Buscar

AD1 GET 2018 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Gestão de Empresas Turísticas I
Professor: Luciano Santos
Tutora: Rachel Dourado
AD1: AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA.
Nome:
Matricula:
Polo:
Exercício: Realizar análise SWOT - aula 4 
A análise SWOT é uma ferramenta de análise do cenário, que se caracteriza como o ponto inicial do planejamento estratégico de uma organização. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, onde os recursos humanos, financeiros, materiais são escassos, bem como o avanço tecnológico demanda mudanças e adaptações constantes. 
Avaliar o ambiente de mercado é essencial! Atualmente, uma das principais funções do gestor de empresas é coletar, organizar, sintetizar e analisar as informações destinadas à tomada de decisão. 
Com esses dados é possível tomar decisões no sentido de determinar qual ou quais estratégias competitivas serão utilizadas. 
Então, vamos a seguinte explicação: 
O termo SWOT corresponde às palavras Strenghts (força/pontos fortes), Weaknesses (fraqueza/pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Treats (ameaças). 
É importante salientar que os pontos fracos e pontos fortes correspondem às características internas das empresas. Por exemplo, empresas que possuem um bom atendimento ao consumidor, invariavelmente investem em treinamento, qualificação, criação de oportunidades, possuem bom ambiente, clima organizacional, sistema de premiação. Quando, esse caso é inverso, ou seja, os serviços prestados são de má qualidade, invariavelmente há um problema não aparente que necessita ser detectado na empresa. Nesse sentido, se faz necessário uma análise do ambiente interno perquirindo identificar, quais são as causas desse mal funcionamento e promover o investimento necessário no sentido de sanar essa questão, como por exemplo: investimento em treinamento, melhoria do ambiente de trabalho. Em alguns casos, o problema está relacionado a outras causas, como por exemplo: falta de condições de trabalho, baixos salários, trabalho desgastante, falta de clareza em procedimentos etc... No entanto, podemos notar que são causas internas. Todas as questões de origem interna o gestor pode apontar soluções, destinar recursos, manobrar as atividades, negociar. Tudo aquilo que o gestor têm a possibilidade de agir para implementação de melhorias, por exemplo criando condições positivas (pontos fortes) no ambiente interno que o diferencie dos seus competidores ou identificando falhas e condições negativas (pontos fracos) em seus processos internos devem ficar nesses quadrantes. 
Já as oportunidades e ameaças, fazem parte do ambiente externo, são relativas ao meio que as envolvem, ao mercado e a interferência dos atores sociais-políticos-econômicos no ambiente de mercado. Vejamos o seguinte exemplo: Um processo de desregulamentação do mercado de aviação. O mercado de aviação comercial é regulamentado, sendo as empresas que atuam nessa atividade obrigadas a atuar conforme as regras previstas na legislação vigente. No último ano tivemos uma audiência pública sobre a questão. Uma das questões mais polêmicas, foi relativa a taxação de bagagens. Veja o relato: Ricardo Bisinotto, da Anac, defendeu a posição da agência de desregulamentar as franquias de bagagem, cuja proposta final ainda vem sendo discutida, o que possibilitará que o Brasil adote uma prática adotada com êxito em todo o mundo. “Desregulamentar não é acabar com as franquias. Haverá empresas que continuarão praticando franquias, como ocorre em todos os países, e haverá empresas que poderão atender um tipo de consumidor que hoje na prática não é atendido”. Para algumas empresas é uma oportunidade de alcançar novos consumidores, maximizar os processos internos, oportunizar novos consumidores. Uma mudança desse tipo corresponde a uma oportunidade, uma forma de diferenciação, identificar novos nichos de mercado, atender a novos grupos de consumidores e etc. 
Sobre o exercício: 
O aluno deverá selecionar duas empresas na área de fast-food e realizar uma análise SWOT de ambas. A escolha de empresas de fast-food é justificada à medida que essa é a principal modalidade de alimentação escolhida pelos viajantes em férias, seja pela velocidade, praticidade, seja pela utilização de critérios elevados de controle sanitário que reduzem os riscos com a alimentação. Após a realização do SWOT faça uma análise pessoal e observe as vantagens de cada uma delas.
INTERNO
	
Pontos fortes
	
Pontos fracos
	
Oportunidades
	
Ameaças 
EXTERNO
BOM TRABALHO.

Outros materiais