Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL 6ª SÉRIE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Curso de Pedagogia
Polo: Valparaíso
ALUNOS
Tutor a distância: 
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
CIDADE
MAIO DE 2018
ALUNOS
Tutor a distância: 
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial e Competências Profissionais.
CIDADE
MAIO DE 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
	
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) como uma modalidade de ensino designada as pessoas que em sua idade adequada, não puderam ter acesso ou ter dado continuidade aos seus estudos durante o ensino fundamental ou médio. Ela tem como objetivo propiciar a alfabetização e/ou o crescimento intelectual com qualidade do discente.
Retornar aos estudos após anos pode ser difícil, porém atualmente a necessidade de se qualificar e estar preparado para o mercado de trabalho é um dos casos que mais motivam os alunos a se matricularem na EJA. Desta forma, é indispensável que as escolas estejam preparadas a oferecer um ensino adequado às suas necessidades profissionais. 
O presente trabalho tem como objetivo de aproximar o aluno do campo de trabalho da pedagogia empresaria, compreendendo o conceito de interdisciplinariedade, vivenciar as relações que podem ocorrer entre a educação e o mundo do trabalho na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA), elaborando um projeto de intervenção, visando motivar todos os alunos sobre a relação Educação Mundo do Trabalho, no qual, contribuirá para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
1. PROJETO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO
1.1 DADOS DO PROJETO
Tema do projeto: Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho
Nome da Escola: Escola Municipal “Construindo o Saber”
Público alvo: Alunos entre 25 e 35 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Empresa parceira: J. A. Organizações
Pedagoga responsável: Silvia
1.2 APRESENTAÇÃO
A educação é fundamental para qualquer ser humano, no qual, através dela consegue compreender melhor a si mesmo e o mundo ao seu redor. A Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo permitir as pessoas que por algum motivo, como o difícil acesso a escola, necessidade de trabalhar para ajudar no sustento familiar, entre outros, não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, para que possam retornar os estudos e recuperar o tempo que foi perdido. 
Diante de um mundo globalizado e competitivo e em consequência do desemprego, o jovem que quer um emprego precisa de qualificação, principalmente a conclusão da educação básica, pois somente desta forma conseguirá entrar no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente.
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo geral
	Motivar jovens e adultos estudantes do EJA a pensarem em novas relações sobre a educação e o mundo do trabalho frente a discriminações, desempregos e a falta de oportunidade que enfretam no cotidiano.
1.3.2 Objetivos específicos
Motivar todos os alunos do EJA a alcançar novas relações, estabelecer metas e melhorar suas perspectivas de vida;
Elaborar paletras e dinâmicas voltadas as profissões e o mundo do trabalho;
Propiciar a vivência de uma profissão/função escolhida pela turma por um dia;
Envolver os educandos da EJA com atividades que dizem respeito ao seu dia-a-dia;
Incentivar os alunos a buscarem novos métodos para se qualificar além dos estudos e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.
1.4 RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
As matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido menores no Brasil devido à falta de motivação em voltar a estudar que os jovens e adultos enfrentam, relacionados ao desemprego, falta de oportunidades e a discriminação, no qual, pesa negativamente ao processo de ensino e aprendizagem, pois para os alunos da EJA o desejo maior em retomar seus estudos é o de se preparar para o trabalho, ter autonomia e se dar bem profissionalmente. 
Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, desafiador e competitivo, torna-se importante o trabalho de concepções, currículos e metodologias voltados para o mundo do trabalho, além de professores adequados para tornarem possível que esse ensino seja de qualidade. Por isso, trazer o mundo do trabalho para sala de aula, torna o ensino mais atrativo, interessante e não apenas um meio para se adquirir um diploma.
1.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), realizada pelo Instuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2016 a taxa de analfabetismo entre 15 anos ou mais diminuiu cerca de 8% correspondente a 12,9 milhões de pessoas. 
	Muitos jovens e adultos não tiveram na infância, um ensino adequado ou a oportunidade de frequentar uma escola regular. Para Maia (2013, p. 14) muitos são os motivos para se abandonar o ensino regular, como:
Distância das escolas; o ingresso no mundo do trabalho para garantir a sobrevivência da família; a ajuda à família na agricultura de subsistência; a falta de adequação ao sistema escolar regular e até a falta de incentivo por parte dos pais e da família.
A Educação de Jovens e Adultos vai além do que um ensino na idade normal, pois jovens e adultos buscam qualificação para estar entrando no mercado de trabalho e/ou se especializando em uma área que sempre desejou. 
Para Costa (2013, p. 60), 
Pensar a educação de jovens e adultos significa, sobretudo, falar de jovens e adultos, trabalhadores-alunos, que formam e são formados ao longo da história, no seio das relações sociais de produção, marcadas pela exclusão e marginalização da maioria da população.
A educação é um direito social que todo e qualquer cidadão possui e nesta modalidade torna-se de grande importância, sendo necessário um ensino de qualidade, professores totalmente preparados para que os alunos sejam motivados e vejam o ensino muito mais que apenas uma oportunidade de adquirir um diploma, mas sim de grande importância para toda a sua vida.
Assim, para este ensino se tornar mais atrativo e interessante para os alunos da EJA, foi feita uma parceria com a empresa J. A. Organizações para trabalhar temas referentes ao mundo do trabalho.
	Este projeto de intervenção visa um aprendizado significativo para o aluno, onde por meio deste, o ensino ser tornará mais atrativo e interessante, pois os alunos terão a oportunidade de estar conhecendo o mundo do trabalho em sala de aula e pensando no EJA muito além de um meio para se adquirir um diploma.
1.6 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Promover um bate-papo com os alunos sobre seus sonhos e suas expectativas profissionais;
Apresentar informações sobre as diferentes profissões e caminhos de formação profissional;
Ampliar o leque de profissões conhecidas pelos estudantes;
Apresentar aos estudantes diferentes caminhos (cursos livres, cursos técnicos de nível médio, cursos de nível superior) de formação profissional;
Produzir um guia de cursos e profissões;
Identificar os sentidos e expectativas em relação à experiência de trabalho;
Incentivar que cada jovem, realize uma síntese individual sobre seus projetos de futuro profissional;
Em roda de conversa, escolher uma profissão/função para estar conhecendo e vivenciando por um dia;
Visitar a empresa parceira;
Palestras sobre o mundo do trabalho;
Dinâmicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes