Buscar

Apresentação1 FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCEITUAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E AS SUAS APLICAÇÕES NO SEGMENTO DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA.
Faculdade Estácio de Curitiba
Rodrigo Francino da Silva
Giovany Poczynek 
O principal objetivo da sustentabilidade é focar no uso responsável do meio ambiente o mantendo saudável para as gerações futuras. 
As principais ações tomadas para o desenvolvimento sustentável são:
O uso consciente são o uso de recursos naturais renováveis racionando o uso de materiais minerais e não renovaveis com o petróleo e o carvão; 
Uso de energia renovável como por exemplo a produção de energia elétrica em hidrelétricas; 
A redução do uso de combustíveis fosseis, e o aumento da produção e incentivo ao uso de biocombustíveis como o etanol; 
E a reciclagem de materiais para diminuir a quantidade de lixo nos solos.
SUSTENTABILIDADE
MODELO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO
As linhas de transmissão são responsáveis por levar a energia elétrica de alta tensão das usinas até as centrais de distribuição ou substações. 
Para cada linha de transmissão existe um código correspondente, de acordo com a tensão que são responsáveis por carregar, sendo eles: 
A1 – tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV;
A2 – tensão de fornecimento de 88 kV a 138 kV;
A3 – tensão de fornecimento de 69 kV.
LINHAS DE TRANSMISSÃO
Estão presentes próximas aos grandes centros consumidores, iniciam sua operação a partir das substações, as quais são responsáveis por diminuir a tensão das linhas de transmissão para que possam ser utilizadas de formas adequada pelo consumidor final.
LINHAS DE DISTRIBUIÇÃO
As tensões de trabalho das linhas de distribuição são: 
Alta tensão (AT): tensão entre é igual ou superior a 69kV e inferior a 230kV.
Média tensão (MT): tensão entre fases superior a 1kV e inferior a 69kV; 
Baixa tensão (BT): tensão entre fases igual ou inferior a 1kV;
LINHAS DE DISTRIBUIÇÃO
Segundo a norma técnica DEA 21 elaborada pela EPE, dentre muitos quesitos a serem observados no ambiente da sustentabilidade ambiental, envolvendo linhas de transmissão, se destacam 5: 
Extensão do corredor; 
Presença e/ou proximidade de UC; 
Presença de formações florestais; 
Presença de vegetação secundária; 
Presença de áreas de savana e/ou estepe.
SUSTENTABILIDADE NAS LINHAS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO
Corredor, se refere a uma determinada área que precisa ser alocada para colocação da linha de transmissão. Nesta área, por segurança, são impostas restrições quanto ao solo, ou vegetação. Como por exemplo a restrição a presença de habitações e a poda periódica da vegetação.
Extensão do corredor; 
As UC se referem a unidades de conservação, As interferências diretas as UC acontecem quando uma parte, ou todo o corredor passa pela UC. Como interferência indireta O corredor está apenas próximo a UC, tendo como critério uma distancia de 10km.
Presença e/ou proximidade de UC; 
Para a presença dessas três formações de vegetação, mostrasse importante estudar com cuidado o efeito que as linhas de transmissão causaram nelas, tanto na flora como na fauna.
Presença de formações florestais , vegetação secundária, áreas de savana e/ou estepe.
ENERGIA SUSTENTAVEL
A energia elétrica, conhecemos como a energia hidroelétrica, energia solar, energia eólica, energia das ondas, energia geotérmica, energia bioenergía, energia das marés, além das tecnologias que melhoram a eficiência energética. Todos esses tipos de energia entram no grupo de energia sustentável . porem algumas dessas energia necessitam de lugares específicos e ainda um lugar para armazenar. 
ARMAZENAMENTO 
O armazenamento de energia por ar comprimido para a produção de eletricidade (Compressed Air Energy Storage - CAES) existe desde os anos 70, tendo sido inicialmente desenvolvida com o objetivo de armazenar a eletricidade barata produzida pelas centrais nucleares. Com o crescimento da produção elétrica por Fontes de Energia Renovável o interesse pelo CAES reapareceu, permitindo armazenar a energia sustentavel quando a recurso e produzir eletricidade quando é necessário.
FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE CAES. 
Um sistema de CAES é constituído pelos compressores, turbinas a gás, o motor/gerador, que podem operar no mesmo eixo, e um reservatório que normalmente e no âmbito deste trabalho é uma estrutura geológica subterrânea. A energia da rede elétrica alimenta compressores e comprime o ar atmosférico que é arrefecido até à temperatura ambiente do reservatório e injetado num reservatório geológico subterrâneo através dos furos de injeção/captação. No processo de expansão o ar é libertado do reservatório e aquecido, através da combustão nos sistemas convencionais e expandido numa turbina para produzir eletricidade
RESERVATÓRIOS:
 Os reservatórios dos sistemas de CAES podem constar de formações geológicas ou reservatórios à superfície que são normalmente constituídos por tubagens de alta pressão, como os utilizados pela empresa SustainX. Como é necessário construir e operar um reservatório artificial sobre pressão, os sistemas à superfície tendem a ter maiores custos. O presente trabalho incide sobre os reservatórios subterrâneos em formações geológicas.
CENTRAIS EXISTENTES:
CENTRAL DE HUNTORF.
A primeira central produtora de eletricidade utilizando a tecnologia do CAES foi construída em Huntorf, perto da cidade de Bremen na Alemanha pela ABB, começando a funcionar em 1978 e explorada pela E.ON Kraftwerke GmbH. A central construída com uma potência de 290 MW e tem atualmente 321MW, com o propósito inicial de possibilitar o arranque das centrais nucleares em condições de falta de eletricidade na rede elétrica e armazenar a energia produzida durante o vazio pelas centrais a carvão e nucleares. Durante os períodos de baixo consumo o motor/gerador utiliza a eletricidade da rede para comprimir o ar atmosférico e efetuar o armazenamento subterrâneo.
CENTRAL DE MCINTOSH:
 A central de CAES de McIntosh no estado do Alabama, EUA, em funcionamento desde 1991, implementada pela Energy Storage Power Corporation com equipamento da Dresser Rand e é explorada pela PowerSouth’s. Permite a produção contínua a 100 MW durante 26h e necessita de ser recarregada durante 41h. Foi projetada para um funcionamento diário de 10h de produção e 10 h de compressão complementado com 35h de compressão durante o fim-de-semana. Para iniciar o processo de compressão é necessário que a turbina entre em funcionamento para fornecer a energia necessária ao arranque dos compressores. Para o processo de compressão existem 3 estados de compressão, baixa, média e alta pressão que comprimem o ar atmosférico até 7,6MPa. O processo de compressão é acompanhado de permutadores de calor de modo a que temperatura de entrada no reservatório seja inferior a 54ºC
IMAGEM CAES
IMAGEM FUNCIONAMENTO
TABELA COMPARATIVA CAES
VIDEO EXPLICAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais