Buscar

Prova Penal II AV1 COM GABARITO DAS FECHADAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Julgue as questões a seguir (certo ou errado), justificando as erradas:
O tempo em que o condenado permaneceu preso preventivamente não deve ser computado na execução da pena privativa de liberdade, devido à natureza processual da prisão preventiva.
O réu condenado a um regime semiaberto, poderá cumprir a pena inicialmente em regime fechado, mas somente se o Estado não tiver vagas no sistema prisional, conforme determinado pelo juiz
Questão 2
Responda em breves linhas o que você entende por remição de pena
Questão 3
Sobre a aplicação de pena, analise os itens a seguir
As atenuantes e agravantes são todas as situações em que o legislador estabelece como causas de aumento e diminuição de pena, devendo ser consideradas na última fase de fixação de pena.
As circunstâncias do artigo 59 são consideradas para fins de imposição de regime, não tendo relevância para a fixação de pena, exceto culpabilidade e maus antecedentes.
A tentativa é uma causa de diminuição de pena e, por tal razão, deve ser considerada na 2° fase de fixação de pena.
A reincidência é uma agravante a ser considerada na segunda fase de fixação da pena, não podendo, contudo, elevar a pena além do máximo.
Segundo entendimento sumulado, a confissão espontânea, enquanto atenuante, pode levar a pena aquém do mínimo legal.
Todas são verdadeiras.
Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
Todas são falsas.
Apenas as assertivas IV é verdadeira.
São verdadeiras apenas as assertivas IV e V
Questão 4 Marque V ou F cada item:
( ) No concurso de pessoas há necessidade de ajuste prévio entre os colaboradores para a prática do delito.
( ) São requisitos do concurso de pessoas, em regra, pluralidade de agentes e de condutas, relevância causal de cada uma das ações, liame subjetivo entre os agentes, unidade de infração penal e fato punível.
( ) Em relação ao concurso de pessoas, foi adotada pelo CP, a teoria monista, com exceções pluralistas que provocam a punição dos agentes que concorrem para o mesmo fato de acordo com dispositivos legais diversos.
( ) Considera-se autos mediato aquele que utiliza uma pessoa que atua sem dolo ou de forma não culpável (innocent agent), como instrumento para a execução do fato.
( ) O participe necessariamente sempre receberá pena menor que a pena do autor
Questão 5
Adair Canabrava, 19 anos à época dos fatos, primário, art. 59 favorável, foi condenado pela prática de estelionato a três anos e seis meses de reclusão e multa em regime inicial remiaberto. Pergunta-se: a) O regime imposto foi adequado? B) É cabível substituição de pena? C) Em quanto tempo poderá obter a progressão de regime? Sendo pessoa desempregada sem nenhum recurso financeiro, qual valor você atribuiria a cada dia-multa? Respostas justificadas
Questão 6
Almir, agindo com animus necandi, desfere tiros contra seu desafeto, João, dando causa a sua morte (art. 121, caput do CP, recebendo a pena de sete anos de reclusão). Mas um dos projéteis também atinge Caio, que passava pelo local, o qual sofre lesões corporais gravíssimas (art 129, §2° do CP recebendo a pena de dois anos e 6 meses de reclusão)
Aplica-se, neste caso, a regra do
Crime continuado, com exasperação de pena.
Concurso matéria, com a soma das penas.
Concurso formal impróprio, com a soma das penas.
Concurso formal próprio, com exasperação das penas.
Aberratio criminis.
Justifique:
Questão 7
Avelar Bisolato, 65 anos na data da sentença, primário, com art 59 favorável, foi condenado pelo juiz a uma pena de dois anos de reclusão e 10 dias multa, pela prática de furto qualificado. Pergunta-se a) Qual regime deverá ser imposto? B) O réu tem direito a substituição de pena? C) Em caso afirmativo como se daria? D) Se fosse reincidente, em quanto tempo faria jus à progressão de regime no caso de cumprimento da pena privativa de liberdade. Respostas justificadas
Questão 8
( ) Há concurso formal pefeito ou próprio, quando o agente pretica dois ou mais crimes, mediante uma só conduta (poditiva ou negativa), provocando dois ou mais resultados puníeis.
( ) Configura-se o concurso matéria benéfico quando a pena resultante do concurso formal, por ser superior a que seria cabível pelas regras do cúmulo material, não pode exceder esta.
( ) Quando o agente praticar um crime único, em razão de ação única, será caso de concurso formal
( ) O concurso formal imperfeito ou impróprio dá-se quando o agente, mediante uma só ação, mas com desígnio autônomo, produz mais de um resultado.
( ) O percentual de acréscimo de pena em razão do crime continuado é fixado tendo-se em vista o número de infrações cometidas.
GABARITO
1-
2-
3- D) Apenas as assertivas IV é verdadeira.
4- F, V, V, V, F.
5- 
6- D) Concurso formal próprio, com exasperação das penas.
7- 
8- V, V, F, V, V.

Outros materiais