Buscar

APOL 5 - PROJETOS E PRODUÇÃO-100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5
A essência de um estudo, seja ele um projeto, seja ele plano, está na conclusão, que deve estar fundamentada em deduções lógicas e corresponder aos objetivos do projeto como um todo. Sobre a conclusão do projeto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) A conclusão não constitui um resumo do projeto, mas deve explicitar os resultados qualitativos e quantitativos, assim como as consequências da adoção ou não do projeto, ressaltando seu alcance e suas contribuições. 
(  ) A conclusão deve apresentar uma visão isolada do corpo do projeto, suas etapas, fatores e subdivisões devem ser considerados à parte. 
(  ) A conclusão deve ser sustentada nos dados inferidos das diversas etapas e fatores do projeto e reforçar alguns conceitos importantes e relevantes para justificá-lo. 
(  ) Deve conter, ainda, a justificativa da rentabilidade e a análise da contribuição do projeto no contexto interno empresarial, sem consideração da realidade local e regional. 
(  ) Quando a elaboração do projeto chega ao término, podemos afirmar que é o fim do projeto, porque muitas atividades não precisam mais ser realizadas depois de sua produção.
	
	A
	V – V – V – V – F
	
	B
	V – F – F – F – F
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F – F
Questão 2/5
O chamado 5S’s é uma técnica japonesa que se tornou realidade em muitas empresas. Sendo ela constituída das iniciais de cinco palavras iniciadas por S, que em japonês significam várias atitudes em relação ao trabalho, tal técnica vendo sendo aplicada em muitos processos de educação e treinamento, sendo utilizada pela maioria dos consultores, quase sempre como ponto de partida para programas de implantação de qualidade.
 
As cinco palavras são: SEIRI; SEITON; SEISOU; SEIKETSU; SHITSUKE.
 
Leia abaixo:
 
Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar de cada peça. Feito isso, devemos retirar do ambiente tudo o que não precise estar ali. A vantagem é que são eliminados os desperdícios – o espaço físico é liberado -, ao descartarmos informações e controles desnecessários ou ultrapassados, e criarmos facilidades de trânsito interno, melhor organização, economia e aumento de produtividade.
 
Qual 5S’s foi citado acima? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	SEIRI;
	
	B
	SEITON;
	
	C
	SEISOU;
	
	D
	SEIKETSU;
Questão 3/5
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos.
 
Leia abaixo:
“Um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.”
 
De acordo com o que estudamos sobre OS SETE DESPERDÍCIOS DA TOYOTA, identifique abaixo qual foi citado acima:
	
	A
	EXCESSO DE PRODUÇÃO
	
	B
	TEMPO DE ESPERA
	
	C
	TRANSPORTE
Questão 4/5
A estrutura legal e jurídica da empresa afeta diretamente os projetos, pois esses fatores afetam as decisões econômicas — necessidade de assinatura de contratos de financiamentos, de fornecimento de insumos e gozo de benefícios fiscais concedidos pelo governo. Assinale a alternativa correta que apresenta apenas componentes de ordem legal.
	
	A
	Tamanho do projeto.
	
	B
	Recursos totais investidos.
	
	C
	Objetivo social.
	
	D
	Acesso à tecnologia.
Questão 5/5
De acordo com o que estudamos sobre os 5S’s, relacione a COLUNA A com suas respectivas características na COLUNA B  e após selecione a alternativa correta:
 
COLUNA A
1- SEIRI
2- SEITON
3- SEISOU
4- SEIKETSU
5- SHITSUKE
 
COLUNA B
(  1 ) Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça.
( 2  ) Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações.
( 3  ) A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc.
(  4 ) Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles.
(5   ) Consiste em praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
	
	A
	1; 2; 3; 4; 5
	
	B
	2; 3; 1; 4; 5
	
	C
	5; 4; 3; 2; 1
	
	D
	4; 5; 3; 2; 1

Outros materiais