Buscar

Importância da Pesquisa Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdades Drummond
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Campus: Ponte Raza
Nome: Filipe Araújo Lima 
Matrícula: 000000000013907
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
 “ PARA QUE SERVE A PESQUISA CIENTÍFICA ? ”
	Uma pesquisa científica é uma maneira a qual busca-se construir um conhecimento científico, com a finalidade de compreender, encontrar, selecionar, estruturar e resolver problemas que interessam ao ser humano, ou seja, é uma realização de uma investigação planejada, desenvolvida e regida de acordo com as normas de metodologia. 
	Para que se faça uma pesquisa com qualidade é necessário estar bem capacitados de referências teóricas para que possa dar um embasamento, e tendo embasamento pode ter uma resposta mais segura e concreta para um determinado problema abordado.
	As etapas da pesquisa dividem-se em: escolha do tema, coletas de informações, formulação de problema, escolha do método científico, fichamento/ resumo, elaboração (projeto de pesquisa) e execução da investigação.
	Para que uma pesquisa seja bem-sucedida deve seguir os seguintes requisitos: formulação “precisa” do tema da pesquisa, escolha adequada do material bibliográfico, seleção direcionada do problema da pesquisa, seleção do método de pesquisa, leitura e interpretação correta das informações recolhidas na bibliografia, realização de anotações claras e objetivas, formulação de hipóteses a respeito do problema, leitura e análise da documentação obtida, apresentação clara e ordenada dos resultados e conclusões obtidos.
	A pesquisa científica pode ser elaborada de quatro maneiras, as quais são: pesquisa exploratória, descritiva, experimental e explicativa. Deve-se escolher a maneira mais adequada com o tema abordado.

Outros materiais