Buscar

O Crack e suas Consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes.” (Antonio Nery Filho).
É impossível falar do crack e não associar tráfico de drogas, a criminalidade, prostituição, a doenças como DSTS e outas, mortalidade de jovens, crianças, adultos e até pessoas mais velhas usuários e cidadão que não tem envolvimento com o crack se tornam vitimas das consequências e marcas deixadas pelo uso abusivo da droga. A drogadição é um problema de saúde pública. Desde o surgimento do crack é considerada hoje uma das grandes expressões sociais do mundo moderno e se tornou objeto de estudo do assistente social.
Qual a representação social do uso do crack em nossa sociedade, ou seja, como a população compreende esse problema?
O crack é uma droga que tem ação sobre o cérebro e que trás ao usuário várias sensações logo após ser tragada cai na corrente sanguínea e entre 10 a 15 segundo, o crack inunda o celebro com a dopamina que é um neurotransmissor relacionado á sensações de prazer e motivação e ainda causa aumento da frequência cardíaca e da temperatura corpórea,dilatação das pupilas e sensação de poder,força e euforia. E devido prazeres o usuário passa a precisar de doses cada vez maiores para alcançar o mesmo efeito. 
Historicamente como ocorreu a relação urbanização x população? Há exclusão nos diferentes momentos de expansão urbana no Brasil. Em 1808 com a chegada da família Real: em 1903/4 com as reformas de Pereira Passos. O mesmo ocorre em São Paulo?
 Com chega à família real em 1808, muitas pessoas foram expulsas de suas casas, para poder acomodar a família real e a corte portuguesa. Houve uma limpeza nas ruas, pinturas nas fachadas buscando a urbanização. E a camada mais pobre e quem sofriam com essa situação, pois tinha que abandonar suas moradias. As reformas de 1903 serviram para urbanização, mas com ela trouxe o aumento da desigualdade social entre a população. Foi um período de mudanças, abertura de ruas, a construção de estradas e avenidas, a construção do Teatro Municipal, houve melhoria como abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro, alicerçada a beleza da urbanização, vem a vários problemas que afetou a vida da população mais pobre.
Quais as consequências emocionais/ afetivas do dependente químico e familiares? Qual é o papel da família no processo de estruturação emocional/ afetiva do dependente químico?
 O uso do crack faz com que dependente perca a identidade e a autoestima, deixa de ter os mínimos cuidados com a higiene pessoal e alguns chegam a perder mais de dez quilos em uma semana. Em alguns casos, o usuário sofre alucinações, delírios e sintomas paranoicos como; sensação de estar sendo vigiado ou perseguido. O usuário, muitas vezes, torna-se inadequado, sem noção de comportamento em sociedade ou convivência. Ainda estão expostos a frequentes queimaduras no queixo, no rosto e nas mãos pela manipulação descontrolada de isqueiros e fósforos. Diante de todo o exposto o suporte familiar é indispensável no tratamento da dependência química do crack. Para que um familiar possa ajudar um dependente químico, é fundamental compreender que a dependência é uma doença e reconhecer a necessidade de buscar ajuda profissional. Manter a família unida e em condições de prestar apoio afetivo e social ao dependente também é indispensável para o sucesso do tratamento.
Conclusão
 
Ao realizar esse trabalho pude concluir que o crack destrói centenas de famílias todo dia. Muitos entram para a criminalidade e para a prostituição. Apesar do crack de ter um efeito sensação maior de bem-estar passa rapidamente, dando lugar a um verdadeiro pesadelo. O usuário do crack passa a querer usar a droga o tempo todo para fugir do mau estar provocado pela sua falta, e faz qualquer coisa pra adquiri-la. O dependente do crack abandona o trabalho, os estudos e todos aqueles que amam.
 Podemos ver que crack avança rapidamente em direção à dependência. Portanto, quanto mais precocemente o usuário for auxiliado, maior será sua chance de recuperação.
Referencias
ESSLER, F.; PECHANSKY, F. Uma visão psiquiátrica sobre o fenômeno do crack na atualidade. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 96-98.

Outros materiais