Buscar

REVISÃO AV1 PSI.SOCIAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Este estudo dirigido pode ser feito em duplas ou individualmente
Vale 02 pontos que serão somados a nota da AV1
Descreva o panorama científico do momento em que a psicologia foi estabelecida enquanto ciência.
R:
Explique a psicologia social (Volkerpsychologie) desenvolvida por Wundt.
R: Desenvolve estudos sobre temas como pensamento, linguagem, cultura, mitos, religião, costumes, entre outros fenômenos. Segundo Wundt, esses fenômenos são coletivos e não poderiam ser explicado somente pela consciência individual. E pelo seu preposto método experimental da introspecção, ele indica ter como limitação a incapacidade de uma consciência individual fornecer a historia do pensamento humano.
Explique a concepção filosófica do materialismo histórico dialético.
R: Concepção filosófica que discute, critica e defende a relação mútua entre o organismo, o ambiente e os fenômenos físicos que moldam os comportamentos, a sociedade e a cultura. Opondo-se a visão filosófica do idealismo que atribui às forças divinas e sobrenaturais aos eventos socioambientais.
Como a teoria de Vigotsky concebe o ser humano?
R: Produto histórico e social de seu tempo e a sociedade é o resultado da produção histórica do homem por meio do trabalho, que constrói a vida material e as idéias.
Explique como a nova ordem capitalista influenciou no surgimento da psicologia.
R: Através da valorização da liberdade e individualidade do homem. A individualidade é um “bem” do sistema capitalista e o homem em sua individuação apropria-se da ideia de “mundo interno e do sentimento do EU”. Por isso se fez necessário uma ciência que investigue os fenômenos psicológicos.
Dê o conceito de representações sociais.
R: Um conjunto de conceitos, preposições e explicações originadas na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, aos mistos e sistemas de crenças das sociedades tradicionais. Podem também ser vistas como a versão contemporânea do senso comum.
Qual é a principal vantagem do estudo das representações sociais?
R: Estudar representações sociais de um grupo é buscar entender como esse grupo constrói os saberes que expressam a sua identidade e conjunto de códigos que regem este mesmo grupo. A principal vantagem desse estudo é a capacidade de exibir uma realidade da qual, muitas vezes, as pessoas não se dão conta, entretanto, possui grande poder mobilizador. Por conseqüência, se faz útil estudá-la a fim de descobrir como essa realidade atua na motivação das pessoas, para que estas façam determinado tipo de escolha
Explique os conceitos de ancoragem e objetivação, segundo a teoria das representações sociais.
R: Objetivação: É o processo através do qual as representações complexas e abstratas se tornam simples e concretas. Ex: A imagem de Deus (abstrato) relacionado a PAI (concreto). Ancoragem: Processo de transformar algo estranho e perturbador em algo comum, familiar. Objetivação cria a realidade em si; A ancoragem lhe dá significação;
Quais são as quatro funções das representações sociais?
R: Função do saber: As representações sociais dão uma explicação e um sentido a realidade. Função de orientação: A sua função de explicação repercute ao nível da ação. Função identitária: Construção de uma identidade social. 
Função de justificação: Os indivíduos explicarem e justificarem as suas opiniões e comportamentos.
Violência e agressividade são sinônimos? Justifique sua resposta.
R: A agressividade é inerente a todo ser humano. Garante a sobrevivência e a disposição para vencer obstáculos. A violência contém a marca da agressão física e ou psíquica que ultrapassa o aceitável, legal ou socialmente. É um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto.
Diferencie Violência Intrafamiliar e Violência Doméstica.
R: Violência Intrafamiliar: Qualquer tipo de relação de abuso praticado no contexto privado da família contra qualquer um dos seus membros. Pode ser através de maus tratos físicos, psicológicos, sexuais, econômicos ou patrimoniais. É Toda ação ou omissão que prejudique o bem estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. 
Violência Doméstica: Distingue-se da anterior por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. 
De os conceitos de violência: Sexual, física, psicológica, econômica ou financeira, institucional, estrutural, urbana, simbólica, assedio moral, bullying.
R: Violência Sexual: ação por meio da força que obriga a pessoa ao ato sexual contra a sua vontade. Ocorrem em situações como estrupo, sexo forçado no casamento, abuso sexual infantil, abuso incestuoso e assédio sexual.
Violência Física: tentar ou causar dano não acidental, por meio de uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas.
Violência Psicológica: é toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à autoestima, á identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Pode ser através de insultos constantes, humilhação, desvalorização, chantagem.
Econômica ou financeira: são todos atos destrutivos ou omissões do agressor que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui roubo, destruição de bens pessoais ou de bens da sociedade conjugal, recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos da sobrevivência da família, uso de recursos econômicos de pessoas idosas.
Violência Institucional: exercida nos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços.
Violência Estrutural: Nega a cidadania para alguns indevidos ou determinados grupos. Acontece por meio de descriminação social contra os “diferentes”.
Violência Urbana: classificada como violação da lei penal, como assassinatos, roubos, sequestros...
Violência Simbólica: Nas relações sociais onde o vinculo é de domínio /submissão, os dominados, inconsciente e involuntariamente, assimilam os valores e a visão do mundo dos dominantes e desse modo tornam-se cúmplices da ordem estabelecida sem perceberem que são as primeiras e principais vítimas dessa mesma ordem. Ocorre com as imposições de que: homem não chora; que um menino que gosta de brincadeiras menos agressivas é um “mariquinha”, que certas profissões são impróprias para homens, etc.
Assédio Moral: acontece entre pessoas de hierarquias diferentes - do professor para o aluno, do chefe para com seus subordinados.
Bullying: é uma situação de agressão física e/ou psicológica, com características próprias, que acontece entre pares ( alunos, professores, funcionários, não importa a idade). Não existe uma relação hierárquica. O que existe é uma relação de força.
A violência obstétrica se caracteriza como qual tipo de violência?
R: Violência Institucional. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional.

Outros materiais