Buscar

Avaliando Gastronomia parte 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201510143634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as assertivas a seguir:
I. Pelo sistema "cookchill" de produção de refeições é possível manter as características sensoriais dos alimentos mesmo após o processo de cocção. 
II. O produto pelo sistema "cookchill" é submetido a uma temperatura aproximada de 74ºC, sendo rapidamente resfriado a 3ºC.
		
	
	A assertiva
	 
	As assertivas I e II estão corretas, sendo a II uma justificativa da I.
	
	A assertiva II é incorreta.
	
	A assertiva I é incorreta e a II está correta.
	
	As assertivas I e II estão corretas, sendo a I uma justificativa da II.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509191978)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tradicionalmente a gastronomia se traduz pelas "leis do estômago", contudo, quando associada às necessidades do indivíduo ganha uma nova abordagem. Diante do exposto, leia as frases abaixo e marque a alternativa correta de acordo com o código:
I - A gastronomia hospitalar busca associar as restrições alimentares do cliente/paciente e sua prescrição dietética com preparações atraentes e saborosas.
II - A gastronomia enquanto arte preocupa-se com a estética, com a harmonização de sabores e também com o resgate histórico e cultural.
III - A hotelaria hospitalar preocupa-se apenas com a gastronomia hospitalar.
		
	
	Se I, II e III forem verdadeiras
	
	Se I e III forem verdadeiras
	 
	Se I e II forem verdadeiras
	
	Se apenas I for verdadeira
	
	Se apenas II for verdadeira
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510081472)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para implantar um serviço de Gastronomia Hospitalar em um hospital, é de fundamental importância a contratação de um nutricionista. Qual alternativa abaixo corresponde verdadeiramente a função deste profissional?
		
	
	Nenhuma das afirmativas anteriores.
	
	O nutricionista não precisa aplicar métodos de avaliação de aceitação das preparações.
	
	Não compete ao nutricionista conhecer e visitar os fornecedores de gêneros alimentícios.
	
	A confecção de atividades educativas com a equipe de colaboradores só pode ser organizada pelo setor de RH do hospital.
	 
	Compete ao nutricionista, o desenvolvimento de preparações dietéticas e novos produtos, principalmente para as dietas restritivas, em conjunto com o chef de cozinha.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510059635)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma unidade de nutrição hospitalar, a padronização das preparações culinárias é de suma importância para a gastronomia hospitalar. Para que os cardápios sejam adequadamente executados, constitui uma ferramenta primordial na elaboração das receitas:
		
	
	A mão de obra especializada.
	 
	A ficha técnica.
	
	O cálculo nutricional.
	
	O cardápio rotativo.
	
	O manual de boas práticas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510081462)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os objetivos da gastronomia hospitalar, é correto afirmar que:
		
	
	Nenhuma das afirmativas anteriores
	 
	A implantação do serviço de gastronomia hospitalar visa melhorar a aceitação dos diversos tipos de dieta pelos pacientes/clientes, apresentando impacto positivo no desfecho do tratamento
	
	A gastronomia hospitalar considera apenas as dietas sem restrição de nutrientes. Dessa forma, pacientes com dietas especiais não podem usufruir dos benefícios do serviço
	
	O uso da ficha técnica de preparo, que permite calcular o rendimento, valor nutritivo e custo da preparação, é pouco eficiente em um serviço de gastronomia hospitalar
	
	Dentre os indicadores de qualidade que servem para avaliar o serviço, a aceitação do paciente é irrelevante
	
	
		
	
	1a Questão (Ref.:201509197556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pacientes celíacas podem usufruir da inclusão de cereais "novos" no mercado brasileiro, considerados exóticos e menos utilizados no dia a dia. Dentre estes cereais, aqueles possíveis de ser incluidos numa dieta para celíaco são:
I - centeio
II - quinoa
III - amaranto
IV - cevadinha
		
	
	I, II e IV
	 
	II e III
	
	I, II e III
	
	II e IV
	
	Todos podem ser utilizados
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509196574)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ervas aromáticas e especiarias são ingredientes utilizados pela humanidade para agregar sabor e conservar alimentos desde a Idade Antiga. Sobre a origem, variedade e utilização destes ingredientes considere as afirmativas abaixo:
I) Alfavaca é a mesma erva que o manjericão, a diferença de nomenclatura se dá por causa de regionalismos.
II) Cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma raiz de origem asiática que além do sabor característico agrega a cor amarelo-alaranjada quando adicionada às preparações.
III) Cravo-da-índia, Canela e pimenta malagueta são exemplos de especiarias de origem indiana mundialmente conhecidas e utilizadas.
IV) A mistura de ervas secas conhecida como "herbes de provence" possui entre outras ervas tomilho, manjericão e sálvia, pois estas ervas crescem na região mediterrânea onde se origina a referida mistura.
V) O gênero capsicum compreende inúmeras variedades de especiarias, entre elas a pimenta-do-reino e o zimbro.
VI) A pimenta-do-reino possui três estágios de maturação comercializados, são eles a preta - madura e seca, a branca - madura sem casca e a verde.
	
	
		
	 
	II, IV e VI estão corretas.
	
	I, II, V e VI estão corretas.
	
	I, III, IV e V estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	III, V e VI estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509192171)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as frases abaixo, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e escolha a alternativa correta:
(  ) Massas folhadas caracterizam-se por utiliza um tipo de margarina especial que passada por varias vezes sobre as massas, apesar de ser uma preparação boa para diversificação da gastronomia hospitalar deve ser observada o seu uso com relação a dietas restritivas em vitaminas e minerais.
(  ) Fundos são caldos resultantes da cocção de partes de aves, pescados, carnes vermelhas ou de caças e de hortaliças.
(  ) Massas fermentadas ou levedadas como pães, bolos e pizza, não podem ser utilizadas na gastronomia hospitalar por não conseguirem se adequar ao uso de outros tipos de farinha a não a ser a de trigo.
(  ) Molhos são produções culinárias quentes ou frias que servem para acompanhar, realçar, disfarçar ou identificar um alimento.
(  ) São molhos emulsionados: maionese, holandês, vinagrete e beurre blanc. Os de base clara velouté, bechamel e os de base escura, espanhol e demi-glacê.
		
	
	F, F, F, V, V
	
	F, V, V, V, V
	 
	F, V, F, V, V
	
	V, V, F, V, V
	
	F, V, F, V, F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510150607)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A humanização em hospitais e, consequentemente nos serviços de alimentação, é um fator que está associado a satisfação do cliente e a procura posterior por novos serviços. Diante do exposto, marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	
	Execução de serviços com precisão e segurança são esperados pelo cliente, contudo o cuidado e atenção individuais não.
	
	Desequilíbrios psicológicos e abandono as atividades da vida cotidiana são aspectos que não exercem influência na satisfação do cliente.
	 
	A aparência do pessoal, das instalações físicas e dos equipamentos são aspectos que devem ser levados em consideração para garantir a satisfação do cliente.
	
	A satisfação do cliente refere-se ao atendimento as suas necessidade e expectativas, desconsiderando a percepção que o cliente tem sobre a qualidade do serviço prestado.
	
	O gestor é o único responsável pela satisfação do cliente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510081476)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O treinamento de funcionários faz parte do processo de educação continuada e deve enfatizar a recuperaçãodo paciente/cliente a partir de uma alimentação adequada. Dessa forma, podemos afirmar que:
		
	
	Nenhuma das afirmativas anteriores
	
	Experiência no trabalho a desempenhar, treinamento contínuo e avaliação periódica, não são importantes para o colaborador desempenhar suas funções
	
	O colaborador não precisa ser treinado para atender de maneira adequada as necessidades do paciente/cliente
	
	O colaborador não precisa ter contato com o paciente/cliente
	 
	Atividades de promoção e valorização ao trabalho do colaborador são importantes para humanizar a equipe do Serviço de Nutrição e melhorar o atendimento ao paciente/cliente

Outros materiais