Buscar

Libras parcial 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LIBRAS
1 - Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde determinado meio de comunicação:
R: Telefone
2 - Marque a alternativa em que a datilologia representada abaixo corresponde ao "formato" que as mãos assumem no momento da produção de sinais:
R: Configuração de Mão
3 - Sendo a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como:
R: Forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria usada pelos surdos brasileiros.
4 - Embora de modalidade linguística diferente das línguas orais, há vários níveis gramaticais que podem ser encontrados nas línguas orais e nas línguas viso-espaciais. Assinale o nível de descrição da linguística que não é encontrado nas línguas orais:
R: Quirológico.
5 - Em 1880, houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de ensino para a leitura labial, a que se denomina:
R: Oralismo
6 - Assinale a metodologia que privilegia a leitura labial em detrimento à língua de sinais:
R: O oralismo.
7 - Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Esta relação se dá, principalmente no seguinte caso:
R: Pais ouvintes de filhos surdos
8 - Signwriting torna-se mais um artefato da chamada cultura surda. Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que:
R: A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
9 - Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
R: Um minoria linguística.
10 - As experiências visuais às quais os surdos usuários da LIBRAS são expostos na vida, diferenciam sua percepção e inserção no mundo em comparando com os ouvintes. Há surdos que têm consciência de sua diferença e necessitam de recursos essencialmente visuais nas suas interações. Abaixo marque o conceito que corresponde totalmente a experiência visual de se comunicar pela LIBRAS:
R: São frases complexas e expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas, mas com os mesmos significados em comparados aos atos linguísticos das línguas orais.

Outros materiais