os 10 primeiros dias da lactação
	 
	somente durante a lactação
	
	durante a gestação e 15 dias de lactação
	
	durante todo o período de gestação
	
	durante a gestação e toda a lactação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302509493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os documentos referências utilizados para elaboração dos Códigos de Ética envolvendo pesquisa com seres humanos estão listados na alternativa:
		
	
	Código de Defesa do Consumidor (1990) e Declaração de Helsinki (1964) - pós Primeira Guerra Mundial
	 
	Código de Nuremberg (1947) e Declaração de Helsinki (1964) - pós Segunda Guerra Mundial
	
	Declaração de Helsinki (1964) e Resolução do Conselho Nacional de Saúde (1996) - a paritr do século XXI
	
	Declaração dos Direitos Humanos (1948) e Código de Nuremberg (1947) - pós Segunda Guerra Mundial
	
	Código de Nuremberg (1947) e Declaração de Helsinki (1964) - pós Primeira Guerra Mundial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302056670)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a única sentença correta sobre Pesquisa Experimental:
		
	
	A pesquisa experimental, deste que submetida à avaliação pelo Comitê de Ética para o Uso de Animais em pesquisa (CEUA) não oferece risco nenhum aos sujeitos da pesquisa, pesquisadores e meio ambiente.
	 
	A pesquisa experimental deve seguir os preceitos da Biossegurança, mediante o planejamento estrutural das instalações, determinação dos níveis de contenção física, utilização apropriada de equipamentos de proteção individual e emprego dos procedimentos de boas práticas laboratoriais.
	
	O objetivo da Biossegurança em pesquisas experimentais é garantir o destino do lixo contaminado.
	
	Doenças em roedores não interferem no resultado das pesquisas, mas falta de padronizações de linhagens interfere. 
	
	Toda pesquisa experimental causa danos ambientais, e pode também causar danos aos pesquisadores e risco de vida aos sujeitos da pesquisa; sendo assim, só é empregada quando os benefícios justificam os danos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302055656)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Trabalho 1: Após um período de linha de base de 20 dias (livre acesso a alimento e água), submeteram quatro ratos Wistar (dois machos e duas fêmeas) a períodos intercalados de restrição e livre acesso ao alimento: 12 horas de restrição, durante o período noturno, seguidas de 12 horas de acesso livre, durante o dia; esse ciclo teve duração de 30 dias. Em seguida, houve interrupção da restrição por 5 dias. A seguir, um novo período de 10 dias de restrição foi iniciado no qual o acesso ao alimento era restrito durante 17 horas e liberado por 7 horas; finalmente, houve uma nova interrupção da restrição por 41 dias. Durante todo esse período, os animais tinham livre acesso à água. Além disso, dois ratos Wistar (um macho e uma fêmea) foram animais controle: permaneceram durante todo o período com livre acesso a água e alimento.
Trabalho 2: Os pesquisadores acompanharam as flutuações de peso de 29 ratos machos Wistar, esde o 5º até o 217º dia de vida. Em uma primeira fase (do 5º ao 106º dia de vida), os animais dispunham de comida e água livres para consumo; essa fase foi encerrada quando o ganho de peso mostrou alguma estabilidade. Na fase seguinte (do 107º ao 217º dia de vida), os animais foram divididos em três grupos: grupo ad lib (10 animais), grupo restrição hídrica (10 animais) e grupo restrição alimentar (9 animais). O grupo ad lib permaneceu nas mesmas condições da primeira fase; o grupo restrição hídrica passou a receber 23 ml de água por dia (mantendo o consumo livre de alimento); o grupo restrição alimentar passou a receber uma quantidade fixa de alimento por dia: 13 g de ração (posteriormente, aumentada para 15 g e 17 g), tendo livre acesso à água. Tais restrições foram interrompidas por duas vezes (na primeira por um período de 15 dias, e na segunda por um período de 5 dias).
Usando os textos acima julgue as opções e marque a alternativa que acredita está correta
I. No segundo texto o grupo controle é o grupo ad lib.
II. O uso de fêmeas e machos no primeiro estudo pode ter sido aplicado para verificar o efeito de estado de inanição em homens e mulheres.
III. No segundo estudo o fato dos ratos estarem no 5º dia útil já participando da pesquisa de restrição compromete a vida deles.
		
	
	Se II e III estiverem corretas
	 
	Se I, II e III estiverem corretas
	 
	Se I e II estiverem corretas
	
	Se I e III estiverem corretas
	
	Não existe alternativa correta
		
	1a Questão (Ref.: 201302055528)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta sobre contenção adequada de ratos e camundongos.
		
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Deve-se conter o animal com firmeza, levantar o rato pela pele da região cervical com o dedo indicador e o polegar, deposita-se sobre a palma de uma das mãos, cobrindo o animal com a outra, fazendo uma leve pressão.
	
	Levantar o rato pela cauda, deposita-se sobre a palma de uma das mãos, cobrindo o animal com a outra, fazendo uma leve pressão, mas com firmeza.
	
	Colocar o animal sobre uma superfície, prende-se a pele da região pélvica com o polegar e o indicador e a cauda entre o quarto dedo e o dedo mínimo.
	 
	Colocando-se o animal sobre uma superfície, prende-se a pele da região cervical com o polegar e o indicador e a cauda entre os outros dedos e a palma da mão, para a limitação total de seus movimentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302056731)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo:
 
I. A AIN-93 visa padronizar e garantir o aporte