Buscar

Abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tarefa: PORTFÓLIO 1
	Nome: Michelle Brüske Da Silva
	RA: 8009645
	Turma:DGEFL1801CRTA4O
	Parecer do Tutor: 
3
	
	POSSIBILIDADES
	LIMITAÇÕES
	BEHVIORISMO/
NEOBEHAVIORISMO
	Esta teoria tem como objeto de estudo o comportamento. O behaviorismo nega qualquer evento mental, pois só pode ser estudado aquilo que pode ser observável, mensurável e possível de ser controlado.
A possibilidade desta teoria no ambiente escolar seria de compreender o comportamento aluno através de suas reações. O professor poderia então afeiçoar o aluno estimulando os seus comportamentos considerados desejáveis e também deixando claro quais seriam comportamentos indesejáveis. Portanto o professor deveria atentar-se as consequências que provocam cada tipo de comportamento.
	Nesta percepção ficam esquecidas as individualidades de cada aluno. Limitando-se apenas a observação do comportamento dos alunos.
	PSICANÁLISE
	Para a psicanalise o sistema educacional deixa de ser uma forma mais técnica e passa a ser mais humana, transmitindo sentimentos entre professor-aluno/aluno-professor. Neste contexto, o que facilitará a aprendizagem do aluno será acordo com a ligação afetiva que o mesmo tem o professor e assim vice-versa.
	Nesta teoria professor-aluno possuem laços de afetividade em seu inconsciente. No caso, se este laço não for de maneira positiva, consequentemente não haverá boa relação entre ambos, dificultando o processo de ensino aprendizagem.
	HUMANISMO
	Rogers se preocupa em humanizar o ambiente escolar, isto é, a aprendizagem deve estar centralizada no aluno, pois o mesmo tem aspectos afetivos que deve sentir-se livre para manifestar, fazendo que a aprendizagem seja voltada a autonomia do aluno. 
	Neste contexto o aluno seria capaz de juntamente ao professor desenvolver estratégias de ensino.
	GESTALT
	Estuda a percepção, ou seja, a maneira que o homem percebe é importante para o seu comportamento. A teoria destaca que o cérebro trabalha dinamicamente e usa todas as suas funções no mesmo tempo, consequentemente o aluno teria melhor compreensão usando sua percepção visual ou espacial.
	A Gestalt acaba limitando a percepção visual e espacial, podendo assim deixar de apender por outros meios, restringindo a criatividade da compreensão mais ampla do estudo.
Referências: 
(CAMPOS, J.A.P.P. et al. Psicologia da educação. Batatais: Claretiano, 2016. 
Unidade 2)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais