Buscar

DISCURSIVA PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ.
JACIRA BARP 28-04-2018 QUINTO SEMESTRE
DISCURSIVA PSICOMOTRICIDADE
Lateralidade é a dominância lateral da criança, podendo ser o lado esquerdo ou direito do corpo, é o domínio de uma parte do corpo sobre o outro. Já a noção espacial é o conhecimento externo do corpo.
A lateralidade deve ser analisada considerando três níveis: mão, olho e pé. Encontramos três aspectos de lateralidade ou três tipos de lateralidade, se a criança possui a dominância nos três níveis do lado direito, isto é o olho, a mão e o pé então dizemos que ela é destra homogênea, se for do esquerdo dizemos que é canhota ou sinistra homogênea, se for dominante de ambos os lados chamamos de ambidestra e temos ainda a lateralidade ou dominância cruzada que é quando usa a mão de um lado, o olho e o pé de outro, ou outra combinação que um dos três mãos, olhos ou pés sejam contrários ao outro.
A alteração na estruturação espacial leva a transtornos de lateralidade, por exemplo: a lateralidade contrariada acontece quando uma criança é destra por influência social, mas na verdade o lado dominante dela é o esquerdo. A lateralidade cruzada, quando uma criança usa o lado esquerdo na mão e o direito no pé, isso gera dificuldades de aprendizagem e de noção espacial. O ambidestrismo também gera dificuldades na aprendizagem. 
A criança precisa ter um trabalho bem desenvolvimento na lateralidade e na noção de espaço pois os transtornos ocorridos por conta destes processos pode persistir até na fase adulta, através da dificuldade de representações mentais, dificuldade de perceber o espaço, dificuldade na leitura e na escrita, dificuldade na organização. 
Por conta da lateralidade também a criança pode ter dificuldades de desenvolver as noções espaciais, pois o lado dominante pode dificultar essa aprendizagem.

Outros materiais