Buscar

Exercícios Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 3
	 1a Questão
	
	
	
	Assinale a afirmativa correta. Em determinado período, a economia europeia vive um momento de expansão que logo irá superar as antigas estruturas feudais. Seria exagero falar em industrialização, mas podemos nos referir a um aumento dos produtos manufaturados, que convivem com os artesanais. A agricultura também ganha impulso e os gêneros agrícolas adquirem status de mercadoria. O texto acima se refere a qual período?
		
	  Século XV ao início do século XVII
	.
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A partir das transformações nas práticas econômicas observadas nos primeiros contornos da Idade Moderna, podemos definir o mercantilismo como:
		
	 
	Um conjunto de práticas econômicas que marca a transição do sistema feudal para o sistema capitalista.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os séculos XIV e XV oferecem uma série de novas propostas em um mundo em que as instituições, sem dúvida estão sendo repensadas, Humanistas, universidades, o comércio, os novos monarcas, convivem com fomes e guerras, e uma peste que parecia ter mais apetite do que qualquer outra, até então. Estas transformações vão gerir conflitos dentro da instituição eclesiástica, gerando formas de pensamento divergentes e conflitantes. Sobre a organização econômica dos Estados Modernos frente as transformações políticas e culturais dos séculos XIV e XV:
		
	 
	O Mercantilismo começa a ser teorizado e levado como prática.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O mercantilismo pode ser definido a partir de diferentes características. Marque aquela que define esse sistema:
	 
	Conjunto de práticas econômicas que marca a transição do sistema feudal para o sistema capitalista.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Durante a Baixa Idade Média, o sistema feudal, também conhecido como feudalismo, entrou em crise e terminou por se desagregar. Sobre a crise do sistema feudal, é correto afirmar:
	
	 
	A forte instabilidade social desencadeada por diversos fatores, entre eles, o clima, as oscilações demográficas, a falta de alimentos e a peste, constituiu um elemento de peso na crise feudal.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um conjunto de práticas econômicas caracterizaram o modelo mercantil na Idade Moderna, sobre essas práticas é correto afirmar:
I - Necessidade de acumular ouro e prata oriundos das colônias da América;
II - Adoção de uma prática liberal. Os reis isentavam os impostos de produtos estrangeiros, para incentivar a compra desses produtos.
III- Formam-se os pactos coloniais assegurando que as colônias pudessem produzir os recursos que as metrópoles necessitavam
IV- Balança comercial favorável que consistia em importar mais do que exportar. Esse recurso permitiria uma reserva financeira aos Estados Nacionais.
		
	 
	Apenas I e III estão corretas
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Mudança de paradigma durante as transformações modernas I - Enquanto na Idade Média a terra era o símbolo de poder e riqueza, neste novo contexto a posse da terra é substituída pelo poder monetário. II - O comércio e o lucro gerado por ele se tornam, então, as maiores fontes de riqueza do período permitindo que o chamemos de acumulação de capital.
		
	 
	A frase dois completa a frase um
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para a economia europeia, no século XVI, caracterizada pelo grande aumento das transações mercantis, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços..." O efeito a que o texto se refere foi provocado:
		
	 
	Pelo grande afluxo de metais preciosos.
	
	 9a Questão
	
	
	
	
	São aspectos que caracterizam o mercantilismo, desenvolvido durante o advento da Era Moderna, exceto :
	
	 
	Acúmulo de propriedades
	
	 10a Questão
	
	
	
	O crescimento dos burgos, uma espécie de local de comércio que se desenvolvia fora das muralhas dos feudos e que surgiram para facilitar o processo de trocas e de aquisição de produtos, ocorreu principalmente devido ao:
		
	 
	Desenvolvimento das cidades
	 11a Questão
	
	
	
	As grandes transformações econômicas sempre foram um modelo explicativo ao longo da História. Na Idade Moderna podemos identificar uma mudança econômica também. Considerando o enfraquecimento do sistema feudal, qual a prática econômica que podemos localizar no periodo:
	
	 Mercantilismo
	
	
	 12a Questão
	
	
	
	
	Diferentemente da Idade média em que a terra era o símbolo de riqueza, na Idade Moderna, sobretudo a partir das primeiras monarquias nacionais, há mudança desse paradigma. A definição de riqueza passa a ser:
		
	 
	O Acúmulo de metais preciosos para retomada do sistema monetário.

Outros materiais