Buscar

P1 História do Direito, com gabarito comentado 1° Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE E CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO DIREITO
PROFESSOR Flávio Antônio Mezacasa
DATA: 09.04.2018
1º Semestre Matutino – Turmas: “A” e “B”
Acadêmico (a): ___________________________________________________ RGM:_______
GABARITO PRELIMINAR DA P1
Observações sobre a prova e método de avaliação:
1- A prova é individual.
2 - Nos termos do §2º, do art. 1º, da Portaria 12, de 20/10/2014, “Nos dias de provas ou avaliações, os alunos não poderão ingressar e nem portar qualquer aparelho eletrônico no interior das salas de aula, sob pena de ser considerado ato atentatório à lisura do procedimento de avaliação, resultando em nota zero e impossibilidade de realização de prova substitutiva, sem prejuízo das sanções previstas no artigo seguinte”.O mesmo vale para qualquer outro meio eletrônico.
3- É proibida qualquer espécie de consulta. 
4- Qualquer consulta não autorizada, ou uso de equipamento eletrônico descrito no item 02 redundará em cola, com atribuição de nota zero e privação de se fazer a prova substitutiva pertinente. 
5- O valor da prova é 8,0 (oito) pontos. As questões objetivas valem 0,5 (meio) ponto. As dissertativas até 1,5 (um e meio) ponto.
6- O tempo de prova é de no mínimo 30 minutos e de no máximo uma hora e trinta minutos. A entrega da prova em tempo inferior ao mínimo importa na atribuição da nota zero. 
7 - A interpretação e o conhecimento da língua portuguesa fazem parte da prova, apenas serão prestadas informações inerentes a eventuais erros de impressão e/ou digitação. 
8 - Serão levados em conta na correção das questões dissertativas, o uso correto do vernáculo, coesão, coerência, lógica, domínio do conteúdo, capacidade de raciocínio etc.
9 - Não valerá como resposta dissertativa cópia de textos da própria prova. 
10 -É vedado fracionar a prova.
11 - Para a realização da prova é obrigatório o uso de caneta esferográfica azul ou preta, cuja embalagem seja transparente e a tinta indelével. O desrespeito a presente regra redundará, dentro outras medidas, na total desconsideração das respostas fornecidas.
12 - Não deixe de responder ao gabarito das questões objetivas, sob pena das respostas não serem consideradas.
01. “Pode-se notar a carência de uma explicação cientificamente correta com relação às origens de uma grande parte das instituições jurídicas do período pré-histórico, uma vez que, sem o conhecimento da escrita, não se considera a existência de um direito entre os povos que possuíam modos de organização social primitiva. “Falar, portanto, de um direito arcaico ou primitivo implica ter presente não só uma diferenciação da pré-história e da história do direito, como, sobretudo, nos horizontes de diversas civilizações...” (Antônio Carlos Wolkmer). Em relação aos direitos dos povos primitivos assinale a alternativa incorreta:
a) Por não serem direitos escritos, os esforços de formulação de regras jurídicas abstratas são bastante desenvolvidos.
b) Como cada comunidade tinha o seu próprio costume, pois vivia isolada, praticamente sem contato com outras comunidades, há grande diversidade nesses direitos.
c) São direitos que ainda estão em formação, e, portanto longe das instituições que conhecemos.
d) Dentro do clã surgem diversas instituições de direito privado, como casamento, sucessão etc. 
JUSTIFICATIVA: A Assertiva incorreta é a “A”. Eis que esses direitos ainda estão em formação, em gestação e estão longe das instituições que conhecemos e são definidas nos sistemas romanistas ou do common Law. Não há definição de justiça e regra jurídica, por exemplo. Logo não há que se falar em abstração. (Renan Aguiar, in História do Direito, pg. 39), e nem em relação à religião. Além disso, nos clãs surgem inúmeras instituições de direito privado, como o casamento, sucessão do chefe, a adoção etc.
02. “Durante grande parte da história urbana, as funções de recipiente continuaram mais importantes que as do ímã; com efeito, a cidade foi, antes de tudo, um armazém, uma estufa e um acumulador. Foi por dominar essas funções que a cidade serviu à sua função última, a função transformadora.” (Lewis Mumford, A Cidade na História). Acerca do direito nos impérios orientais, assinale a alternativa correta:
a) A cidade antiga é um reservatório de riqueza, aberto a todos indistintamente.
b) A cidade é o centro do controle social que detém a escrita, os livros, faz o censo e cobra os tributos.
c) As comunidades submetidas jamais podem viver segundo suas próprias regras.
d) O mundo do oriente próximo antigo é urbano, pois se concentra totalmente nas cidades.
JUSTIFICATIVA: A assertiva correta é a letra “B”. Isso pois, “ a cidade antiga é um reservatório de riqueza, um depósito do qual poucos tem a chave. Esses poucos são, em torno do rei, os sacerdotes, escribas (burocratas), os conselheiros e os generais. (José Reinaldo de Lima Lopes in: O Direito na História, pg. 16-18).
03. Considere a seguinte situação hipotética à luz do Código de Hamurábi e depois assinale a alternativa correta: “Hamara está sendo acusada de trair seu marido, que é um homem livre. Contudo não há provas concretas”. O que deve acontecer com Hamara?
a) Hamara necessariamente estará livre da pena de morte.
b) O pai de Hamara deverá indenizar o marido desta.
c) Hamara deverá indenizar seu marido.
d) Hamara deverá saltar no rio por seu marido.
JUSTIFICATIVA: A letrea “ D” é a alternativa correta nos termos do seguinte fragmento da citada legislação – “132º - Se contra a mulher de um homem livre é proferida difamação por causa de um outro homem, mas não é ela encontrada em contato com outro, ela deverá saltar no rio por seu marido.”
Para responder às questões 04 e 05 considere o texto abaixo:
 “Em Atenas foi onde a democracia melhor se desenvolveu e o direito atingiu sua mais perfeita forma quanto a legislação e processo. É comum utilizar direito grego e direito ateniense como sinônimos. No entanto, deve-se observar que nem sempre são a mesma coisa (...). Dessa forma, junto com as instituições democráticas que passaram a contar com a participação do povo, os aristocratas perdem também o monopólio da justiça. Retirar o poder das mãos da aristocracia com leis escritas foi o papel dos legisladores. Coube-lhes compilar a tradição e os costumes, modifica-los e apresentar uma estrutura legal em forma de leis codificadas.” (fonte: Marcus Vinícius Pessoa Cavalcanti Villar, in: O surgimento do Direito na Grécia, disponível em http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=613&idAreaSel=1&seeArt=yes, acesso em 29.03.2015). 
04. Em relação ao direito grego, especialmente quanto ao período clássico, assinale a alternativa correta:
a) Ocorre que os cargos públicos eram especializados, existindo uma forte burocracia técnica.
b) Os crimes públicos eram denunciáveis por qualquer um, já que embora existisse órgão de acusação, esse nem sempre funcionava. Imaginava-se que a democracia dependia de que todos e qualquer um se sentissem atingidos por ações delituosas.
c) Considerava-se moralmente indigno receber dinheiro para a defesa de outro cidadão.
d) Os cidadãos leigos desconheciam por completo os textos jurídicos.
e) Por motivos políticos, surgiram os sicofantas, que denunciavam alguém que praticasse alguma conduta ilícita para proteger as instituições democráticas.
JUSTIFICATIVA: A assertiva correta é a letra “C”, como visto em sala de aula.
05. Ainda em relação ao direito grego considere a situação hipotética abaixo e depois assinale a alternativa correta: “Xenofonte ilustre cidadão ateniense do período clássico grego foi processado por seu patrício Heitor. Ocorre que Xenofonte perdeu a demanda.” Segundo o direito da época:
a) Não há que se falar em recurso.
b) Há possibilidade de recurso diante das inovações da legislação de Drácon.
c) Há possibilidade de recurso diante das inovações de Sólon.
d) O recurso será julgado pelo tribunal denominado Assembléia do Povo.
JUSTIFICATIVA: Como vistoem sala de aula, a legislação de Sólon trouxe a possibilidade de recurso, para o tribunal de Heliaia.
06. Em relação ao direito Hebraico, considere a seguinte situação hipotética e depois assinale a alternativa correta: “Tobias é um bem afortunado israelita que possui muitos bens, inclusive uma rica e próspera propriedade rural. Ocorre que, ele foi procurado por Sambalate que deseja obter um empréstimo financeiro junto a Akiva, para ser o fiador deste negócio.” Assinale a determinação da lei mosaica a respeito do tema:
a) Para evitar enriquecimento ilícito, o direito hebraico veda expressamente o instituto da fiança.
b) Para evitar enriquecimento ilícito, o direito hebraico apenas permite a fiança entre israelitas da mesma tribo.
c) O direito hebraico permite a fiança, mas não faz qualquer recomendação, ante a liberdade das partes.
d) O direito hebraico permite a fiança, mas aconselha a não se tornar fiador.
JUSTIFICATIVA: Como visto em sala de aula a assertiva correta é a letra “D”.
07. Acerca do direito romano considere a seguinte situação hipotética e assinale a alternativa correta: “Sabatius é um cidadão romano da antiguidade e vive durante o sistema da actio legis.” Caso Sabatius decida entabular um contrato com outro cidadão romano?
a) A celebração do contrato será marcada por um ritual, sob pena de invalidade.
b) O contrato será supervisionado por um Senador, para ter validade.
c) Não há qualquer formalidade a ser seguida, ante a liberdade das partes.
d) O direito atual nada lembra o sistema ritualístico romano.
 JUSTIFICATIVA: Como visto em sala de aula a assertiva correta é a letra “A”.
GABARITO DAS OBJETIVAS
	1-
	2-
	3-
	4-
	5-
	6-
	7-
08. Você leu a obra o “Caso dos Denunciantes Invejosos”. Qual a melhor solução para o caso? Resposta fundamentada.
JUSTIFICATIVA: Corrigida nos termos do item 08 da prova.
09. Você leu o Livo V da obra “A Cidade Antiga” de Fustel de Coulanges. Responda: Como o cristianismo mudou as condições de governo e o direito? Resposta fundamentada.
JUSTIFICATIVA: Ideais fundamentais: a) separa religião dos assuntos estatais; b) não há mais estrangeiros; c) sentimentos, ideias e obrigações civis mudam; d) o cristianismo foi a primeira religião que não desejou que o direito derivasse dela – desse modo o direito foi libertado. Corrigida nos termos do item 08 da prova.
10. Você leu um trecho da vida e obra do jurista romano Marco Túlio Cícero. O que pretende o citado autor e qual a conclusão apontada? Resposta fundamentada.
JUSTIFICATIVA: Sugestão: Cícero pretende não apenas estudar a legislação e sua aplicação, ou responder a questões de interesse de clientes. Ele deseja explicar questões fundamentais, como por ex. a natureza da justiça e o direito universal. A conclusão é de que a raiz da Justiça encontra-se na Natureza (direito natural). Corrigida nos termos do item 08 da prova.
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
�PAGE \* MERGEFORMAT�4�
_1395468293.bin

Outros materiais