Buscar

Mediação aula 3 (1)

Prévia do material em texto

A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada 
	
	
	
	
	mediação.
	
	
	arbitragem.
	
	
	resolução.
	
	
	contenda.
	
	
	conciliação.
		As metodologias para a resolução alternativa de conflitos facilitam a definição e a administração - por indivíduos, organizações e comunidades dos próprios conflitos e o caminho para as soluções. A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflituosas. As novas metodologias levam precisamente a resolver os conflitos entre as partes de forma
	
	
	
	
	avaliativa, de modo a conseguir um acordo entre duas ou mais pessoas que transferem entre si algum direito ou se sujeitam a alguma obrigação.
	
	
	consensual, em que se busca obter a concordância de sentimentos ou ideias, obtendo-se a pacificação dos vínculos.
	
	
	altruísta, promovendo a dissolução de conflitos e a tranquilidade da alma, a favor do sossego das pessoas envolvidas.
	
	
	interventiva, promovendo o entendimento entre as partes, por intermédio de seus legítimos representantes, para concluir tratados, contratos ou convênios.
	
	
	colaborativa, promovendo a mudança mediante a busca de soluções consensuais e a construção de "lugares" sociais legítimos para os participantes.
	
		Os conflitos fazem parte do cotidiano da humanidade desde o início dos tempos como fenômeno sociológico, tanto nas relações familiares quanto nas relações sociais. É comum que conflitos sejam levados diretamente à Justiça sem que outros caminhos tenham sido tentados. A mediação constitui uma das diversas formas alternativas de solução de controvérsias capazes de evitar a judicialização dos conflitos. Sobre a atuação do mediador, é correto apontar que
	
	
	
	
	o mediador atua como um facilitador do diálogo entre pessoas a fim de que a negociação direta entre elas possa ser restabelecida.
	
	
	a mediação é regida pelo princípio da publicidade, que autoriza a divulgação e a utilização no processo das informações trazidas.
	
	
	a mediação guarda sintonia com o paradigma adversarial do contraditório, característico de toda lide consensual.
	
	
	o mediador faz o papel do juiz e é escolhido de comum acordo pelas partes, sendo comumente um técnico com grande conhecimento na área do conflito.
	
	
	o acordo sugerido na mediação tem a coautoria do mediador e das partes, o que evita os intermináveis recursos a outras instâncias.
		A mediação, como método de resolução de conflitos, não visa pura e simplesmente ao acordo, mas a atingir a satisfação
	
	
	
	
	dos interesses e das necessidades dos envolvidos no conflito.
	
	
	das partes, de modo rígido, pois não requer o conhecimento da interrelação das partes em conflito.
	
	
	na resolução de controvérsias, referentes a direitos na arbitragem, sendo que um terceiro recebe poderes de uma convenção arbitral para decidir pelas partes.
	
	
	das partes, em uma única reunião de conciliação, não sendo necessário dispender muito tempo para investigar toda a complexidade do contrato relacional em questão.
	
	
	entre as partes que se comprometem a levar os conflitos decorrentes do contrato à arbitragem.
		Com relação à mediação de conflitos, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
	O papel de mediador requer atributos indispensáveis como escuta e acolhimento da fala dos mediados, imparcialidade, confidencialidade, credibilidade e diligência. 
	
	
	Constituem regras da mediação: o respeito mútuo, a não-violência e a participação incentivada e não-voluntária no processo de mediação. 
	
	
	A mediação de conflitos é um processo informal em que não existe um modelo de atuação definido com etapas, diretrizes, princípios e regras. 
	
	
	A mediação de conflitos é uma categoria ontológica. 
	
	
	A mediação é um processo de resolução de conflitos em que uma terceira pessoa, parcial e independente, facilita o diálogo entre as partes para que melhor entendam o conflito e procurem alcançar soluções criativas e possíveis.
		A mediação é geralmente definida como a interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de decisão
	
	
	
	
	arbitral, no qual as partes podem quase sempre escolher seu próprio árbitro ou conselho de árbitros, o que lhes dá mais controle sobre a decisão do que se a terceira parte fosse indicada por uma autoridade ou agência externas.
	
	
	ilimitado e voluntário em que as pessoas em conflito solicitam a ajuda de uma terceira parte imparcial e neutra para tomar uma decisão por elas, com relação a questões contestadas.
	
	
	ilimitado, em função da abordagem legislativa da resolução de disputas como meio público de resolução de um conflito por intermédio de recurso à lei.
	
	
	circunstancial, em abordagem extralegal, incluindo procedimentos privados que as partes usam isoladamente ou com a ajuda de uma terceira parte para negociar um acordo não voluntário ou com a decisão de uma terceira parte, sancionada de modo privado ou público.
	
	
	limitado ou não autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo, mutuamente aceitável, com relação às questões em disputa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes