Buscar

Atividade de estagio III Cederj turismo TRABALHO ESTAGIO III

Prévia do material em texto

CONSÓRCIO CEDERJ / CECIERJ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSOS DE LICENCIATURA 
TURISMO/HISTÓRIA/GEOGRAFIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Aluna: Maria da Conceição Silva
Polo: Resende
Matricula: 14115100174
Disciplina: Estagio supervisionado III
Resende
2018
PLANO DE AULA PARA O 9º ANO
Primeira guerra mundial
Mostrado um vídeo sobre a primeira Guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo das grandes potências europeias.
A Grande Guerra, como era denominada antes de acontecer a Segunda Guerra Mundial, foi um conflito em escala global. Começou na Europa e envolveu os territórios coloniais.
Dois blocos enfrentaram-se: a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria e Itália, e a Tríplice Entente formada pela França, Inglaterra e Rússia.
A contenda envolveu 17 países dos cinco continentes como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.
A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.
Causas da Primeira Guerra Mundial
Vários fatores desencadearam a Primeira Guerra Mundial.
Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O extraordinário crescimento industrial possibilitou a Corrida Armamentista, ou seja: a produção de armas numa quantidade jamais imaginada.
O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar uma enorme desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.
Antecedentes
Acrescentamos as antigas rivalidades entre França e Alemanha, Rússia e Alemanha, e Reino Unido e Alemanha. Também os desentendimentos quanto às questões de limite nas colônias gerados pela Conferência de Berlim (1880).
O antigermanismo francês se desenvolveu como consequência da Guerra Franco Prussiana. A derrotada França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro. A rivalidade russo-germânica foi causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. Além de passar por regiões ricas em petróleo onde os russos pretendiam aumentar sua influência.
O antigermanismo inglês se explica pela concorrência industrial alemã. Às vésperas da guerra os produtos alemães concorriam em mercados que eram dominados pela Inglaterra.
Todas essas questões tornaram o conflito inevitável a medida que acirravam os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas. A rede de alianças era uma bomba armada pronta para explodir.
Em 1908, a Áustria anunciou a anexação da Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses sérvios e russos.
A fim de mostrar uma boa relação entre os novos súditos, o herdeiro do trono Austríaco, Francisco Ferdinando, fez uma visita à região junto com sua esposa.
No dia 28 de junho de 1914, um estudante bósnio assassinou o herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia.
Esse duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.
Responda o questionário:
1)Observe a gravura
(Gravura representando o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, 1914)
A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.
Resposta: Apesar de não ser o motivo que explica a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando é o evento responsável pela ativação das alianças militares já firmadas antes do conflito. Inicialmente, a declaração de guerra da Rússia contra o Império Austro-húngaro foi o primeiro passo para que outras potências europeias se envolvessem no confronto.
2) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustou a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
Resposta :Letra (B)
3)Com base na leitura do livro e do vídeo mostrado em sala de aula responda:
a) duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
Resposta: Para responder essa questão, basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos exércitos alemães. Já entre 1915 e 1918, a guerra de posições demonstra o maior equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra
b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.
Resposta: As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos. Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas.
4) Estabeleça a relação existente entre a Primeira Guerra Mundial e o desenvolvimento da Revolução Russa.
Resposta: Apesar de não justificar a eclosão da revolução, o envolvimento da Rússia na Primeira Guerra Mundial foi ponto fundamental para que o regime czarista chegasse ao seu fim. As mortes e recursos financeiros causados na guerra aprofundaram o desgaste para o governo russo que se desenvolvia desde o século XIX. De fato, foram os bolcheviques, participantes da “Revolução de Novembro”, que determinaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
5) Faça a leitura do seguinte texto:
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.
Resposta: Tratado de Versalhes.
b) Nessa questão é necessário apontar que a Alemanha foi vítima de uma “paz punitiva” ao ser obrigada a reduzir os seus exércitos e pagar pesadas indenizações para as nações que venceram o conflito. No pós-guerra essas exigências impuseram graves problemas sociais e econômicos ao povo alemão.
Resposta: Alemanha foi vítima de uma “paz punitiva” ao ser obrigada a reduzir os seus exércitos e pagar pesadas indenizações para as nações que venceram o conflito. No pós-guerra essas exigências impuseram graves problemas sociais e econômicos ao povo alemão.
Relatório
Realizei meu estagio no colégio Estadual Prefeito Francisco Fontes Torres, o mesmo sofre com falta de muitos professores e minha regente tutora precisa ser bem maleável pois diversas vezes é necessário apoiar outras turmas, meu papel foi de auxiliar o desenvolvimento das aulas e atividades para os alunos pois já tenho experiencia em sala de aula.
O questionário e feito de acordo com o assunto abordado no livro de história complementando com a explicação da regente tutora.
Foi mostrado um vídeo em sala de aula sobre a primeira guerra mundial onde os alunos se mostraram muito interessados. Na apresentaçãodo vídeo dava uma pausa e explicava cada acontecimento o que acontecia nos campos de batalha com os soldados e o porquê da guerra.
Pesquisamos também nos livros de história e fomos para sala de informática para procurar mais informações sobre a primeira guerra para poder responder o questionário sem dúvida nenhuma.
O questionário e o tema abordado funcionam como exercício de fixação para preparação da prova. 
Observei que os alunos têm mais interesse pela pesquisa do computador do que nos livros, pegamos também o dicionário para que pudéssemos tirar duvidas de palavras diferentes dentro da sala de aula.
Na hora de responder o questionário os alunos saíram muito bem esta turma e muito interessada, mostraram mais agitados na hora da pesquisa na internet.
Não encontrei dificuldade em dar aula para esta turma pois estive com eles no estágio I e II e agora no III conheço todos.

Outros materiais