Buscar

Est-TeorCont-Aula-08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
dvides@ig.com.br
TEORIA DA CONTABILIDADE
PROF. ARIEVALDO ALVES DE LIMA
COF 0454 2011
*
*
*
*
*
*/34
 Introdução
Os procedimentos normalmente adotados na pratica para o reconhecimento de quaisquer contas diferenciais repousam na sua realização ou na previsão de seu acontecimento a posteriori. Tais procedimentos são geralmente orientados para restringir o reconhecimento como receita ou as despesas e custos inerentes aqueles itens que possam ser determinados em bases confiáveis e tenham um grau suficiente de certeza.
*
*/34
*
*/34
 AFINAL, COMO DEFINIR UM GASTO?
De grande importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. 
*
*/34
 Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercicio
*
*/34
 Custo
“Soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos para produzir estoques utilizando ingredientes de transformações em produtos que possam ser vendidos e que façam parte do objeto social da entidade”.
*
*/34
Desta forma, custo é o valor do gasto com 
bens e serviços para a produção de outros
bens e serviços. NPC 2 do IBRACON
Exemplos: matéria prima, energia aplicada 
na produção de bens, salários e encargos
do pessoal da produção, depreciação das
maquinas, seguro da fabrica, material de
expediente e outros gastos fabris.
*
*/34
 Despesa
Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. 
Exemplos: Materiais de expediente, Salários da administração, Depreciação equipamentos administrativos.
*
*/34
*
*/34
 Como diferenciar?
Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.
*
*/34
 Exemplo de aplicação:
Gasto com propaganda e publicidade é custo ou despesa?
Aplicando a análise acima veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na produção de estoques, somente uma possível queda nas vendas. 
Portanto trata-se de uma despesa.
*
*/34
 Algumas pesquisas
EDWARDS e BELL (1961), assegura que representa o “Custo Corrente de aquisição dos inputs que a firma utilizou para produzir o elemento do ativo”. Chamados também de custos de reposição, representam o modelo de mensuração de ativos que considera a variação do valor de reposição do ativo. 
*
*/34
MARTINS (1972) substitui o verbo produzir por possuir, a seguir: “é o custo corrente de aquisição dos inputs que a firma utilizou para possuir o elemento do ativo; quando a empresa fabricou o ativo, o seu custo corrente é a soma dos custos correntes dos fatores que entraram na produção; quando a empresa comprou o ativo. É o custo corrente de adquiri-lo”.
*
*/34
IUDÍCIBUS (2004), contextualiza que é o mais completo conceito de avaliação, na maioria dos casos, e deveria ser adotado para a avaliação geral do ativo, pois combina as vantagens do custo corrente com as do custo histórico corrigido. 
*
 O progresso tecnológico é um fator que dificulta a avaliação, pois quando a taxa de mudança tecnológica é acentuada em determinado segmento, torna-se difícil a tarefa de reproduzir valores correntes dos ativos assim definidos, pois estes já se diferenciam sensivelmente dos antigos quanto às características técnicas e de produtividade. 
*/34
*
*/34
CUSTO CORRENTE
Mensuração do ativo Com base no custo de
reposição de um bem idêntico ao custo
mantido atualmente. É conhecido, também,
como custo de aquisição dos serviços 
proporcionados por esse bem, se um bem 
semelhante não puder ser adquirido. 
http://www.grupoempresarial.adm.br/glossarios.htm
*
*/34
 CUSTO CORRENTE CORRIGIDO
Decorre este conceito da aplicação de um ajustamento do custo corrente, por um coeficiente de variação do índice geral de preços (IGP) ou outro índice especifico. Para alguns pesquisadores é talvez o mais completo conceito de avaliação a valores de entrada, pois combina as vantagens do custo corrente com as do custo histórico corrigido. 
*
 Custos de reposição corrigidos é o modelo de mensuração de ativos que considera a variação do valor de reposição do ativo, conjugado com a variação de preços, ou seja, contabilmente ocorre a correção do valor de mercado até a data em que a empresa desejar apresentar o ativo corrigido.
*/34
*
*/34
Ao comparar-se custo corrente e 
custo corrente corrigido, verifica-se o 
surgimento de um elemento 
denominado ganho ou perda dos 
itens monetários, que nada mais é do
que o reconhecimento dos efeitos 
inflacionários sobre as dívidas e 
créditos da empresa no período 
considerado.
 
*
*/34
 Cabe, ainda, acrescentar o entendimento de valores de saída justificados como modelos de mensuração de ativos a valores de saída, se referem ao preço de troca do ativo no mercado, ou ainda, o valor que o mercado pagaria pelo ativo, neste caso, chamado de valor de realização.
*
*/34
 Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços
*
*/34
 Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.
*
*/34
 O que é uma Perda, contabilmente?
Todo processo produtivo pode gerar restos decorrentes da atividade desenvolvida (previsionais), estes são considerados normais à atividade, portanto devem englobar o custo do produto fabricado. 
*
*/34
Já as perdas anormais como provenientes
de erros de produção, incêndios, obsolescência, erros humanos e outros fatores, são consideradas perdas do período, sendo contabilizadas como tal, incidindo diretamente no resultado do exercício, não sendo ativadas (não compõem os custos dos produtos, simplesmente reduzem o resultado do período). 
*
*/34
 Formação do Preço de venda
PV = Custo + Despesas + Impostos + Lucro
 ICMS
 CD + CI D A C I P I 
 PIS / IR
(mat + mod) + (ggf + moi)
 
 CF + CV 
*
*/34
 O que são ativos líquidos? 
 
Diante de tantas nomenclaturas contábeis, torna-se fácil se perder na selva de termos financeiros que circulam por aí quando uma pessoa tenta administrar suas finanças. Antigamente, bastava medir receita e despesa, para se ter uma medição do aumento ou diminuição do capital aplicado numa empresa em termos de ganho ou de perda patrimonial. 
*
*/34
Receitas
Ao abordarmos a natureza e definição, 
torna-se difícil uma apreciação deste
assunto, pois as definições de receita têm-se
fixado, via de regra, mais nos aspectos de 
quando reconhecê-la e em que montante do
que na caracterização de sua natureza.
Assim, algumas definições encontradas se
referem ao seu efeito sobre o patrimônio ou
ativo líquido.
*
*/34
 Iudicibus (2004) tem a seguinte acepção:
"Entende-se por receita a entrada de elementos para o ativo,sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, a venda de mercadorias, de produtos ou a prestação de serviços. Pode derivar, ainda, de juros sobre depósitos bancários ou titulos e de outros ganhos eventuais".
*
*/34
 O Comitê de Conceitos Contábeis
e Standards AAA , assim define receita:
“É a expressão monetária do agregado de produtos ou serviços transferidos por uma entidade para seus clientes durante um período de tempo”
Observar, contudo, que a qualidade desta definição reside na sua concisão.
*
*/34
Sprouse e Moonitz descrevem a receita colocando bem o fato de que o mercado deverá validar o esforço desenvolvido pela empresa, atribuindo um valor de troca à produção de bens e serviços. 
*
*/34
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. “ Nelson Mandela
 
*
ATÉ A PROXIMA AULA !
*/34
pe
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais