Buscar

RESENHA CRITICA DO TEXTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESENHA CRITICA DO TEXTO: A importância do planejamento das aulas para a organização do trabalho do professor em sua prática docente.
Patricia Aparecida Pereira Penkal de Castro1 Cristiane Costa Tucunduva2 Elaine Mandelli Arns
Introdução
Introdução
O texto trata importância de se planejar com antencedencia as aulas que serão aplicadas, para que o professor possa alcançar os objetivos previamente delineados. A fim de nortear o estudo o texto traz um breve resumo da história do planejamento na sociedade, e, ainda, mostras os diversos tipo de planejamentos, utilizados no dia a dia escolar, resumindo seus conceitos e explicando suas etapas de elaboração. E, finalmente o texto analisa os aspectos político, social, filosófico, técnico do planejamento.
Desenvolvimento
Inicialmente o texto aborda a história do planejamento, aprontando que este passou a ser reconhecido e muito utilizado após a segunda guerra mundial, a fim de resolver diversos problemas sociais. 
Tal fato mostrou a grande importância de planejar, e que tal ato é utilizado a muito tempo e das mais diversas formas sempre com o objetivo de alcanças os resultados desejados. 
No Brasil, o planejamento, seguiu o regime autocrático, o que gerou grande resistência por parte dos educadores no momento de adota-lo o como norteador de seu trabalho, isto porque, teoricamente este deveria seguir um regime politico limitado, o que também limitaria o trabalho do professor.
Apesar da resistência, o planejamento passou a ser adotado, mesmo que sem cumprir o seu objetivo principal, que é de subsidiar e nortear a aplicação do conteúdo. 
O planejamento seguiu sendo adotado de forma precária e sem desempenhar o seu objetivo principal até ser reconhecido no campo escolar como uma importante ferramenta para organizar e subsidiar o trabalho do professor.
Quando finalmente o planejamento foi reconhecido como ferramenta essencial para o trabalho do professor, este passou a ser aplicado no intuito de estruturar as aulas, organizar ideias, metodologia de aplicação, objetivos a serem atingidos, bem como registrar a dar sequencia ao ano letivo, para que haja uma sequencia logica e evolutiva de conteúdo. 
O artigo traz em seu bojo os conceitos de planejamento, plano nacional de educação, plano de curso, plano de aula, plano de ensino e Projeto Político Pedagógico (PPP), para que possamos compreender melhor cada um deles, e suas funções dentro do processo educacional, e ainda a melhor forma de aplica-los a fim de atingir o objetivo proposto por cada um deles. 
Por Lucila Conceição Pereira diz que:
 O ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação. No âmbito das atividades escolares o planejamento é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o bom funcionamento da escola, pois é imprescindível para orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.
O texto deixa cristalino que o ato de planejar, é fundamental no processo de ensino aprendizagem, que o torna eficaz, e coerente com os objetivos e metas traçados.
Percebe-se ao longo da leitura, que o planejamento também é um ato de aprimoramento, isto porque cada vez que se planeja uma aula, em que observamos os que já foi feito, traçamos novos objetivos a serem alcançados, e para tanto, muita vezes percebemos que é necessária mudança da metodologia de aplicação do conteúdo. Isso nos instiga a buscar novas estratégias e novas abordagens para que a teoria possa ser traduzida em pratica.
A base de um bom planejamento é inicialmente, conhecer o conteúdo a ser aplicado, observar a realidade em que será aplicado, traçar objetivos tangíveis, bem como, buscar melhor método de aplicação do conteúdo previsto. Por isso podemos dizer que o planejamento sempre estará em construção. 
O planejamento é ferramenta fundamental para o bom desempenho do professor, haja vista que contribui na organização e distribuição metodológica dos assuntos que serão abordados durante o decorrer das aulas, e ainda, contribui na aferição dos resultados planejados, haja vista que tal ferramenta certamente norteará a avaliação dos resultados atingidos ou não, bem como a avaliação da metodologia aplicada para aquele conteúdo. 
 O texto fala também das consequências de não planejar, quais o impactos da ausência de planejamento tanto no desempenho do professor quanto da turma, e, o quão improdutiva pode tornar o trabalho do professor.
Para um bom planejamento é imprescindível conhecer a realidade dos alunos, seus interesses, e necessidades, sem esquecer das diretrizes educacionais propostas pela politicas publicas de educação. O planejamento tem como intuito unir todas essas prerrogativas para que a aplicação do conteúdo seja efetiva. 
O planejamento é composto por várias etapas, sendo que todas elas são fundamentais para Se alcançar o objetivo proposto. As etapas de um planejamento são: objetivos, conteúdos, metodologia e por fim a avaliação. A partir do momento que o professor tem ciência destas etapas, ele é capaz de aplicar o seu planejamento com eficácia e sucesso.
O texto esclarece que existem diversas formas de planejar, que existem diversas formas, de executar um planejamento, que pode ser feito através de esquemas, tabelas, modelos e etc..., o ideal é que cada educador escolha aquele que se encaixe melhor com o seu perfil de trabalho.
CONCLUSÃO
Através da leitura critica do texto é possível afirmar que o ato de planejar é fundamental para o desenvolvimento organizado do trabalho do educador, e por diversas razões, primeiro para organizar o conteúdo a ser aplicado, registrar a metologia a ser utilizada e ainda, para que este possa observar, após a aplicação os resultados obtidos.
O planejamento, portanto, é documento fundamental, e que deve ser construído continuamente, a fim de aprimorar a aplicação do conteúdo, e ainda acompanhar a evolução da metodologia de aplicação dos conteúdos, e ainda, torna-se um registro da realidade fática do publico onde aquele conteúdo esta sendo aplicado. 
O texto aborda o tema de forma esclarecedora, trazendo em seu bojo diversos conceito fundamentais ao exercício da docência, especialmente para aqueles que estão tendo seus primeiros contatos com esta realidade. 
Outrossim, o planejamento também pode ser instrumento norteador dentro da realidade de cada publico alvo onde o conteúdo será aplicado, podendo ajudar pra que o professor atue como agente transformador da realidade. 
Enfim, o planejamento pressupõe organização, e demostra o quanto o professor se preocupa e se importa com aquilo que faz, sendo que o texto lido e extremamente instrutivo neste sentido, pois planejamos com aquilo que nos importamos. 
PEREIRA, Lucila Conceição, Planejamento escolar, disponível em : https://www.infoescola.com/pedagogia/planejamento-escolar/, CONSULTADO em 01 de maio de 2018

Outros materiais