Buscar

Desafio Nota Máxima 1

Prévia do material em texto

Desafio Nota Máxima
No mapa, registra-se uma prática exemplar para que as cidades se tornem sustentáveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territórios entre si, evitando desperdícios no uso de energia.
R: Letra D - Estratégia em rede
Na tabela abaixo, é apresentada a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, considerando as variáveis setores de atividade e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 
Com base nas informações da tabela apresentada, avalie as afirmações a seguir: 
I. O setor com melhor desempenho em termos percentuais foi o da Administração Pública, com a geração de 7490 postos de trabalho entre 2010 e 2011.
II. De uma forma geral, comparando-se os dados de gênero, as mulheres vêm ocupando mais postos de trabalho na Administração Pública e perdendo postos na Construção Civil.
III. Entre 2010 e 2011, o aumento na distribuição dos postos de trabalho entre homens e mulheres foi mais equilibrado que o ocorrido entre 2009 e 2010.
IV. O setor com o pior desempenho total entre 2010 e 2011 foi o da agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, que apresentou aumento de somente 7 postos de trabalho.
É correto apenas o que se afirma em:
R: Letra A – I, II e III
Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista. No período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema, no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R: Letra C - As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
"Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. 
Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio."
Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir do texto apresentado, conclui-se que, no Brasil do século XX,:
R: Letra A - tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias nas atividades industriais e agrícolas.
A sociodiversidade é inseparável da biodiversidade. Para falar de Sociodiversidade e Biodiversidade no Brasil é necessário falar de Modos de Vida, Territorialidade e Meio Ambiente.
Pergunta:
É relevante atentar para a imensa sociodiversidade existente no interior do Brasil, quais sejam: grupos indígenas, pequenos produtores rurais; assentados da reforma agrária, pequenos posseiros tradicionais; comunidades extrativistas, grupos de “alternativos” migrantes da classe média urbana em direção ao campo.
Por que
Aqui se faz uma reflexão conjunta a despeito das questões da terra, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade ambiental, mediante análise da variedade dos modos de vida contemporâneos historicamente constituídos (populações indígenas, quilombolas, afro-descendentes, ribeirinhos, seringueiros, caboclos e outros), das formas de territorialidade e dos correlatos padrões de ocupação do espaço e do uso dos recursos naturais.
Alternativas:
R: Letra B – As duas afirmativas são verdadeiras
O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km² no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1.534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%). 
Disponível em: . Acesso em: <http://imazon.org.br/imprensa/desmatamento-na-ama zonia-tem-queda-de-42-em-junho-diz-imazon/>. Acesso em: 20 ago. 2011 (com adaptações).
De acordo com as informações do mapa e do texto: 
R: Letra E - Três estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amazônia
Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011.
Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional. Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve consequências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do sexo feminino. 
Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.
Examinando os registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em prática, seria esperado que:
R: Letra E – Aproximadamente 25% das famílias não tivessem filhos do sexo masculino.
É preciso que um maior número possível de pessoas tenham as mesmas possibilidades e condições de acesso às TIC, algumas medidas e iniciativas já foram postas em prática, mas muitas ainda não passaram do papel (Adaptado de MORAES, 2004). 
Infelizmente, por diversas razões nem todos têm as mesmas possibilidades de usufruir das vantagens das TIC. Como são consideradas essas pessoas?
R: Letra B – Excluídos do mundo digital
“Cansados do domínio americano do sistema financeiro global, cinco potências emergentes vão lançar esta semana sua própria versão do Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — o chamado grupo do Brics — estão buscando 'alternativas à ordem mundial existente', segundo as palavras de Harold Trinkunas,diretor da Iniciativa Latino-Americana do Brookings Institute […]”.
(O Globo, 14/07/2014. Banco de fomento do Brics é alternativa à ordem mundial existente, dizem líderes e analistas. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia (http://oglobo.globo.com/economia)>. Acesso em: 19/09/2014).
A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre:
R: Letra C – O norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido
No trabalho em equipe, a prática da organização em considerar seus colaboradores como clientes internos, partindo- se do princípio de que a empresa é capaz de atuar com excelência junto aos seus clientes se estiver bem posicionada diante de seu público interno, denomina-se:
R: Letra E – Endomarketing
As atividades de endomarketing são diversas. Estabelecer uma lista que esgote suas possibilidades é praticamente impossível. As opções abaixo se referem a algumas das atividades típicas de endomarketing. Todavia, uma delas não apresenta o objetivo compatível com a visão de endomarketing. Identique-a: 
R: Letra C - Treinamentos de habilidades de comunicação com o objetivo de aumentar o volume de vendas.
Gerenciar o relacionamento com os clientes para que este seja duradouro é uma das tarefas do marketing de relacionamento. Sobre esse processo, considere as armações abaixo.
(   ) Assim como a escassez de contatos é prejudicial, um número excessivo de contatos, ou uma intimidade exagerada pode causar insatisfação no cliente. 
(   ) A fidelização de clientes é um processo complexo, todavia, é mais caro atrair novos clientes que manter os já existentes.
(   ) O contato por e-mail é o mais adequado em todos os casos e devem ser enviadas mensagens diariamente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA (V = verdadeiro e F = Falso)
R: Letra E – V, V, F
Leia a seguinte descrição: 'Caracteriza-se pela capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. É importante que se verifique essa característica em um processo de contratação de vendedores. Se um vendedor possui essa característica, ele consegue se colocar no lugar do cliente e, assim, pode conseguir identificar quais seriam suas necessidades e seus desejos.' Essa descrição representa qual característica que devemos observar em candidatos que estejam participando de um processo de recrutamento de vendedores?
R: Letra E – Empatia
A principal estratégia utilizada no pós-venda deve ser baseada em:
R: Letra B - Conexão emocional e gestão da experiência. 
A que se refere a descrição a seguir com relação à Pesquisa?
'É um subconjunto finito da população, que se estuda, para adquirir informações sobre o todo populacional'.
R: Letra C - Amostra
Quando um pesquisador deseja elaborar um projeto de pesquisa na área de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, é possível utilizar ambas técnicas de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Diante disso, pode-se armar que:
R: Letra B - A afirmação está correta, pois o pesquisador pode escolher apenas uma técnica de pesquisa
ou ambas as técnicas (quantitativa e qualitativa).
O Conar suspendeu a veiculação e solicitou a revisão em uma propaganda da Petrobrás, com base no artigo 23  do  Código Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária, que ressalta a importância de um anúncio “não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade". A denúncia foi feita por um deputado federal que acredita que o conteúdo da propaganda pode confundir o consumidor, pois caso de corrupção não deve ser encarado como desafio, mas como uma ação ilícita. A Petrobrás passa por uma investigação que se caracteriza como o maior caso de corrupção da história de uma estatal. Dessa forma, qual das frases extraídas do texto da propaganda, causaria essa interpretação equivocada pelo consumidor.
R: Letra B - Hoje os desafios são outros. Por isso, estamos aprimorando a governança e a conformidade
na gestão.
Em uma economia de abundância, o marketing é mais do que uma mera tecnologia da empresa, e suas responsabilidades ultrapassam o campo do lucro, pois ele não é um fim em si mesmo, mas sim um servo também dos interesses da sociedade. Sendo assim, marketing social é o processo de criação, implementação e controle de programas com o objetivo de influenciar a aceitabilidade de idéias sociais. Ou seja, o marketing social utiliza as habilidades de marketing para desenvolver atividades sociais efetivas através da resposta da sociedade sobre as mesmas.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- O marketing social não deve ser reduzido à mera divulgação das ações sociais, visando agregar valor à marca e à imagem da empresa.
PORQUE
II- Sua prática consiste numa ferramenta estratégica cujo foco é a transformação social, através da realização responsável de ações sociais pelas empresas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
R: Letra C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justicativa
da I. 
Muitos são os pontos a serem estudados quando se pensa em formar um preço de venda. Sabemos que a formação do preço pode se dar com base no mercado e com base nos custos. Numa formação de preços com base no mercado, em se tratando de mercado competitivo, os preços são formados:
R: Letra A - Pela Lei da Oferta e da Procura.
“Consiste em um franqueador original de produto/serviço, por necessidade de expansão internacional da sua marca, delegar a uma empresa local o direito de subfranquear a sua marca no país hospedeiro”.
O trecho acima faz referência a um modelo de franquia. Assinale a alternativa que corresponde a este modelo:
Letra C – Master Franchise 
Os objetivos do distribuidor na ação de Merchandising são vastos. Quais são?
R: Letra C - Venda do conjunto de produtos do local de venda. Maximizar a rentabilidade dos seus investimentos (assegurar através do merchandising a venda de produtos com uma forte margem bruta ou produtos que tenham uma rotação rápida de estoques, de forma a reduzir custos financeiros). Oferecer o máximo de satisfação aos clientes (vê o merchandising como meio de facilitar a escolha).
Os profissionais de marketing desejam que os receptores de mensagens respondam comprando os produtos ou marcas oferecidos. No entanto, para obter esse resultado, a comunicação precisa influenciar os clientes. Uma alternativa para viabilizar esse processo é o modelo AIDA que compreende as seguintes fases:
R: Letra B - Atenção, Interesse, Desejo e Ação
Sobre as estratégias de marketing relacionadas à comunicação (composto de marketing), assinale a alternativa correta.
A Buscar conhecer individualmente o cliente é um dos benefícios gerados com a utilização de estratégias de marketing direto. 
B A promoção personalizada do produto, a cada cliente, deve ser feita com a utilização de ferramentas de relações públicas. 
C A melhoria da imagem organizacional é o principal objetivo da propaganda. 
D A utilização de mecanismos eficientes de propaganda resulta na elevação de vendas a curto prazo. 
E A venda pessoal, momento de obtenção de respostas individuais, busca respostas quantificáveis acerca da eficiência da comunicação de marketing
R: Letra C - O design, a embalagem e a rotulagem de um produto são tão importantes quanto à marca.
O site Submarino.com é classificado como um comerciante ou intermediário de negócios, com um loja puramente virtual e não atua com marketing de serviços justamente 
PORQUE
seu modelo de negócio envolve o uso da internet como canal exclusivo de comercialização;
Assinale a alternativa correta acerca das afirmativas acima:
R: Letra E - A afirmativa I é verdadeira e é justiçada pela afirmativa II
Quais os fatores controláveis e incontroláveis, mediante a análise SWOT?
R: LetraE - Forças e fraquezas são controláveis, pois são de total campo de atuação da organização, alinhar todos os pontos e direcionar seu andamento. Já as oportunidades e ameaças estão presentes no cenário incontroláveis, pois a companha a variação de mercado. 
Oportunidades- No ambiente externo, exemplos de oportunidades são:
R: Letra E - Mercado em expansão, alianças estratégicas, novo segmento no mercado, demanda de
novos produtos e/ou serviços, saída de um concorrente.
Em relação aos fatores situacionais que interferem na tomada de decisão da compra, quais são destacados:
R: Letra D - As classes sociais, estímulo da comunicação, personalidade e variáveis culturais.
Segundo Kotler, o comportamento do consumidor é “o estudo de como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas...
R: Letra E – Necessidades e desejos
Uma edição recente da revista Exame versou sobre o avanço, no mercado brasileiro, de marcas de produtos baratos, que conquistaram os consumidores de baixa renda e causaram sensíveis perdas de mercado das marcas líderes. São situações que propiciam o surgimento de novas marcas de produtos baratos
R: Letra D - Crescimento de mercado, marcas tradicionais vulneráveis e necessidades não satisfeitas.
Estender uma marca tende a capturar mais fatia de mercado a um(a) _______ do que criar uma nova marca.
R: Letra A - margem maior de lucro

Continue navegando