Buscar

Morfofuncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602432036)
	2a sem.: introdução a avaliação morfofuncional
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Alunos do curso de Educação Física Universidade Estácio de Sá realizaram as medidas de massa e estatura corporal de uma equipe de Futebol categoria sub-15 e gostariam de compará-las com jovens da equipe sub15 de natação. Sabendo que a distribuição dos dados coletados segue uma distribuição Normal (Paramétrica), assinale o tipo de teste estatístico deve ser usado nesta comparação: 
		
	
	Mediana 
	
	Teste T pareado 
	
	Correlação de Pearson 
	
	Desvio-Padrão 
	
	Moda 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602439505)
	3a sem.: AVALIAÇÃO PRÉ TESTE
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Um indivíduo para iniciar um programa de atividade física deverá apresentar o atestado médico e responder o questionário PAR-Q para o professor de Educação Física. Somente desta forma, ele poderá iniciar o programa de exercícios. O PAR-Q não substitui o atestado médico, mas ajuda o professor identificar se o aluno está apto ou não a iniciar atividade física de intensidade leve a moderada. Baseando-se nas informações acima, marque a opção correta:
		
	
	O PAR-Q deverá ser todo negativo para o aluno ser considerado apto a iniciar um programa de atividade física. 
	
	Se O PAR-Q, das 7 perguntas, tiver apenas uma resposta positiva o aluno será considerado apto a iniciar um programa de atividade física. 
	
	O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas positivas para o aluno ser considerado apto a iniciar um programa de atividade física. 
	
	O PAR-Q deverá ser todo positivo para o aluno ser considerado apto a iniciar um programa de atividade física. 
	
	O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas negativas para o aluno ser considerado apto a iniciar um programa de atividade física. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602440532)
	3a sem.: AVALIAÇÃO PRÉ TESTE
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Analise o artigo abaixo:
Influência da distribuição da gordura corporal sobre a prevalência de hipertensão arterial e outros fatores de risco cardiovascular em indivíduos obesos
OBJETIVOS: Indivíduos obesos são mais predispostos à ocorrência de eventos cardiovasculares que indivíduos com peso normal. Para se avaliar o impacto da obesidade e da distribuição de gordura corporal sobre o risco cardiovascular, avaliamos uma população de indivíduos com sobrepeso ou obesidade. 
MÉTODOS: Foram feitas medidas do índice de massa corporal (IMC), da relação entre as medidas da cintura e do quadril (RCQ), da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) e dos níveis da glicemia de jejum, colesterol total e triglicérides. 
RESULTADOS: Altas prevalências de intolerância à glicose ou diabetes (21,8%), hipercolesterolenemia (49,1%), hipertrigliceridemia (21,3%) e hipertensão arterial (43,8%) foram observadas nesta população. A prevalência de hipertensão aumentou de 23% no grupo com sobrepeso (IMC 25-29,9 kg/m2) para 67,1% (p<0.05) em pacientes com obesidade grau 3 (IMC > 40kg/m2). Também a prevalência de hipertensão aumentou de 35,7% naqueles com RCQ entre 0,73 e 0,88 para 66,6% naqueles com RCQ >0,97 (p<0,05), independente do IMC, e os valores da PAS se correlacionaram com as medidas da circunferência da cintura (r=0,35; p<0,0001). A PAS, entretanto, mostrou aumentos com o IMC apenas entre hipertensos, elevando-se de 150±12 mmHg naqueles com sobrepeso para 161±18mmHg naqueles com IMC > 40kg/m2 (p<0,05). Fonte: Rev Assoc. Med. Bras., 2003
Marque a opção que represente a conclusão correta deste estudo:
 
		
	
	CONCLUSÃO: A obesidade não favorece a ocorrência dos fatores de risco cardiovascular e a distribuição central da gordura corporal não se destacou como fator importante no desenvolvimento da hipertensão arterial. 
	
	CONCLUSÃO: A obesidade e a gordura cental não favoreceram a ocorrência dos fatores de risco cardiovascular. 
	
	CONCLUSÃO: Apenas a obesidade favoreceu a ocorrência dos fatores de risco de  cardiovascular.
	
	CONCLUSÃO: A obesidade favoreceu a ocorrência dos fatores de risco cardiovascular, sendo que a distribuição central da gordura corporal se destaca especialmente como fator importante no desenvolvimento da hipertensão arterial. 
	
	CONCLUSÃO: Apenas a distribuição central da gordura corporal se destacou especialmente como fator importante no desenvolvimento da hipertensão arterial. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602439991)
	3a sem.: AVALIAÇÃO PRÉ TESTE
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Um aluno de 25 anos apresentou os seguintes fatores de risco para doenças cardíacas: colestoral total > 200 mg/dL; IMC > 30 kg/m2 ; pressão arterial >140 mmHg / 090 mmHg e colesterol HDL > 60 mg/dL. Como podemos classificá-lo quanto ao risco para desenvolver doenças cardíacas? 
		
	
	Risco alto, pois possui 4 fatores de risco positivos.
	
	Risco moderado, pois possui 3 fatores de risco positivos e um negativo 
	
	Risco moderado, pois possui 3 fatores de risco negativos e um positivo.
	
	Risco baixo, pois é muito jovem
	
	Risco alto, pois possui 3 fatores de risco negativos e um positivo 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602469099)
	3a sem.: AVALIAÇÃO PRÉ-TESTE
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Estabeleça a estratificação dos riscos para o estudo de caso abaixo: 
Mulher, 21 anos de idade, fuma socialmente nos fins de semana (entre 10 a 20 cigarros). Bebe álcool uma ou duas noites por semana, habitualmente nos fin de semana. Altura = 160, peso = 56,4 kg, IMC = 22 kg/m². Fc em repouso = 76 bpm, PA em repouso = 118/72 mm Hg. Colesterol total = 178 mg/dL, LDL = 98 mg/dL, HDL - 57 mg/dL. Frequenta aulas de exercícios em grupo 2 a 3 vezes por semana. Não relata sintomas. Ambos os pais vivos e com boa saúde. Marque a resposta correta: 
		
	
	Risco médio, apresenta 2 fatores de risco.
	
	Risco alto, apresenta doença metabólica diagnosticada. 
	
	Risco baixo, o HDL elimina 1 dos 2 fatores de risco. 
	
	Risco baixo, apresenta 1 fator de risco.
	
	Risco alto, apresenta mais de 3 fatores de risco.

Outros materiais