Buscar

Gestão Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância 
Período - 2018/1º
Disciplina: Gestão Financeira 
Coordenadora: Fabrícia F. S. Constantino
ALUNO: 
Resumo do artigo 
DOCUMENTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE CONTAS A RECEBER DA EMPRESA EC ELETRÔNICA LTDA. de Raphaela Souza Gouveia Ferreira, 2016.
O artigo propões documentar e padronizar os processos de contas a receber da empresa EC Eletrônica LTDA. Identifica que a padronização resolveria incoerências no fluxo de caixa dessa empresa.
Em um primeiro momento, introduz o problema de administração da conta a receber explicando os benefícios e riscos inerentes das políticas de crédito e cobrança utilizadas. Em seguida, descreve brevemente o ramo em que a empresa atua e expõe a crença que a competitividade desse segmento força políticas mais frouxas de crédito e isso dificulta o controle dos recebimentos.
Nesse primeiro momento, ela indica o que é o principal problema da empresa: A falta de métodos padronizados no processo de crédito e cobrança, a ponto de empresas devedoras receberem atrasados ou até mesmo não receberem boletos de cobrança, impedindo a empresa de cobrar juros ou multas por atrasos.
Propõem, por último, padronizar os processos desde “o cadastro, faturamento, envio dos boletos emitidos para os clientes, contas a receber e cobrança, para evitar atrasos e possíveis retrabalhos.”.	
Na segunda parte a autora traz explicações científicas sobre os cinco grandes temas principais do artigo: 
A importância atual e histórica da administração financeira para a sustentabilidade das empresas; 
Os processos, do conceito as suas vantagens e desvantagens enquanto estrutura de trabalho. Ao fim dessa seção, a autora foca em mapeamento de processos para melhoria da eficiência das atividades da empresa;
A administração das contas a receber desde o conceito por diversos autores, as consequências de manter investimentos altos ou baixos nessa conta, e sua importância. Em certo momento, também justifica a sua importância contextualizando os efeitos da gestão dessa conta em outras áreas da empresa.
Os últimos dois tópicos são pormenorizando as atividades específicas da administração das contas a receber que são o Crédito e a Cobrança.
Podemos, então, entender a relevância da padronização das contas a receber e de manter atualizadas informações para que se possa fazer análise adequada dos pedidos de crédito. O que são os “6 C’s do crédito” que são os requisitos mínimos para concessão e que depois nos é informados que serão utilizado como política para concessão de crédito na empresa. 
Após contextualização do que seria a política de cobrança, explica que essas políticas devem ser determinadas e implantadas juntas com a política de crédito. Então, apresenta rapidamente alguns métodos de cobrança, como relatórios para acompanhamento de contas a receber ou concessão de descontos.
Na terceira parte do artigo, a autora apresenta os procedimentos metodológicos que utilizou para a pesquisa. Explica ser uma pesquisa exploratória, qualitativa, onde é utilizada a observação participante, pesquisa documental e entrevista estruturada para coleta dos dados no intuito de mapear os processos e propor soluções para padronização dos procedimentos. 
Na quarta parte, há uma introdução com a descrição da estrutura da empresa e sua evolução histórica e os produtos vendidos durante essa história. Segue-se com a análise dos dados encontrados e culmina com o fluxograma dos processos de contas a receber.
Alguns problemas foram identificados e propostas oferecidas. Alguns exemplos são:
Padronização nos envios dos relatórios de atendimento por períodos de tempo, no caso, semana. 
Para melhorar eficiência no controle dos boletos pagos propôs redução de burocracia dentro da empresa.
Diferença de tempos de início de cobrança entre filiais e matriz poderia ser resolvida com a adoção de uma política única de cobrança.
Melhoria nos cadastros e informações registradas dos clientes para reduzir devedores incobráveis.
Apontado como maior dificuldade na maioria das entrevistas, não ter uma documentação completa com dados de todo o processo, das saídas de material a padronização de preços, prazos e política de cobrança.
Para o último, propõe-se descrever “a emissão de relatórios diários acompanhando todas as entradas do dia, resgates, impostos, baixas, valores recebidos através de cobrança, cancelamentos, estornos de pagamento, relatórios de clientes inadimplentes, posteriormente iniciar as cobranças realizadas por telefones e e-mails.” 
Conclui, enfim, que após mapeamento dos processos e identificação das principais falhas no processo através de entrevistas que se pode, através de um novo processo padronizado, a fim de evitar falhas na emissão e envio de Notas Fiscais aos clientes, principal causa de atrasos e ineficácia no processo de cobranças da empresa pesquisada. 
Orientações:
Faça um resumo de um dos textos disponíveis em “Material Complementar”;
Transcreva no presente modelo (salve em seu computador modificando o nome para o seu nome e seu Polo);
Após concluir a tarefa, poste a Atividade na plataforma Moodle/CEDERJ.

Outros materiais