Buscar

10 Questoes

Prévia do material em texto

Acerca das características essenciais dos títulos de crédito, podemos enumerar corretamente as seguintes:
	
	a.
	literalidade, cartularidade e inegociabilidade
	
	b.
	cartularidade, literalidade e confiança
	
	c.
	incorporação, desvinculação e negociabilidade
	
	d.
	autonomia, incorporação e circularidade
	
	e.
	autonomia, literalidade e cartularidade
2-Os requisitos essenciais da nota promissória são determinados pelo artigo 75 da Lei Uniforme de Genebra. Assinale a alternativa que está em desacordo com o referido artigo: 
	
	a.
	A nota promissória só será válida se conter em seu corpo o número da fatura e a declaração do reconhecimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite, cambial.
	
	b.
	A denominação “Nota Promissória” deve ser inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título. 
	
	c.
	A promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada é elemento essencial na emissão de uma nota promissória.
	
	d.
	A época, a indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento e da data em que a nota promissória é passada são elementos essenciais sem os quais o título torna-se nulo.
	
	e.
	A nota promissória admite o endosso e o aval, bem como o protesto por falta de pagamento.
3- Os títulos de crédito podem ser classificados baseando-se em diferentes critérios, leia as afirmativas a seguir:
I. Quanto ao modelo, o título pode ser livre quando não precisa atender a nenhuma forma própria prescrita em lei, bastando para sua validade a observância dos requisitos legais, como a nota promissória e a letra de câmbio.
II. Quanto à estrutura, o título pode consistir numa ordem de pagamento, como o cheque, a letra de câmbio, ou, ainda, a duplicata.
III. Quanto às hipóteses de emissão, o título pode ser: Não causal, ou abstrato, ou Causal, emitido para documentar determinados créditos.
IV. Quanto à circulação, o título vinculado pode ser ao portador.
Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	a.
	Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	
	b.
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	c.
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	e.
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	
4- Sobre a definição de crédito e sua função na sociedade moderna, assinale a alternativa que melhor descreve a relação entre confiança e o desenvolvimento das atividades comerciais: 
	
	a.
	O crédito somente pode ser reconhecido como aspecto da confiança quando as trocas comerciais e valores são efetivados de modo imediato.
	
	b.
	Nas relações jurídicas, pode-se afirmar que, em regra, o crédito é um direito do devedor que necessita de meios e recursos baseados na confiança adquirida no mercado para fazer cumprir suas obrigações.
	
	c.
	O crédito precisa, para se desenvolver de maneira harmoniosa, de uma relação de confiança entre as partes e de tempo para que se conclua a relação com a efetiva concretização do pagamento.
	
	d.
	Nas relações jurídicas, pode-se afirmar que, em regra, o crédito é um direito do devedor que necessita de meios e recursos baseados na confiança adquirida no mercado para fazer cumprir suas obrigações.
	
	e.
	Não existem bases empíricas para se afirmar que o desenvolvimento das relações creditícias foi fator preponderante para a expansão das atividades econômicas do mundo moderno.
5- O protesto é o ato formal e solene necessário para a produção de determinados efeitos jurídicos. Sobre isso, pode-se afirmar verdadeiramente que:
	
	a.
	O protesto por falta de pagamento tem por principal finalidade provar que o sacado recusou-se a aceitar a ordem de pagamento dada pelo sacador, produzindo assim o vencimento antecipado do título de crédito.
	
	b.
	Existem três formas de protesto: por falta de endosso, por devolução do título ou por excesso de pagamento.
	
	c.
	O protesto é um ato cambiário que, na modalidade por falta de pagamento, produz vencimento antecipado do título.
	
	d.
	 O protesto por falta de aceite tem por principal função provar que o devedor principal se recusou a pagar o título de crédito, razão pela qual passa a ser assegurado o direito de cobrar o título de seus codevedores. 
	
	e.
	O protesto por falta de aceite tem por principal função provar que o sacado recusou-se a aceitar a ordem de pagamento dada pelo sacador, produzindo assim o vencimento antecipado do título de crédito. 
6- Há várias modalidades de endosso: em preto, em branco, impróprio, mandato e caução. Acerca dessas modalidades, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a.
	O endosso-mandato é aquele em que o endossatário é identificado com o seu nome pelo endossante no ato de transferência do título.
	
	b.
	O endosso-caução serve para que o credor exerça os direitos decorrentes do título de crédito em nome do endossante.
	
	c.
	No endosso em branco, o endossatário não é identificado pelo endossante no ato de transferência do título, que passará a circular pela simples tradição.
	
	d.
	O endosso em branco exige autenticação da assinatura do endossante em cartório de registro civil para poder produzir seus efeitos. 
7- Os atos cambiários são aqueles que podem ser praticados para fins de transferência de títulos de crédito. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma modalidade de ato cambiário: 
	
	a.
	Endosso em branco
	
	b.
	Endosso em preto
	
	c.
	Protesto por falta de endosso
	
	d.
	Aval
	
	e.
	Aceite
O aval é o ato cambiário pelo qual...
8- Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	... o avalizado assume a obrigação de pagar, total ou parcialmente, o título, nas mesmas condições que um devedor desse título.
	
	b.
	 ... o avalista garante determinada obrigação assumida pelo avalizado em título de crédito.
	
	c.
	... o avalista assume a integralidade das obrigações previstas no título de crédito automaticamente, sendo considerado devedor-solidário e pode ser acionado juridicamente alternativamente ao titular.
	
	d.
	 ... o avalista permite que o avalizado seja legitimado na posse sobre um título de crédito, sem lhe transmitir o direito creditício.
	
	e.
	... o avalizado pode provar que o sacado recusou-se a aceitar a ordem de pagamento dada pelo sacador, produzindo assim o vencimento antecipado do título de crédito.
9- Os atos cambiários são aqueles que podem ser praticados perante um título de crédito. Faça a associação correta:
(A) Aceite    (B) Endosso   (C) Aval     (D) Protesto
(  ) é o ato formal e solene necessário para a produção de determinados efeitos jurídicos. Existem três formas: por falta de aceite, por falta de devolução do título (no caso de duplicata) ou por falta de pagamento.
(  ) é o ato cambiário pelo qual o avalista garante determinada obrigação assumida pelo avalizado em título de crédito.
(  ) é o ato cambiário pelo qual o sacado aceita a ordem de pagamento dada pelo sacador do título, vinculando-se ao pagamento do título como devedor principal.
(  ) é o ato cambiário pelo qual o credor de um título nominativo à ordem o transfere a terceiro, vinculando-se ao pagamento do título na qualidade de codevedor.
A sequência CORRETA é:
	
	a.
	C – B – D – A
	
	b.
	A – B – C – D
	
	c.
	D – C – A – B 
	
	d.
	D – A – B – C
	
	e.
	B – C – A – D

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes