Buscar

Exercício Aula 1 Gestão Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO SOCIAL
1a aula
	 Diminuir Letra
	Lupa
	 Aumentar Letra
	
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0612_EX_A1_
	
	
	Data: 16/08/2017 
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201002425207)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Que fatores têm contribuído para que as empresas busquem maior transparência na sua atividade empresarial e econômica?
	
	
	 
	a concorrência globalizada e a alta burocracia do governo. 
	 
	investidores mais precavidos e necessidade de maior transparência das informações. 
	 
	consumidores mais conscientes e o aquecimento global. 
	 Certo 
	os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e de comunicação (TICs). 
	 
	a competição das empresas globais e a velocidade das inovações tecnológicas. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201002425208)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Qual o entendimento que você tem a respeito dos stakeholders?
	
	
	 
	é o conjunto de bancos que se reúnem e formam uma associação para emprestar dinheiro as empresas, e elas podem pagar, também, com os lucros auferidos. 
	 
	é o conjunto de trabalhadores que se reúnem nos sindicatos e resolvem pressionar as empresa para que elas aumentem os seus salários via participação nos lucros. 
	 Certo 
	é o conjunto dos atores que agregam valor na produção: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e comunidade. 
	 
	é o conjunto de atores que se juntam no sindicato e nas associações de classe, e pressionam as empresas a aderirem a essas entidades sob pena de serem por elas retaliadas. 
	 
	é o conjunto de parceiros que colocam dinheiro na empresa e, portanto, querem dividir o lucro. 
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201002425216)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Cada vez mais as empresas estão inseridas em um ambiente complexo, onde suas atividades influenciam ou têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade. Que nova concepção está orientando as companhias?
	
	
	 
	a adoção da RSC surgiu pela necessidade das empresas buscarem formas de financiamento mais baratas e as empresas que adotassem a RSC teriam menores custos. 
	 
	a adoção decorre da pressão dos governos, que começaram a ameaçar a fechar as empresas que não adotassem a RSC na condução de seus negócios. 
	 
	a adoção decorreu da pressão insuportável dos sindicatos que querendo o melhor para os seus filiados, adotou todas as formas de pressão para atingir esse objetivo. 
	 Certo 
	a adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que surgiu por conta dos objetivos e valores sociais que vinham da pressão dos stakeholders. 
	 
	a adoção pela empresa da RSC conferiu as empresas um selo que iam nos rótulos de seus produtos e, dessa forma, os consumidores compravam mais produtos dessa empresa do que as que não tinham adotado a RSC. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201002425212)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quais são as razões que tem contribuído para que as empresas passem a adotar, progressivamente, critérios sociais nas suas decisões?
	
	
	 
	a globalização e as inovações tecnológicas levaram as empresas a ficarem preocupadas com o que elas produziam e vendiam, principalmente, nos países que não possuem legislação mais severas. 
	 
	foram a pressão dos bancos que disseram que somente emprestariam recursos para as empresa que adotassem critérios explícitos de RSC em seus negócios. 
	 
	foi a melhoria do caráter dos executivos das empresas, que começaram a brigar com os acionistas que queriam lucro a todo custo, mas os executivos lutavam para fazer de uma forma ética social e ambiental. 
	 Certo 
	com a globalização e a mutação industrial em larga escala, surgem novos comportamentos por parte dos consumidores que recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos. 
	 
	muita pressão dos investidores, que queriam investir nas empresas somente se elas adotassem critérios explícitos boa conduta e respeito ao meio ambiente.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201002425224)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Como Peter Druker, considerado um dos pilares do estudo da administração, vê a empresa na sociedade pós-capitalista?
	
	
	 Certo 
	a de que as empresas devem assumir as responsabilidades vai além da obrigação com os acionistas e passa também incluir outros grupos constituídos na sociedade. 
	 
	a de que as empresas para se manterem competitivas precisam gerar o máximo lucro usando a estratégia que combina maior retorno com menor risco. 
	 
	a de que as empresas adotem as tecnologias com maior nível de automação, de forma a trabalharem com o mínimo de mão de obra, visando elevar ao máximo os indicadores de produtividade. 
	 
	a de que as empresas precisam assumir responsabilidades com os clientes e trabalhadores, sendo que os primeiros são a sua razão de ser e o segundo, melhorar a relação mais máquinas, menos trabalhadores. 
	 
	a de que as empresas para buscar a maximização do retorno para os seus acionistas, precisam estarem focadas nos seus processos organizacionais e modelos de gestão. 
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201002979531)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Sobre responsabilidade social corporativa. Marque a definição correta.
	
	
	 
	O conjunto das partes comuns das diversas estratégias em relação ao assunto de que se trata. 
	 
	A otimização dos recursos disponíveis para obter melhores resultados para a empresa. 
	 
	A razão de ser da empresa.
	 
	A relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.
	 Certo 
	A obrigação que uma organização tem de agir tanto para servir aos interesses próprios como aos interesses da sociedade. 
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201002425229)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Por que a empresa Apple tem pressionado a Foxconn, a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores do mundo, a melhorar as condições de trabalho de seus trabalhadores?
	
	
	 
	os clientes dos produtos da Apple enviou milhões de emails para a caixa postal da empresa, dizendo que iam parar de comprar os seus produtos, se ela não pressionasse a Foxconn para mudar essa relação. 
	 Certo 
	devido as pressões exercidas pelo mercado sobre a Apple, em razão do tipo de relações trabalhistas adotadas pela Foxconn, serem incompatíveis com o padrão exigido de uma empresa americana. 
	 
	por que o mercado norte americano é o maior do mundo e o governo não quer ver uma empresa americana sendo um exemplo ao contrário de ser favorecido pela exploração da mão de obra. 
	 
	por que os investidores sãos os mais éticos do mundo e não admitem que suas empresas vão para outro país e se favoreça da exploração da mão de obra que tem por lá. 
	 
	por que os bancos falaram para a Apple que ela somente terá recursos se a Foxconn melhorar as suas relações de trabalho e o ambiente de trabalho com seus trabalhadores. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201002425594)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A idéia de que as atividades empresariais afetam, com suas práticas de negócios, um número maior de interessados, ficou evidenciada com a repercussão dos efeitos da Grande Depressão Americana dos anos 30, considerada a primeira crise econômica do sistema capitalista. Qual foi o motivo?
Pelo fato da empresa estar focado na maximização do bem estar dos trabalhadores, já nesta época, por isto que as empresas americanas estão entre as maiores e melhores do mundo. 
	 
	Pelo fato da empresa querer ser competitiva e com isto, não perde tempo olhando para as questões sociais, já que é objeto do governo fazer isto. 
	 Certo 
	Pelo fato da empresa ter uma visão microeconômica, baseada na busca do máximo lucro, enquanto a solução da crise exige uma visão macroeconômica, baseada no esforço de todos para superação. 
	 
	Pelo fato da empresa não querer se comprometer com assuntos que não delas, o seu foco dever ser sempre o lucro. 
	 
	Pelo fato da empresa buscar maior eficiência na aplicação de processos que são mais capital intensivo do que trabalho intensivo. 
	
	 Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais