Buscar

O Surgimento da Sociedade da Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdades Drummond – Campus Ponte Rasa 
Curso Superior Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Matérias: Filosofia e Ética Profissional
Nome: Filipe Araújo Lima – 1º módulo
O Surgimento da Sociedade da Informação
Atualmente o papel que a tecnologia representa na sociedade da informação é algo que vem surpreendendo a humanidade com um todo. Isso devido à velocidade que a informação chega à sociedade, o comportamento da sociedade e fazer as pessoas que estão no meio desta transição, por exemplo, nossos avós e muito de nossos pais.
	Os pontos positivos que a tecnologia representa da sociedade da informação que abrange o campo social, cultural e profissional que são: as informações digitais que compõem a base para a captura, armazenamento, transporte e reprodução de textos, sons, vídeos, músicas, gráficos e imagens. Tudo isso de uma maneira ilustre, diferente e impulsiva no mundo virtual, onde os produtos são ilimitados e podem estar presentes em vários lugares ao mesmo tempo. Hoje não se comprar mais um CD por causa de uma música e sim em site especializados se adquirem somente aquela música produzindo você seu próprio repertório musical.
	Os pontos negativos são que com o avanço tecnológico o homem esta se tornando cada vez mais dependente das máquinas, o ser humano esta mais distante da sociedade “física” e com mais contato com a sociedade virtual, o homem esta sendo substituído pelas máquinas principalmente nos setores industriais, a crianças hoje não se divertem mais com as brincadeiras em grupos como pega-pega, amarelinha, soltar peão, entre outras e sim agora são os vídeos games, computadores, MP4, televisão, DVD, entre outros brinquedos eletrônicos com isso nossas crianças estão cada vez mais sedentárias e vivendo no mundo virtual, onde os jogos de estratégia que os jogadores se “transportam” para os corpos dos personagens virtuais vivendo aquele cenário, aquelas emoções. Também os conceitos de sentimentos e relações amorosas estão gerando dúvidas em relação a amor e traição. Pois o fato de conversar, se relacionar, se envolver emocionalmente é possível se relacionar com uma máquina ou acreditar em frases sem um rosto? Até que ponto um homem ou uma mulher casado esta traindo seu companheiro ao se sentir envolvido por uma pessoa no mundo virtual? São perguntas que não acabam, opiniões diferentes, mas tudo se entende que esse acesso à informação, esse acesso ao mundo virtual esta mexendo e muito com o comportamento do ser humano.
	Conclui-se que a tecnologia na sociedade da informação é muito importante sim, como tudo nesta vida tem-se os benefícios e malefícios ligados a ela. A tecnologia é bem-vinda desde que com ela os especialistas estudem até onde a mente do ser humano suporta toda essa velocidade e acessibilidade das informações. Que preparem as pessoas para acompanhar essa tecnologia, para que tenham acesso, não se sintam substituídas por maquinas, para que se sintam prontas psicologicamente e socialmente, para que tenha ética e educação neste mundo virtual. Que venha a tecnologia, mas também que prevaleça os valores do homem tais como a ética, educação, a cidadania e a privacidade.

Outros materiais