Buscar

AV1 METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL

Prévia do material em texto

1 – C		2 – B		3 - D 		4 - C 		5 - B 
1) Quando o professor iniciar o conteúdo basquetebol na escola, a sugestão é de que inicie com aqueles fundamentos que servem de estrutura aos demais. Aqueles que promovem a coordenação motora, que será requerida nos fundamentos que exigem maior habilidade. Assinale a alternativa que corresponde aos fundamentos em questão.
Alternativas:
a) Dribles e Fintas
b) Passes e Arremessos
c) Domínio de corpo e Domínio de Bola
d)Domínio de Corpo e Fintas
e) Domínio de Bola e Dribles
2) O primeiro jogo aconteceu em 1891, em Springfield, Massachusets, com 18 alunos de ginástica do professor Naismith, contando com 13 regras que foram elaboradas para as disputas. Logo a comunidade se reuniria para ver o recém jogo criado, no qual o professor Naismith selecionou dois capitães, que escolheram um dos lados da quadra. Dois jogadores mais altos de cada equipe se posicionaram ao meio da quadra, para que o professor Naismith lançasse a bola ao alto, assim aconteceu a criação do jogo de basquete. De acordo com as regras estabelecidas para esse jogo, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao tempo de jogo.
Alternativas:
a) Dois tempos de 10 minutos cada, com 5 minutos de intervalo.
b) Dois tempos de 15 minutos cada, com 5 minutos de intervalo.
c) Dois tempos de 20 minutos cada, com 10 minutos de intervalo.
d) Dois tempos de 30 minutos cada, com 15 minutos de intervalo.
e) Quatro tempos de 10 minutos cada, com 5 minutos de intervalo.
3) Leia o texto abaixo e preencha a lacuna corretamente.
O ______________ requer movimentos específicos como a partida rápida, parada brusca, mudança de direção, giro e saltos, além da posição básica. São movimentos requeridos constantemente na prática do basquetebol e que podem ser utilizados de maneira divertida pelo professor, com brincadeiras de pegar, estafeta e outras tantas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Drible
b) Arremesso
c) Rebote
d) Domínio de corpo
e) Domínio de bola
4) A base para o ensino do basquetebol está nos fundamentos básicos, que podem ser considerados como estruturas que proporcionam ao praticante a execução correta das habilidades da modalidade. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conjunto de fundamentos básicos que devem ser ensinados na Educação Física escolar.
a) Modo de segurar e recepção da bola; Domínio de bola; Posição básica; Dribles; Fintas; Passes; Arremessos; Bandeja e Rebote. 
b) Dribles; Arremessos; Passes; Enterradas; Bloqueios e Rebote.
c) Modo de segurar e recepção da bola; Domínio de corpo, Domínio de bola; Posição básica; Dribles; Passes; Arremessos; Bandeja e Rebote.
d) Domínio de Bola; Arremessos; Passes; Bloqueio; Bandeja e Rebote.
e) Posição básica; Arremessos; Passes; Bloqueio e Bandeja. 
5) O diretor do Springfield College, Luther Halsey Gullick, ao observar algumas dificuldades de seus alunos para a prática de atividades físicas, solicitou ao professor James Naismith que criasse um jogo que para ser praticado dentro das instalações do ginásio da escola, essa solicitação culminou na criação do Basquetebol. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao fator que gerava dificuldade para a prática de atividades físicas dos alunos e motivou tal solicitação.
a) As atividades do colégio não atendiam completamente as necessidades de aprendizado dos alunos, sendo necessária uma atividade alternativa que complementasse sua formação.
b) O rigoroso inverno da região impedia a prática de atividades ao ar livre, criando a necessidade de uma atividade que fosse estimulante e praticada em ambiente fechado.
c) Os alunos necessitavam de uma atividade realizada com bola.
d) O colégio não dispunha de estrutura adequada para a prática de atividades ao ar livre.
e) Não existiam jogos coletivos para serem praticados naquela época.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes